A internacionalização da Herdade Vale da Rosa: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerreiro, Pedro Manuel Horta
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/9337
Resumo: No atual contexto do país, de forte depressão económica, muito se tem debatido em vários quadrantes da sociedade portuguesa (mediático, político, económico, académico) a questão do desequilíbrio da nossa balança de transações e a consequente necessidade de repensar a estratégia produtiva nacional e de as empresas portuguesas investirem na internacionalização, procurando mercados além fronteiras. Esta dissertação centra-se, assim, numa problemática de plena atualidade, a da internacionalização das empresas nacionais. Visa desenvolver um estudo de caso pedagógico, cujo objeto é constituído por uma empresa que, está no percurso ascendente da sua atividade internacional: a Herdade Vale da Rosa. É uma empresa do sector primário localizada no baixo Alentejo que se dedica à produção e comercialização de uva de mesa, e que tem apostado fortemente na conquista de novos mercados externos. São considerados os fatores que estão na base da expansão desta unidade empresarial, particularmente no que concerne à sua operação internacional. Pretende-se analisar o processo de estabelecimento da empresa nos mercados internacionais e as estratégias associadas (preço, distribuição, marca). Tendo como referência quadros teóricos sobre a internacionalização, recorre-se a estes enquanto instrumento auxiliar para perceber a estratégia de internacionalização seguida pela empresa em estudo. Será seguida uma metodologia qualitativa interpretativa com base em fontes de informação da empresa (entrevistas; análise documental e contabilística), fontes estatísticas oficiais e bibliografia especializada. O público-alvo a que em termos pedagógicos se dirige o estudo de caso é constituído por alunos de licenciatura e mestrado das áreas de gestão.
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