O discurso interrogativo na aula de geografia e o filme de ficção na construção do conhecimento histórico: um estudo com alunos do 10º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Luís Fernando Marques
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/37736
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
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A finalidade destes era analisar a construção do conhecimento histórico através de fontes históricas e filmes de ficção (História), e identificar o tipo de questionamento escrito dos professores de Geografia sobre a exploração de mapas (Geografia). O presente relatório divide-se em 3 capítulos, apresentando-se como primeiro o capitulo dedicado à revisão da literatura dos estudos apresentados. Este capítulo autentica a posição e as posturas já adquiridas por diversos autores acerca desta temática, no mesmo sentido que valoriza a importância desta no seio da comunidade científica por forma à construção de cidadãos críticos. O segundo capítulo assenta sobre análise dos objectos de estudo propostos, das estratégias delineadas e das questões orientadoras da investigação. Para finalizar, o terceiro capítulo aborda a análise aos dados recolhidos e a sua reflexão, de forma a assumir uma posição conclusiva sobre as investigações efectuadas. Os dados analisados apresentam-se distintos em ambos os estudos: na abordagem das fontes históricas e fílmica, a base de sustentação foram os alunos e as suas respostas em duas Fichas de trabalho (FTs); no que diz respeito ao tipo de questionamento, enquadra as perguntas efectuadas pelos professores e a sua análise segundo a categorização de perguntas acerca dos mapas. Nesta análise efectuada durante a investigação distanciou-se afincadamente as posições dos estudos, percebendo a importância de cada um destes na evolução dos alunos e na sua formação futura. Na base da fonte histórica e fílmica, concluiu-se que os alunos conseguiram distanciar a postura adquirida pelas fontes escrita e fílmica, designando inclusive a fílmica como sendo a mais distante da realidade. Já no estudo acerca do questionamento dos professores, complementa-se os diferentes tipos de questionamentos e apura-se o que se apresenta em melhores condições para a construção do conhecimento geográfico. Da mesma maneira, realizase uma articulação entre perguntas por forma a delinear o melhor questionamento para o aluno.The following Supervised Pedagogical Intervention Internship Report was produced for the Masters in History and Geography Teaching’s Professional Internship subject. The studies found in this report were developed in two completely different 10th grade classes, at a school in Braga. Their main goal was to analyze how the knowledge in History could be constructed using historical sources and fiction movies (History) and identify the Geography’s teachers’ written query on the exploration of maps (Geography). The report is divided in 3 chapters, being that the first is dedicated to revising the presented results. This chapter authenticates the position and attitudes already defended by several authors in regards to this matter and values the importance of such ideas within the scientific community in shaping critical citizens. The second chapter is explains the analysis of the subjects proposed for study, the defined strategies and upcoming questions of the investigation. Finally, the third chapter develops the analysis of the data collected and final considerations about it, so as to come to a conclusive position on the investigations made. In both studies, the analyzed data is distinct. On the approach of historical and cinematic sources (History), the basis of the data collected were the students themselves and their answers in two Work Assignments (WAs). As for the query (Geography), it features questions asked by the teacher’s and its analysis according to the category of queries about the maps. In this investigation, both positions of the studies were separated because of the importance of each in the student’s evolution and future training. In regards to the study about historical and cinematic sources, it was determined that the students were able to differentiate the concepts acquired by written and cinematic sources, having inclusively stated that the cinematic source was further away from the reality. As for the study on the teacher’s queries, the different kinds of query are complemented and the one who presents the best condition for the construction of geographic knowledge is established. In the same way, an articulation between questions is needed so as to improve the student’s questions.Melo, Maria do CéuUniversidade do MinhoGomes, Luís Fernando Marques20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/37736por201513390info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:50:50Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37736Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:49:35.431748Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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