A importância do jogo lúdico no 1º ciclo do Ensino Básico: um estudo efetuado a partir das atividades de enriquecimento curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Botelho, Víctor Manuel Teixeira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7187
Resumo: O presente estudo pretende evidenciar as contribuições dos jogos lúdicos nas aulas do 1º Ciclo do Ensino Básico, bem como, a sua importância no desenvolvimento das crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, através da pesquisa de fontes bibliográficas e de campo. Afim de reflectir sobre a temática no âmbito educacional. Nesta perspectiva, propõe-se conhecer as percepções dos professores de Educação Física, acerca da importância dos jogos lúdicos e simultaneamente analisar até que ponto o jogo é um factor de desenvolvimento global da criança. O nosso grupo de estudo é constituído por 10 professores (7 género feminino 3 do género masculino ) em atividade no 1º Ciclo do Ensino Básico e nas actividades de enriquecimento curricular nas várias escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, localizadas no Agrupamento de Escolas Francisco Arruda, Lisboa. A metodologia adoptada para esta pesquisa foi qualitativa. Através de entrevistas semi-estruturadas procedemos à recolha de dados, os quais posteriormente examinados através de uma análise de conteúdo. As conclusões apontam no sentido que os jogos lúdicos, nas aulas do 1º Ciclo do Ensino Básico é de suma importância para o desenvolvimento cognitivo, motor, afectivo e social da criança e que os professores reconhecem essa importância, apesar de entenderem que é preciso valorizar e utilizar mais as actividades lúdicas nas suas aulas, como também considerando necessário que haja uma maior consciencialização de outros agentes educativos sobre o papel do jogo lúdico na aprendizagem da criança.
id RCAP_e649fd72a7a0f176ed306d1ed5d9d46f
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/7187
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância do jogo lúdico no 1º ciclo do Ensino Básico: um estudo efetuado a partir das atividades de enriquecimento curricularAtividades de enriquecimento curricularEnsino básicoEducaçãoJogos (lúdicos)ProfessoresPerceçãoO presente estudo pretende evidenciar as contribuições dos jogos lúdicos nas aulas do 1º Ciclo do Ensino Básico, bem como, a sua importância no desenvolvimento das crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, através da pesquisa de fontes bibliográficas e de campo. Afim de reflectir sobre a temática no âmbito educacional. Nesta perspectiva, propõe-se conhecer as percepções dos professores de Educação Física, acerca da importância dos jogos lúdicos e simultaneamente analisar até que ponto o jogo é um factor de desenvolvimento global da criança. O nosso grupo de estudo é constituído por 10 professores (7 género feminino 3 do género masculino ) em atividade no 1º Ciclo do Ensino Básico e nas actividades de enriquecimento curricular nas várias escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, localizadas no Agrupamento de Escolas Francisco Arruda, Lisboa. A metodologia adoptada para esta pesquisa foi qualitativa. Através de entrevistas semi-estruturadas procedemos à recolha de dados, os quais posteriormente examinados através de uma análise de conteúdo. As conclusões apontam no sentido que os jogos lúdicos, nas aulas do 1º Ciclo do Ensino Básico é de suma importância para o desenvolvimento cognitivo, motor, afectivo e social da criança e que os professores reconhecem essa importância, apesar de entenderem que é preciso valorizar e utilizar mais as actividades lúdicas nas suas aulas, como também considerando necessário que haja uma maior consciencialização de outros agentes educativos sobre o papel do jogo lúdico na aprendizagem da criança.This study aims to highlight the contributions of educational games in the classes of the 1st cycle of basic education, as well as its importance in the development of children in the 1st cycle of basic education, through bibliographic sources and field research. In order to reflect on the subject in the educational field. In this perspective, it is proposed to know the perceptions of the physical education teachers about the importance of educational games and simultaneously analyze to what extent the game is a global factor of development of the child. Our study group consists of 10 teachers (7 females 3 males) in activity in the 1st cycle of basic education and the curriculum enrichment activities in various schools of the 1st cycle of basic education, located in the School Group Francisco Arruda , Lisbon. The methodology adopted for this research was qualitative. Through semi-structured interviews carried out a data collection, which later examined by a content analysis. The findings point towards the educational games, the classes of the 1st cycle of basic education is critical for cognitive, motor, emotional and social child and teachers recognize this importance, although deem it necessary to value and use more ludic activities in their classes, as well as considering there needs to be greater awareness of other educators about the playful role play in children's learning.2017-01-30T10:35:21Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7187TID:201980347porBotelho, Víctor Manuel Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:27:53Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7187Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:10.360597Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância do jogo lúdico no 1º ciclo do Ensino Básico: um estudo efetuado a partir das atividades de enriquecimento curricular
title A importância do jogo lúdico no 1º ciclo do Ensino Básico: um estudo efetuado a partir das atividades de enriquecimento curricular
spellingShingle A importância do jogo lúdico no 1º ciclo do Ensino Básico: um estudo efetuado a partir das atividades de enriquecimento curricular
Botelho, Víctor Manuel Teixeira
Atividades de enriquecimento curricular
Ensino básico
Educação
Jogos (lúdicos)
Professores
Perceção
title_short A importância do jogo lúdico no 1º ciclo do Ensino Básico: um estudo efetuado a partir das atividades de enriquecimento curricular
title_full A importância do jogo lúdico no 1º ciclo do Ensino Básico: um estudo efetuado a partir das atividades de enriquecimento curricular
title_fullStr A importância do jogo lúdico no 1º ciclo do Ensino Básico: um estudo efetuado a partir das atividades de enriquecimento curricular
title_full_unstemmed A importância do jogo lúdico no 1º ciclo do Ensino Básico: um estudo efetuado a partir das atividades de enriquecimento curricular
title_sort A importância do jogo lúdico no 1º ciclo do Ensino Básico: um estudo efetuado a partir das atividades de enriquecimento curricular
author Botelho, Víctor Manuel Teixeira
author_facet Botelho, Víctor Manuel Teixeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Botelho, Víctor Manuel Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades de enriquecimento curricular
Ensino básico
Educação
Jogos (lúdicos)
Professores
Perceção
topic Atividades de enriquecimento curricular
Ensino básico
Educação
Jogos (lúdicos)
Professores
Perceção
description O presente estudo pretende evidenciar as contribuições dos jogos lúdicos nas aulas do 1º Ciclo do Ensino Básico, bem como, a sua importância no desenvolvimento das crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, através da pesquisa de fontes bibliográficas e de campo. Afim de reflectir sobre a temática no âmbito educacional. Nesta perspectiva, propõe-se conhecer as percepções dos professores de Educação Física, acerca da importância dos jogos lúdicos e simultaneamente analisar até que ponto o jogo é um factor de desenvolvimento global da criança. O nosso grupo de estudo é constituído por 10 professores (7 género feminino 3 do género masculino ) em atividade no 1º Ciclo do Ensino Básico e nas actividades de enriquecimento curricular nas várias escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, localizadas no Agrupamento de Escolas Francisco Arruda, Lisboa. A metodologia adoptada para esta pesquisa foi qualitativa. Através de entrevistas semi-estruturadas procedemos à recolha de dados, os quais posteriormente examinados através de uma análise de conteúdo. As conclusões apontam no sentido que os jogos lúdicos, nas aulas do 1º Ciclo do Ensino Básico é de suma importância para o desenvolvimento cognitivo, motor, afectivo e social da criança e que os professores reconhecem essa importância, apesar de entenderem que é preciso valorizar e utilizar mais as actividades lúdicas nas suas aulas, como também considerando necessário que haja uma maior consciencialização de outros agentes educativos sobre o papel do jogo lúdico na aprendizagem da criança.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-01-30T10:35:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/7187
TID:201980347
url http://hdl.handle.net/10348/7187
identifier_str_mv TID:201980347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137085326622720