A internacionalização das empresas portuguesas : a opção pelo investimento direto estrangeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Ângela Maria Fernandes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/8571
Resumo: Dissertação de Mestrado em Relações Internacionais
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spelling A internacionalização das empresas portuguesas : a opção pelo investimento direto estrangeiroInternacionalizaçãoIDEEmpresas transnacionaisParadigma de OLIEstudo de casoEmpresas portuguesasDissertação de Mestrado em Relações InternacionaisResumo O presente estudo pretende contribuir para a análise do fenómeno da internacionalização empresarial portuguesa, nomeadamente, no que diz respeito ao caso do Investimento Direto Estrangeiro. O objetivo deste projeto é, através de um estudo de caso de cinco empresas portuguesas, observar em que condições e com que objetivos essas empresas realizam IDE. Pretendemos igualmente constatar se as empresas em análise possuem as características necessárias para se internacionalizarem recorrendo a um modo tão exigente como é o caso do IDE. Para tal, utilizaremos o Paradigma de OLI teorizado por John Dunning (1988). O Paradigma de OLI permite identificar que tipo de vantagens são necessárias para a realização de IDE ou, no caso de não se conjugarem as vantagens necessárias para este tipo de investimento, possibilita a determinação de outras formas de internacionalização mais adequadas para determinado mercado.Abstract The present study aims to contribute to the analysis of the phenomenon of Portuguese business internationalization, particularly with regard to the case of Foreign Direct Investment. The main goal of this project is to observe under what conditions and with which objectives certain firms undertake FDI, through a case study of five Portuguese companies. We also want to note whether the companies under analysis have what is necessary to internationalize using a stringently form as in the case of IDE features. To do this, we use the OLI paradigm theorized by John Dunning (1988). The OLI paradigm allows us to identify what kind of benefits are necessary for the realization of FDI or, if it does not fulfill the necessary advantages for this type of investment, allows the determination of more appropriate forms of internationalization for a particular market.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasCosta, Carla GuapoRepositório da Universidade de LisboaMachado, Ângela Maria Fernandes2015-05-11T10:30:57Z2015-03-062015-03-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/8571TID:201510197porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:39:09Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/8571Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:55:32.758183Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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