Contributo das atividades experimentais no desenvolvimento conceptual dos alunos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/78086 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
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Contributo das atividades experimentais no desenvolvimento conceptual dos alunosContribution of experimental activities to the conceptual development of studentsAtividades experimentaisEnsino de ciências1.º e 2.º ciclos do Ensino BásicoExperimental activitiesScience teaching1st and 2nd cycles of Basic EducationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório apresenta uma intervenção pedagógica desenvolvida em dois contextos distintos, no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, respetivamente numa turma de 1.º e de 5.º ano de escolaridade. Procurou-se responder à questão De que forma a implementação de atividades experimentais promove o desenvolvimento conceptual dos alunos?, norteada pelos seguintes objetivos: analisar as conceções iniciais dos alunos relativamente aos conteúdos abordados; promover atividades experimentais que permitam aos alunos confrontar as suas ideias com evidências resultantes das atividades; avaliar a evolução das ideias dos alunos em função das atividades implementadas e estimular a curiosidade e a participação ativa dos alunos. Para a implementação do projeto optou-se pela adoção de uma metodologia de investigação ação, que se apresenta como uma metodologia que valoriza, essencialmente, a prática e une-a à investigação, atuando num processo cíclico que compreende as fases de planificação, ação, observação e reflexão. Em ambos os contextos, as conceções prévias dos alunos foram recolhidas através da aplicação de um questionário (pré-teste). Posto isto, foram desenvolvidas seis sessões de intervenção, tanto no 1.º como no 2.º Ciclos do Ensino Básico, promovendo o desenvolvimento de competências e de saberes através das atividades experimentais. Por último, aplicou-se um questionário (pós-teste) que serviu para analisar a mudança conceptual nos alunos. Os resultados demonstraram que os alunos ampliaram as suas conceções prévias para conceitos científicos com base nas atividades experimentais. O ensino experimental das Ciências revelou promover nos alunos novas aprendizagens, levando-os a observar e refletir sobre fenómenos do mundo que os rodeia. Observou-se também uma evolução positiva de competências essenciais nos alunos como a comunicação, o trabalho em equipa e a interajuda.The current report presents a pedagogical intervention developed in two distinct contexts in the 1st and 2nd Cycles, in a 1st and 5th grade class, respectively. We sought to answer the question How does the implementation of experimental activities promote the conceptual development of students?, guided by the following objectives: to analyse the students' initial conceptions regarding the contents covered; promote experimental activities that allow students to confront their ideas with evidence resulting from the activities; assess the evolution of students' ideas as a result of the implemented activities and stimulate students' curiosity and active participation. For the implementation of the project, it was decided to adopt an action-research methodology, which presents itself as a methodology that essentially values practice in conjunction with research, acting in a cyclical process that includes the phases of planning, action, observation and reflection. In both contexts, the students' previous conceptions were collected through the application of a questionnaire (pre-test). Then, six intervention sessions were developed, both in the 1st and 2nd cycles of Basic Education, promoting the development of skills and knowledge through experimental activities. Finally, a questionnaire (post-test) was applied to analyse the conceptual change in students. The results showed that students extended their previous conceptions to scientific concepts based on experimental activities. Experimental science teaching has shown to promote new learning in students, leading them to observe and reflect on phenomena in the world around them. There was also a positive evolution of essential skills in students such as communication, teamwork and mutual help.Guimarães, FernandoUniversidade do MinhoPinto, Ana Isabel Vieira2021-12-162021-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78086por202991660info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:44:28Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78086Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:42:09.231101Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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