Educação nutricional na promoção de hábitos alimentares saudáveis em pré- escolares de uma escola pública de um município do maranhão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Maria Milena Bezerra
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/24007
Resumo: O presente estudo teve como objetivo promover educação nutricional entre pré-escolares, pais ou responsáveis frequentadores de uma escola de educação infantil municipal da cidade de Paulo Ramos, Maranhão, Brasil. Participaram da pesquisa crianças de ambos os sexos, entre 3 a 6 anos, matriculadas no ano de 2017, com a autorização dos pais ou responsáveis. Foram recolhidas informações dos responsáveis referentes ao consumo alimentar das crianças antes e após a intervenção nutricional através da aplicação do questionário de frequência alimentar (QFA). A pesquisa constou de quatro momentos: primeiro, a avaliação antropométrica de todos os pré-escolares; segundo, reunião com os pais ou responsáveis para informar o diagnóstico nutricional das crianças e sobre o preenchimento correto do questionário socioeconômico e do QFA; terceiro, educação nutricional, realizada em três momentos diferenciados e subsequentes, utilizando métodos lúdicos pedagógicos; por último, reavaliação antropométrica e de consumo alimentar. Para análise do estado nutricional dos pré-escolares foram utilizados parâmetros antropométricos, índices de peso para idade (P/I), peso para estatura (P/E), estatura para idade (E/I) e índice de massa corporal para idade (IMC/I), utilizando-se as curvas de crescimento e os pontos de corte da Organização Mundial de Saúde, e ainda avaliação do consumo alimentar. Para a verificação das diferenças estatísticas entre o estado nutricional e o consumo alimentar antes e após a intervenção educativa foram usados os testes de McNemar ou o teste de Q de Cochran para amostras emparelhadas. Participaram 117 crianças, sendo 54,7% meninos. Observou-se prevalência de eutrofia nos pré-escolares avaliados antes da intervenção nutricional de 94,9% (P/I), 95,7% (E/I), 67,5% (IMC/I) e 66,7% (P/E) e após intervenção nutricional de 93,2%, (P/I), 98,3% (E/I), 77,8% (IMC/I) e 78,9% (P/E), sem diferença estatisticamente significante. Também não se observou diferença estatística no consumo alimentar antes e após a intervenção nutricional. A maior parte das crianças encontra-se adequada diante dos dados antropométricos, mas quanto à alimentação possuem consumo inadequado de todos os grupos de alimentos. É preciso consciencializar os pais e crianças para que as suas escolhas alimentares possam refletir mais saúde para a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis.
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A pesquisa constou de quatro momentos: primeiro, a avaliação antropométrica de todos os pré-escolares; segundo, reunião com os pais ou responsáveis para informar o diagnóstico nutricional das crianças e sobre o preenchimento correto do questionário socioeconômico e do QFA; terceiro, educação nutricional, realizada em três momentos diferenciados e subsequentes, utilizando métodos lúdicos pedagógicos; por último, reavaliação antropométrica e de consumo alimentar. Para análise do estado nutricional dos pré-escolares foram utilizados parâmetros antropométricos, índices de peso para idade (P/I), peso para estatura (P/E), estatura para idade (E/I) e índice de massa corporal para idade (IMC/I), utilizando-se as curvas de crescimento e os pontos de corte da Organização Mundial de Saúde, e ainda avaliação do consumo alimentar. Para a verificação das diferenças estatísticas entre o estado nutricional e o consumo alimentar antes e após a intervenção educativa foram usados os testes de McNemar ou o teste de Q de Cochran para amostras emparelhadas. Participaram 117 crianças, sendo 54,7% meninos. Observou-se prevalência de eutrofia nos pré-escolares avaliados antes da intervenção nutricional de 94,9% (P/I), 95,7% (E/I), 67,5% (IMC/I) e 66,7% (P/E) e após intervenção nutricional de 93,2%, (P/I), 98,3% (E/I), 77,8% (IMC/I) e 78,9% (P/E), sem diferença estatisticamente significante. Também não se observou diferença estatística no consumo alimentar antes e após a intervenção nutricional. A maior parte das crianças encontra-se adequada diante dos dados antropométricos, mas quanto à alimentação possuem consumo inadequado de todos os grupos de alimentos. É preciso consciencializar os pais e crianças para que as suas escolhas alimentares possam refletir mais saúde para a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis.The present study aimed to promote nutritional education among preschoolers, parents or caregivers attending a municipal nursery school in the city of Paulo Ramos, Maranhão, Brazil. The study included children of both sexes, aged 3 to 6 years, enrolled in 2017, with the authorization of parents or guardians. Data were collected from those responsible for the food consumption of children before and after the nutritional intervention through the application of the food frequency questionnaire (FFQ). The research consisted of four moments: first, the anthropometric evaluation of all preschoolers; second, a meeting with the parents or guardians to inform the children's nutritional diagnosis and the correct completion of the socio-economic questionnaire and the FFQ; third nutritional education, carried out in three differentiated and subsequent moments, using pedagogic playful methods; and finally, anthropometric and food reevaluation. In order to analyze the nutritional status of preschool children, we used anthropometric parameters, weight-for-age (P / I), weight-for-height (P / E), height-for-age BMI / I), using the growth curves and cut-off points of the World Health Organization, as well as food consumption assessment. To verify the statistical differences between nutritional status and food consumption before and after the educational intervention, the McNemar tests or the Cochran Q test for paired samples were used. There were 117 children, 54.7% boys. Prevalence of eutrophy in pre-school children evaluated before nutritional intervention was 94.9% (P / I), 95.7% (E / I), 67.5% (BMI / I) and 66.7% (P / E) and after nutritional intervention of 93.2% (P / I), 98.3% (E / I), 77.8% (BMI / I) and 78.9%, with no statistically significant difference. There was also no statistical difference in food consumption before and after the nutritional intervention. Most children are adequate when faced with anthropometric data, but in terms of food they have inadequate consumption of all food groups. Parents and children need to be made aware that their food choices may reflect more health for the prevention of chronic noncommunicable diseases.Loureiro, Maria Helena SoaresSilva, Josenilde SousaRepositório ComumSousa, Maria Milena Bezerra2018-08-31T14:54:16Z20182018-07-17T00:00:00Z2018-07-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/mswordhttp://hdl.handle.net/10400.26/24007202515893porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:23Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/24007Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:12.796414Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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