A docência nos Institutos Federais em tempos pandêmicos: provocações teóricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouvêa, Patrícia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Paniago, Rosenilde, Sarmento, Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/68651
Resumo: Este ensaio teórico objetiva elucidar provocações teóricas sobre a docência nos Institutos Federais (IFs), em meio à pandemia do início do século XXI, problematizando os desafios, saberes docentes e necessidades formativas para o ensino não presencial. Em face do isolamento social, decorrente do novo coronavírus (COVID-19), os professores foram desafiados ao ensino por meio de aulas remotas não presenciais, tendo que mobilizar diversas estratégias didáticas, algumas de formas improvisadas, mediadas pelas tecnologias, para as quais, muitos não estavam preparados. Na construção deste ensaio teórico, recorre-se inicialmente a uma reflexão sobre o contexto sociopolítico da educação brasileira pública em meio à pandemia. Posteriormente, discorre-se sobre o ensino não presencial no contexto pandêmico, sinalizando as orientações das diretrizes do CNE/MEC e finalizar-se-á com algumas provocações teóricas sobre a docência, destacando os desafios e advogando a necessidade da formação para a mobilização de saberes docentes que contemplem as necessidades do ensino-aprendizagem em um cenário tão complexo.
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spelling A docência nos Institutos Federais em tempos pandêmicos: provocações teóricasTeaching in Federal Institutes in Pandemic Times: theoretical provocationsDocênciaEnsino não presencialSaberes docentesTeachingNon presentialTeaching knowledgeCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste ensaio teórico objetiva elucidar provocações teóricas sobre a docência nos Institutos Federais (IFs), em meio à pandemia do início do século XXI, problematizando os desafios, saberes docentes e necessidades formativas para o ensino não presencial. Em face do isolamento social, decorrente do novo coronavírus (COVID-19), os professores foram desafiados ao ensino por meio de aulas remotas não presenciais, tendo que mobilizar diversas estratégias didáticas, algumas de formas improvisadas, mediadas pelas tecnologias, para as quais, muitos não estavam preparados. Na construção deste ensaio teórico, recorre-se inicialmente a uma reflexão sobre o contexto sociopolítico da educação brasileira pública em meio à pandemia. Posteriormente, discorre-se sobre o ensino não presencial no contexto pandêmico, sinalizando as orientações das diretrizes do CNE/MEC e finalizar-se-á com algumas provocações teóricas sobre a docência, destacando os desafios e advogando a necessidade da formação para a mobilização de saberes docentes que contemplem as necessidades do ensino-aprendizagem em um cenário tão complexo.This theoretical essay aims to elucidate theoretical provocations about teaching in Federal Institutes (IFs), in the midst of the pandemic of the beginning of the 21st century, by problematizing the challenges, teaching knowledge, and formative needs for non-presential teaching. In the face of social isolation, resulting from the new coronavirus (COVID-19), teachers were challenged to teach through remote, off-site classes, having to mobilize various didactic strategies, some in improvised ways, mediated by technology, for which many were not prepared. In the construction of this theoretical essay, a reflection on the socio-political context of Brazilian public education in the midst of the pandemic was first used. Subsequently, a discussion will be held on non-presential teaching in the pandemic context, signalling the guidelines of the CNE/MEC and will conclude with some theoretical provocations on teaching, highlighting the challenges and advocating the need for training for the mobilisation of teaching knowledge to meet the needs of teaching and learning in such a complex scenario.Fundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UIDB/00317/2020Universidade Federal de Jataí. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoUniversidade do MinhoGouvêa, PatríciaPaniago, RosenildeSarmento, Teresa20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/68651porGouvêa Nunes, P., Nogueira Paniago, R., & Sarmento, T. (2020). A docência nos Institutos Federais em tempos pandêmicos: provocações teóricas. Itinerarius Reflectionis, 16(1), 01-21. https://doi.org/10.5216/rir.v16i1.653421807-9342info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:34:46Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68651Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:30:30.816836Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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