Sistema de deteção e diagnóstico de avarias em tempo real para motores de indução, baseado num referencial de correntes 3D

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dionisio, Filipe Miguel dos Santos Lavareda
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/24813
Resumo: Na industria moderna onde as máquinas elétricas assumem um papel cada vez mais importante, é o motor de indução aquele que desempenha as mais diversas funções sendo na maioria das vezes preferido em detrimento da máquina síncrona e de corrente contínua. Por ser tão importante, é necessário garantir a continuidade e a segurança dos seus processos, nesse contexto a manutenção preventiva desempenha um papel importantíssimo no meio industrial. A manutenção preventiva tem como objetivo principal a deteção precoce de avarias de forma a prevenir a rutura total da instalação. Nos últimos anos muitos sistemas têm vindo a ser desenvolvidos e embora baseados nos mais diversos métodos, os resultados obtidos têm sido bastante interessantes. Nesta dissertação é apresentado um sistema de deteção de avarias em tempo real baseado num referencial tridimensional de correntes. O modelo apresentado é composto essencialmente por três fases: numa primeira fase é feita a aquisição das correntes de linha do motor, em segundo lugar os dados recolhidos são computados através de um método estatístico designado por PCA, a partir do qual se obtêm os vetores e os valores próprios. Numa fase final é feito o diagnóstico da condição do motor e é reportada a gravidade da avaria. Uma vez que as avarias elétricas representam cerca de 30% das avarias identificadas em motores de indução, este sistema foca-se essencialmente na deteção de avarias nos enrolamentos do estator e nas barras do rotor. Devido á sua simplicidade e eficácia na deteção de avarias, espera-se que futuramente este modelo possa vir a ser integrado no meio industrial.
id RCAP_e60c29e95674ff581e67dc751c8e302d
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/24813
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sistema de deteção e diagnóstico de avarias em tempo real para motores de indução, baseado num referencial de correntes 3DMotor de induçãoManutenção preventivaDiagnóstico de avariasCorrentes do estatorPCAPadrão de correnteDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaNa industria moderna onde as máquinas elétricas assumem um papel cada vez mais importante, é o motor de indução aquele que desempenha as mais diversas funções sendo na maioria das vezes preferido em detrimento da máquina síncrona e de corrente contínua. Por ser tão importante, é necessário garantir a continuidade e a segurança dos seus processos, nesse contexto a manutenção preventiva desempenha um papel importantíssimo no meio industrial. A manutenção preventiva tem como objetivo principal a deteção precoce de avarias de forma a prevenir a rutura total da instalação. Nos últimos anos muitos sistemas têm vindo a ser desenvolvidos e embora baseados nos mais diversos métodos, os resultados obtidos têm sido bastante interessantes. Nesta dissertação é apresentado um sistema de deteção de avarias em tempo real baseado num referencial tridimensional de correntes. O modelo apresentado é composto essencialmente por três fases: numa primeira fase é feita a aquisição das correntes de linha do motor, em segundo lugar os dados recolhidos são computados através de um método estatístico designado por PCA, a partir do qual se obtêm os vetores e os valores próprios. Numa fase final é feito o diagnóstico da condição do motor e é reportada a gravidade da avaria. Uma vez que as avarias elétricas representam cerca de 30% das avarias identificadas em motores de indução, este sistema foca-se essencialmente na deteção de avarias nos enrolamentos do estator e nas barras do rotor. Devido á sua simplicidade e eficácia na deteção de avarias, espera-se que futuramente este modelo possa vir a ser integrado no meio industrial.Martins, JoãoRUNDionisio, Filipe Miguel dos Santos Lavareda2017-10-31T14:53:42Z201520172015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/24813porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:12:54Zoai:run.unl.pt:10362/24813Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:28:06.808042Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sistema de deteção e diagnóstico de avarias em tempo real para motores de indução, baseado num referencial de correntes 3D
title Sistema de deteção e diagnóstico de avarias em tempo real para motores de indução, baseado num referencial de correntes 3D
spellingShingle Sistema de deteção e diagnóstico de avarias em tempo real para motores de indução, baseado num referencial de correntes 3D
Dionisio, Filipe Miguel dos Santos Lavareda
Motor de indução
Manutenção preventiva
Diagnóstico de avarias
Correntes do estator
PCA
Padrão de corrente
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
title_short Sistema de deteção e diagnóstico de avarias em tempo real para motores de indução, baseado num referencial de correntes 3D
title_full Sistema de deteção e diagnóstico de avarias em tempo real para motores de indução, baseado num referencial de correntes 3D
title_fullStr Sistema de deteção e diagnóstico de avarias em tempo real para motores de indução, baseado num referencial de correntes 3D
title_full_unstemmed Sistema de deteção e diagnóstico de avarias em tempo real para motores de indução, baseado num referencial de correntes 3D
title_sort Sistema de deteção e diagnóstico de avarias em tempo real para motores de indução, baseado num referencial de correntes 3D
author Dionisio, Filipe Miguel dos Santos Lavareda
author_facet Dionisio, Filipe Miguel dos Santos Lavareda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, João
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Dionisio, Filipe Miguel dos Santos Lavareda
dc.subject.por.fl_str_mv Motor de indução
Manutenção preventiva
Diagnóstico de avarias
Correntes do estator
PCA
Padrão de corrente
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
topic Motor de indução
Manutenção preventiva
Diagnóstico de avarias
Correntes do estator
PCA
Padrão de corrente
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
description Na industria moderna onde as máquinas elétricas assumem um papel cada vez mais importante, é o motor de indução aquele que desempenha as mais diversas funções sendo na maioria das vezes preferido em detrimento da máquina síncrona e de corrente contínua. Por ser tão importante, é necessário garantir a continuidade e a segurança dos seus processos, nesse contexto a manutenção preventiva desempenha um papel importantíssimo no meio industrial. A manutenção preventiva tem como objetivo principal a deteção precoce de avarias de forma a prevenir a rutura total da instalação. Nos últimos anos muitos sistemas têm vindo a ser desenvolvidos e embora baseados nos mais diversos métodos, os resultados obtidos têm sido bastante interessantes. Nesta dissertação é apresentado um sistema de deteção de avarias em tempo real baseado num referencial tridimensional de correntes. O modelo apresentado é composto essencialmente por três fases: numa primeira fase é feita a aquisição das correntes de linha do motor, em segundo lugar os dados recolhidos são computados através de um método estatístico designado por PCA, a partir do qual se obtêm os vetores e os valores próprios. Numa fase final é feito o diagnóstico da condição do motor e é reportada a gravidade da avaria. Uma vez que as avarias elétricas representam cerca de 30% das avarias identificadas em motores de indução, este sistema foca-se essencialmente na deteção de avarias nos enrolamentos do estator e nas barras do rotor. Devido á sua simplicidade e eficácia na deteção de avarias, espera-se que futuramente este modelo possa vir a ser integrado no meio industrial.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2017-10-31T14:53:42Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/24813
url http://hdl.handle.net/10362/24813
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137907960709120