A importância do jogo lúdico no 1º ciclo do Ensino Básico: um estudo efetuado a partir das atividades de enriquecimento curricular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7187 |
Resumo: | O presente estudo pretende evidenciar as contribuições dos jogos lúdicos nas aulas do 1º Ciclo do Ensino Básico, bem como, a sua importância no desenvolvimento das crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, através da pesquisa de fontes bibliográficas e de campo. Afim de reflectir sobre a temática no âmbito educacional. Nesta perspectiva, propõe-se conhecer as percepções dos professores de Educação Física, acerca da importância dos jogos lúdicos e simultaneamente analisar até que ponto o jogo é um factor de desenvolvimento global da criança. O nosso grupo de estudo é constituído por 10 professores (7 género feminino 3 do género masculino ) em atividade no 1º Ciclo do Ensino Básico e nas actividades de enriquecimento curricular nas várias escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, localizadas no Agrupamento de Escolas Francisco Arruda, Lisboa. A metodologia adoptada para esta pesquisa foi qualitativa. Através de entrevistas semi-estruturadas procedemos à recolha de dados, os quais posteriormente examinados através de uma análise de conteúdo. As conclusões apontam no sentido que os jogos lúdicos, nas aulas do 1º Ciclo do Ensino Básico é de suma importância para o desenvolvimento cognitivo, motor, afectivo e social da criança e que os professores reconhecem essa importância, apesar de entenderem que é preciso valorizar e utilizar mais as actividades lúdicas nas suas aulas, como também considerando necessário que haja uma maior consciencialização de outros agentes educativos sobre o papel do jogo lúdico na aprendizagem da criança. |
id |
RCAP_e649fd72a7a0f176ed306d1ed5d9d46f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/7187 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância do jogo lúdico no 1º ciclo do Ensino Básico: um estudo efetuado a partir das atividades de enriquecimento curricularAtividades de enriquecimento curricularEnsino básicoEducaçãoJogos (lúdicos)ProfessoresPerceçãoO presente estudo pretende evidenciar as contribuições dos jogos lúdicos nas aulas do 1º Ciclo do Ensino Básico, bem como, a sua importância no desenvolvimento das crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, através da pesquisa de fontes bibliográficas e de campo. Afim de reflectir sobre a temática no âmbito educacional. Nesta perspectiva, propõe-se conhecer as percepções dos professores de Educação Física, acerca da importância dos jogos lúdicos e simultaneamente analisar até que ponto o jogo é um factor de desenvolvimento global da criança. O nosso grupo de estudo é constituído por 10 professores (7 género feminino 3 do género masculino ) em atividade no 1º Ciclo do Ensino Básico e nas actividades de enriquecimento curricular nas várias escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, localizadas no Agrupamento de Escolas Francisco Arruda, Lisboa. A metodologia adoptada para esta pesquisa foi qualitativa. Através de entrevistas semi-estruturadas procedemos à recolha de dados, os quais posteriormente examinados através de uma análise de conteúdo. As conclusões apontam no sentido que os jogos lúdicos, nas aulas do 1º Ciclo do Ensino Básico é de suma importância para o desenvolvimento cognitivo, motor, afectivo e social da criança e que os professores reconhecem essa importância, apesar de entenderem que é preciso valorizar e utilizar mais as actividades lúdicas nas suas aulas, como também considerando necessário que haja uma maior consciencialização de outros agentes educativos sobre o papel do jogo lúdico na aprendizagem da criança.This study aims to highlight the contributions of educational games in the classes of the 1st cycle of basic education, as well as its importance in the development of children in the 1st cycle of basic education, through bibliographic sources and field research. In order to reflect on the subject in the educational field. In this perspective, it is proposed to know the perceptions of the physical education teachers about the importance of educational games and simultaneously analyze to what extent the game is a global factor of development of the child. Our study group consists of 10 teachers (7 females 3 males) in activity in the 1st cycle of basic education and the curriculum enrichment activities in various schools of the 1st cycle of basic education, located in the School Group Francisco Arruda , Lisbon. The methodology adopted for this research was qualitative. Through semi-structured interviews carried out a data collection, which later examined by a content analysis. The findings point towards the educational games, the classes of the 1st cycle of basic education is critical for cognitive, motor, emotional and social child and teachers recognize this importance, although deem it necessary to value and use more ludic activities in their classes, as well as considering there needs to be greater awareness of other educators about the playful role play in children's learning.2017-01-30T10:35:21Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7187TID:201980347porBotelho, Víctor Manuel Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:27:53Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7187Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:10.360597Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do jogo lúdico no 1º ciclo do Ensino Básico: um estudo efetuado a partir das atividades de enriquecimento curricular |
title |
A importância do jogo lúdico no 1º ciclo do Ensino Básico: um estudo efetuado a partir das atividades de enriquecimento curricular |
spellingShingle |
A importância do jogo lúdico no 1º ciclo do Ensino Básico: um estudo efetuado a partir das atividades de enriquecimento curricular Botelho, Víctor Manuel Teixeira Atividades de enriquecimento curricular Ensino básico Educação Jogos (lúdicos) Professores Perceção |
title_short |
A importância do jogo lúdico no 1º ciclo do Ensino Básico: um estudo efetuado a partir das atividades de enriquecimento curricular |
title_full |
A importância do jogo lúdico no 1º ciclo do Ensino Básico: um estudo efetuado a partir das atividades de enriquecimento curricular |
title_fullStr |
A importância do jogo lúdico no 1º ciclo do Ensino Básico: um estudo efetuado a partir das atividades de enriquecimento curricular |
title_full_unstemmed |
A importância do jogo lúdico no 1º ciclo do Ensino Básico: um estudo efetuado a partir das atividades de enriquecimento curricular |
title_sort |
A importância do jogo lúdico no 1º ciclo do Ensino Básico: um estudo efetuado a partir das atividades de enriquecimento curricular |
author |
Botelho, Víctor Manuel Teixeira |
author_facet |
Botelho, Víctor Manuel Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Botelho, Víctor Manuel Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividades de enriquecimento curricular Ensino básico Educação Jogos (lúdicos) Professores Perceção |
topic |
Atividades de enriquecimento curricular Ensino básico Educação Jogos (lúdicos) Professores Perceção |
description |
O presente estudo pretende evidenciar as contribuições dos jogos lúdicos nas aulas do 1º Ciclo do Ensino Básico, bem como, a sua importância no desenvolvimento das crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, através da pesquisa de fontes bibliográficas e de campo. Afim de reflectir sobre a temática no âmbito educacional. Nesta perspectiva, propõe-se conhecer as percepções dos professores de Educação Física, acerca da importância dos jogos lúdicos e simultaneamente analisar até que ponto o jogo é um factor de desenvolvimento global da criança. O nosso grupo de estudo é constituído por 10 professores (7 género feminino 3 do género masculino ) em atividade no 1º Ciclo do Ensino Básico e nas actividades de enriquecimento curricular nas várias escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, localizadas no Agrupamento de Escolas Francisco Arruda, Lisboa. A metodologia adoptada para esta pesquisa foi qualitativa. Através de entrevistas semi-estruturadas procedemos à recolha de dados, os quais posteriormente examinados através de uma análise de conteúdo. As conclusões apontam no sentido que os jogos lúdicos, nas aulas do 1º Ciclo do Ensino Básico é de suma importância para o desenvolvimento cognitivo, motor, afectivo e social da criança e que os professores reconhecem essa importância, apesar de entenderem que é preciso valorizar e utilizar mais as actividades lúdicas nas suas aulas, como também considerando necessário que haja uma maior consciencialização de outros agentes educativos sobre o papel do jogo lúdico na aprendizagem da criança. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z 2016 2017-01-30T10:35:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/7187 TID:201980347 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/7187 |
identifier_str_mv |
TID:201980347 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137085326622720 |