Architectural Summer School: Projectar em tempos de escassez

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madeira da Silva, Teresa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Matos, Madalena, Ferreira, Ana Catarina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://revistas.rcaap.pt/cct/article/view/10028
Resumo: Assiste-se, nos últimos anos, a uma transformação das práticas profissionais do arquitecto: a par do modelo tradicional – ciclo desenvolvido em atelier, da encomenda do projeto à construção do edifício –, novas práticas de intervenção do arquitecto, que designaremos aqui, num primeiro momento, como “práticas emergentes”. Como resultado desta transformação, surgem interrogações, nomeadamente no interior do próprio mundo académico, sobre a adequação das formas e dos conteúdos do ensino da arquitectura a estas novas configurações profissionais. Procurando responder a esta questão, realizou-se uma experiência de ensino de arquitectura – uma Summer School em colaboração entre o Departamento de Arquitetura e Urbanismo do ISCTE-IUL e a Faculty of Design and Technology Technische Universität Darmstadt. Algumas das questões levantadas tiveram continuidade numa UC do Mestrado Integrado em Arquitetura (Arquitetura V – 2014/15) e onde foram problematizadas várias questões associadas à reabilitação e ao excesso de turistas nos centros históricos urbanos. A experiência de trabalho no terreno, permitiu a sensibilização dos alunos, para a necessidade de entender a valorização do património arquitectónico de uma forma ampla e integrada, assim como, para a importância de um maior envolvimento do arquitecto com a realidade social dos contextos onde intervém, cumprindo assim a tentativa de aproximação do ensino às práticas profissionais emergentes. Para além de discutir as necessidades de reforma e de adequação da didática do projecto às novas condicionantes da prática profissional dos arquitectos, este artigo tem como objectivo descrever a experiência desta Summer School.
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