Qualidade dos Portais Web das Instituições Portuguesas de Ensino Superior: avaliação inicial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Álvaro
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/3419
Resumo: É do interesse das instituições de ensino superior ter Portais na Internet. A World Wide Web facilita novas formas de disseminação de informação bem como reforça e proporciona novos serviços e novas formas de interactividade. Sendo a Internet acedida maioritariamente em Portugal por jovens com idades de se candidatarem ou de frequentarem o ensino superior, as instituições deste nível de ensino devem colocar cuidados acrescidos nos seus Portais Web para que os seus clientes se sintam satisfeitos, entendendo-se por clientes os alunos e os potenciais candidatos à frequência das instituições. Este artigo apresenta um estudo que visou avaliar de forma inicial e objectiva a qualidade de um conjunto de parâmetros e de funcionalidades básicas dos Portais Web das instituições portuguesas de ensino superior. As principais conclusões indicam que a maioria das instituições portuguesas de ensino superior que estava presente na Internet tinha de encetar um processo de melhoria dos seus Portais para que o desempenho global dos parâmetros avaliados atingisse um nível de qualidade positivo.
id RCAP_e64ec788d5d4ddd12da24bdffed77024
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/3419
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Qualidade dos Portais Web das Instituições Portuguesas de Ensino Superior: avaliação inicialInternetWorld Wide webEnsino SuperiorQualidade de Portais WebQualidade de Sítios WebQualidade de WebsitesÉ do interesse das instituições de ensino superior ter Portais na Internet. A World Wide Web facilita novas formas de disseminação de informação bem como reforça e proporciona novos serviços e novas formas de interactividade. Sendo a Internet acedida maioritariamente em Portugal por jovens com idades de se candidatarem ou de frequentarem o ensino superior, as instituições deste nível de ensino devem colocar cuidados acrescidos nos seus Portais Web para que os seus clientes se sintam satisfeitos, entendendo-se por clientes os alunos e os potenciais candidatos à frequência das instituições. Este artigo apresenta um estudo que visou avaliar de forma inicial e objectiva a qualidade de um conjunto de parâmetros e de funcionalidades básicas dos Portais Web das instituições portuguesas de ensino superior. As principais conclusões indicam que a maioria das instituições portuguesas de ensino superior que estava presente na Internet tinha de encetar um processo de melhoria dos seus Portais para que o desempenho global dos parâmetros avaliados atingisse um nível de qualidade positivo.Repositório Institucional da Universidade Fernando PessoaRocha, Álvaro2012-12-10T10:23:48Z2003-01-01T00:00:00Z2003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/3419porROCHA, Álvaro - Qualidade dos Portais Web das Instituições Portuguesas do Ensino Superior: avaliação inicial. In Conferência Internacional sobre Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação/5º SIIE (Simpósio Internacional em Informática Educativa), 3, Braga, 2003 – Actas. ISBN 972-8746-13-X. 651-661.972-8746-13-Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:02:44Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/3419Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:40:18.988423Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade dos Portais Web das Instituições Portuguesas de Ensino Superior: avaliação inicial
title Qualidade dos Portais Web das Instituições Portuguesas de Ensino Superior: avaliação inicial
spellingShingle Qualidade dos Portais Web das Instituições Portuguesas de Ensino Superior: avaliação inicial
Rocha, Álvaro
Internet
World Wide web
Ensino Superior
Qualidade de Portais Web
Qualidade de Sítios Web
Qualidade de Websites
title_short Qualidade dos Portais Web das Instituições Portuguesas de Ensino Superior: avaliação inicial
title_full Qualidade dos Portais Web das Instituições Portuguesas de Ensino Superior: avaliação inicial
title_fullStr Qualidade dos Portais Web das Instituições Portuguesas de Ensino Superior: avaliação inicial
title_full_unstemmed Qualidade dos Portais Web das Instituições Portuguesas de Ensino Superior: avaliação inicial
title_sort Qualidade dos Portais Web das Instituições Portuguesas de Ensino Superior: avaliação inicial
author Rocha, Álvaro
author_facet Rocha, Álvaro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Álvaro
dc.subject.por.fl_str_mv Internet
World Wide web
Ensino Superior
Qualidade de Portais Web
Qualidade de Sítios Web
Qualidade de Websites
topic Internet
World Wide web
Ensino Superior
Qualidade de Portais Web
Qualidade de Sítios Web
Qualidade de Websites
description É do interesse das instituições de ensino superior ter Portais na Internet. A World Wide Web facilita novas formas de disseminação de informação bem como reforça e proporciona novos serviços e novas formas de interactividade. Sendo a Internet acedida maioritariamente em Portugal por jovens com idades de se candidatarem ou de frequentarem o ensino superior, as instituições deste nível de ensino devem colocar cuidados acrescidos nos seus Portais Web para que os seus clientes se sintam satisfeitos, entendendo-se por clientes os alunos e os potenciais candidatos à frequência das instituições. Este artigo apresenta um estudo que visou avaliar de forma inicial e objectiva a qualidade de um conjunto de parâmetros e de funcionalidades básicas dos Portais Web das instituições portuguesas de ensino superior. As principais conclusões indicam que a maioria das instituições portuguesas de ensino superior que estava presente na Internet tinha de encetar um processo de melhoria dos seus Portais para que o desempenho global dos parâmetros avaliados atingisse um nível de qualidade positivo.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-01-01T00:00:00Z
2003-01-01T00:00:00Z
2012-12-10T10:23:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/3419
url http://hdl.handle.net/10284/3419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ROCHA, Álvaro - Qualidade dos Portais Web das Instituições Portuguesas do Ensino Superior: avaliação inicial. In Conferência Internacional sobre Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação/5º SIIE (Simpósio Internacional em Informática Educativa), 3, Braga, 2003 – Actas. ISBN 972-8746-13-X. 651-661.
972-8746-13-X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817552620073517056