A criação de valor no sector da pasta, papel e cartão : caso Portucel Soporcel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viegas, Alexandre João Miguel de Pompeia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/4633
Resumo: Mestrado em Gestão e Empreendedorismo
id RCAP_e6660cd80700d2f754e703333e394195
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4633
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A criação de valor no sector da pasta, papel e cartão : caso Portucel SoporcelActividadesCadeia de valorCriação de valorValorVantagem competitivaActivitiesValue chainValue creationValueCompetitive advantageMestrado em Gestão e EmpreendedorismoEm todo o mundo as empresas são obrigadas a definir estratégias de modo a concretizarem os seus objectivos, obterem vantagens competitivas face aos seus concorrentes, e consequentemente serem rentáveis. A empresa não pode apenas ser eficiente, eficaz ou a melhor, ela tem que ser diferente da concorrência, tem que ser única. Para isso a empresa deve criar um valor que seja reconhecido e valorizado pelos stakeholders, que a diferencie no mercado e que lhe permita ter vantagens competitivas. Mas o que é uma vantagem competitiva, qual a sua origem, quanto tempo dura neste mercado global em que vivemos? Através da metodologia estudo de caso, será analisado um Grupo Empresarial português líder no seu sector na Europa e no Mundo. Este Grupo vende tudo o que produz, exporta 95% dos seus produtos, contribuindo com 3% nas exportações nacionais e ajuda significativamente a Balança Comercial de Portugal. O sucesso nas vendas reflecte o reconhecimento do valor por parte dos clientes e a qualidade dos seus produtos. O tema abordado no presente trabalho é a criação de valor no sector da pasta, papel e cartão, tendo como modelo de análise a cadeia de valor de Porter. A investigação efectuada deverá responder à questão: Como é que se cria valor na sector da pasta, papel e cartão?In worldwide companies are forced to define strategies in order to reach their goals and establishing competitive advantages facing competitors, and there for achieving a rentable profit. The company should not only be efficient, effective or the best, but also needs to be unique, promoting difference in the worldwide business. For that the company must create a value that is recognized and valued by stakeholders, that is differentiated in the market and to allow them to have competitive advantages. But what is a competitive advantage, what is its origin, how long this global market in which we live? Through the case study methodology, a Portuguese Enterprise Group, leader in is sector in Europe and in the World will be analyzed. This group sells everything that produces exports 95% of its products, accounting for 3% of national exports and significantly help the trade balance of Portugal. The sales success reflects the recognition of the value from the customers and the quality of their products. The approached theme is the creation of value, having in consideration the analysis of the Porter's value chains, this research should answer the question: How value is created in the pulp, paper and board Industry?Martins, José Duarte MoleiroRCIPLViegas, Alexandre João Miguel de Pompeia2015-06-11T14:13:22Z2015-032015-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/4633porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:46:54Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4633Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:03.040844Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A criação de valor no sector da pasta, papel e cartão : caso Portucel Soporcel
title A criação de valor no sector da pasta, papel e cartão : caso Portucel Soporcel
spellingShingle A criação de valor no sector da pasta, papel e cartão : caso Portucel Soporcel
Viegas, Alexandre João Miguel de Pompeia
Actividades
Cadeia de valor
Criação de valor
Valor
Vantagem competitiva
Activities
Value chain
Value creation
Value
Competitive advantage
title_short A criação de valor no sector da pasta, papel e cartão : caso Portucel Soporcel
title_full A criação de valor no sector da pasta, papel e cartão : caso Portucel Soporcel
title_fullStr A criação de valor no sector da pasta, papel e cartão : caso Portucel Soporcel
title_full_unstemmed A criação de valor no sector da pasta, papel e cartão : caso Portucel Soporcel
title_sort A criação de valor no sector da pasta, papel e cartão : caso Portucel Soporcel
author Viegas, Alexandre João Miguel de Pompeia
author_facet Viegas, Alexandre João Miguel de Pompeia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, José Duarte Moleiro
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Viegas, Alexandre João Miguel de Pompeia
dc.subject.por.fl_str_mv Actividades
Cadeia de valor
Criação de valor
Valor
Vantagem competitiva
Activities
Value chain
Value creation
Value
Competitive advantage
topic Actividades
Cadeia de valor
Criação de valor
Valor
Vantagem competitiva
Activities
Value chain
Value creation
Value
Competitive advantage
description Mestrado em Gestão e Empreendedorismo
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-11T14:13:22Z
2015-03
2015-03-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/4633
url http://hdl.handle.net/10400.21/4633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817554343819214848