Funções executivas e modelo psicobiológico da personalidade em adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Paula Cristina Amaral
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/2293
Resumo: Exame público realizado em 17 de Dezembro de 2013.
id RCAP_e65dfb1d0feffacce2138488e5a207c6
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/2293
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Funções executivas e modelo psicobiológico da personalidade em adolescentesPsicologiaPsicologia clínicaPersonalidadeBiopsicologiaTeste psicológico : Escala de inteligência Wechsler para crianças (WISC III)Teste psicológico : Wisconsin testTeste psicológico : Stroop - Teste de Cores e PalavrasTeste psicológico :D2 - Teste de AtençãoTeste psicológico : Inventário de Temperamento e Carácter-Júnior (JTCI)Exame público realizado em 17 de Dezembro de 2013.Dissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Psicologia Clínica.O interesse teórico recente das bases neuropsicológicas dos principais fatores da personalidade e do funcionamento executivo enquanto preditores significativos do comportamento, sugerem a necessidade de análise das associações existentes nestes dois constructos. As funções executivas são cruciais perante novas situações em que é exigida adaptação e flexibilidade do comportamento intervindo consequentemente na organização dinâmica do sistema psicofisico do individuo. A Personalidade resultante da organização dinâmica dos processos psicológicos constitui a síntese de todos os elementos que intervêm no desenvolvimento psicobiológico do individuo. Ambas tornam-se fundamentais para prever o direcionamento e regulação das diversas competências intelectuais, emocionais e sociais, permitindo ao sujeito uma saudável adaptação ao meio. Apesar disso, não se conhece nenhum estudo que tenha avaliado as correlações entre funções executivas e as dimensões do Modelo Psicobiológico da Personalidade de Cloninger em Adolescentes, O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre as Funções Executïvas e as dimensões do Modelo Psicobiológico da Personalidade em adolescentes. Participaram neste estudo 213 adolescentes, com as idades dos 12 aos 18 anos, e média de idade 15,05. Os resultados revelaram associações significativas entre várias dimensões do Modelo Psicobiológico da Personalidade e funções executivas. A dimensão de “dependência da recompensa” é a dimensão da personalidade que está mais associada a indicadores positivos das funções executivas, independentemente do instrumento usado para avaliar as funções executivas. A persistência encontra-se também associada a indicadores positïvos das funções executivas mas apenas na “tomada de decisão” e negativamente a indicadores negativos apenas no Wisconsin. Ao nível da “determinação” está associada às funções executivas no Wisconsin e no Stroop, na “prova de semelhanças” e em algumas dimensões do Cambridge. A dimensão “cooperação” está associada a algumas dimensões do Wisconsin. A dimensão “procura de novidade” está associada negativamente apenas com a “latência” no teste do Cambridge. Este conjunto de resultados sugere que diferentes dimensões da personalidade estão associadas a diferentes das funções executivas em adolescentes. Estes resultados são consistentes com estudos que avaliaram estas relações usando outros instrumentos de avaliação da personalidade.2016-05-03T11:24:07Z2016-05-032013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/2293http://hdl.handle.net/11067/2293TID:201230852porFonseca, Paula Cristina Amaralinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:44:03Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/2293Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:25:06.485641Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Funções executivas e modelo psicobiológico da personalidade em adolescentes
title Funções executivas e modelo psicobiológico da personalidade em adolescentes
spellingShingle Funções executivas e modelo psicobiológico da personalidade em adolescentes
Fonseca, Paula Cristina Amaral
Psicologia
Psicologia clínica
Personalidade
Biopsicologia
Teste psicológico : Escala de inteligência Wechsler para crianças (WISC III)
Teste psicológico : Wisconsin test
Teste psicológico : Stroop - Teste de Cores e Palavras
Teste psicológico :D2 - Teste de Atenção
Teste psicológico : Inventário de Temperamento e Carácter-Júnior (JTCI)
title_short Funções executivas e modelo psicobiológico da personalidade em adolescentes
title_full Funções executivas e modelo psicobiológico da personalidade em adolescentes
title_fullStr Funções executivas e modelo psicobiológico da personalidade em adolescentes
title_full_unstemmed Funções executivas e modelo psicobiológico da personalidade em adolescentes
title_sort Funções executivas e modelo psicobiológico da personalidade em adolescentes
author Fonseca, Paula Cristina Amaral
author_facet Fonseca, Paula Cristina Amaral
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Paula Cristina Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Psicologia clínica
Personalidade
Biopsicologia
Teste psicológico : Escala de inteligência Wechsler para crianças (WISC III)
Teste psicológico : Wisconsin test
Teste psicológico : Stroop - Teste de Cores e Palavras
Teste psicológico :D2 - Teste de Atenção
Teste psicológico : Inventário de Temperamento e Carácter-Júnior (JTCI)
topic Psicologia
Psicologia clínica
Personalidade
Biopsicologia
Teste psicológico : Escala de inteligência Wechsler para crianças (WISC III)
Teste psicológico : Wisconsin test
Teste psicológico : Stroop - Teste de Cores e Palavras
Teste psicológico :D2 - Teste de Atenção
Teste psicológico : Inventário de Temperamento e Carácter-Júnior (JTCI)
description Exame público realizado em 17 de Dezembro de 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2016-05-03T11:24:07Z
2016-05-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/2293
http://hdl.handle.net/11067/2293
TID:201230852
url http://hdl.handle.net/11067/2293
identifier_str_mv TID:201230852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136732584607744