Modelos de entrega no last mile: estudo de caso na Worten
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/144289 |
Resumo: | O crescimento do e-commerce, que tem vindo a decorrer na última década, criou um aumento das entregas ao cliente final, ou entregas last mile, no segmento Business to Consumer. Atualmente, o last mile é uma das fases mais dispendiosas e ineficientes de toda a cadeia de abastecimento. Ao efetuar uma compra, os clientes, consideram os serviços de entrega como um dos fatores com maior influência no processo de escolha de retalhista. Deste modo, para melhorar a qualidade do seu serviço, um retalhista deve melhorar o seu sistema de entregas ou desenvolver novos métodos. Assim, revela-se a importância da oferta de serviços de entrega last mile eficientes por parte dos retalhistas. Neste contexto, foi desenvolvida esta investigação, através de um estudo de caso com enfoque na operação de entrega de pequenos formatos da Worten. O presente estudo visa, numa primeira fase, à análise da eficiência e custos dos métodos de entrega last mile, oferecidos pela Worten, isto é, as home deliveries e o click&collect. De seguida, numa segunda fase visa foca- se na avaliação da introdução de um novo método de entrega do tipo collection points: a rede pick up, com o objetivo de aumentar a eficiência e reduzir custos. No final da presente dissertação, com base nos resultados obtidos, foi possível identificar os principais problemas dos métodos de entrega atuais propondo ações de melhoria. Para além disto, foi possível concluir que a introdução da rede pick up como método de entrega poderá ser vantajosa para a Worten. |
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Modelos de entrega no last mile: estudo de caso na WortenMétodos de entrega last mileAvaliação da eficiênciaCustosHome deliveryCollection pointDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasO crescimento do e-commerce, que tem vindo a decorrer na última década, criou um aumento das entregas ao cliente final, ou entregas last mile, no segmento Business to Consumer. Atualmente, o last mile é uma das fases mais dispendiosas e ineficientes de toda a cadeia de abastecimento. Ao efetuar uma compra, os clientes, consideram os serviços de entrega como um dos fatores com maior influência no processo de escolha de retalhista. Deste modo, para melhorar a qualidade do seu serviço, um retalhista deve melhorar o seu sistema de entregas ou desenvolver novos métodos. Assim, revela-se a importância da oferta de serviços de entrega last mile eficientes por parte dos retalhistas. Neste contexto, foi desenvolvida esta investigação, através de um estudo de caso com enfoque na operação de entrega de pequenos formatos da Worten. O presente estudo visa, numa primeira fase, à análise da eficiência e custos dos métodos de entrega last mile, oferecidos pela Worten, isto é, as home deliveries e o click&collect. De seguida, numa segunda fase visa foca- se na avaliação da introdução de um novo método de entrega do tipo collection points: a rede pick up, com o objetivo de aumentar a eficiência e reduzir custos. No final da presente dissertação, com base nos resultados obtidos, foi possível identificar os principais problemas dos métodos de entrega atuais propondo ações de melhoria. Para além disto, foi possível concluir que a introdução da rede pick up como método de entrega poderá ser vantajosa para a Worten.The growth of e-commerce, which has been taking place in the last decade, has created an increase in final consumer deliveries, or last mile deliveries, in the B2C segment. Today, the last mile is considered by many authors to be one of the most expensive and inefficient stages of the entire supply chain. Delivery services are considered to be one of the most influential factors in a consumer's decision to choose a retailer to make a purchase. Thus, the literature says that, to improve the quality of a service, a retailer should improve their current delivery system or create new methods. In that way, the importance of offering efficient last mile delivery services by retailers is revealed. In this context, this research was developed, through a case study focusing on the Worten small format delivery operation. The present study aims, initially, to analyze the efficiency and costs of the last mile delivery methods offered by Worten and in a second phase to evaluate the introduction of a new delivery method with a collection point tipology: the pick up network, with the aim of increasing efficiency and reducing costs. At the end of this dissertation, based on the results obtained, it was possible to identify the main problems of the current delivery methods proposing actions to improve it. In addition, it was possible to conclude that the introduction of the pick up network as a delivery method can be advantageous for Worten.Remígio, HelenaRUNCavaco, Maria Madalena Gomes da Silva2022-09-27T17:27:44Z2018-112018-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/144289porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:23:50Zoai:run.unl.pt:10362/144289Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:51:28.555348Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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