Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: educação e desenvolvimento sustentável na infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Inês Carrinho
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/10921
Resumo: O presente relatório desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de prática de ensino supervisionada com a finalidade de obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar. Este trabalho procurou compreender a) de que forma surgiu e se expandiu o conceito de “sustentabilidade” e “desenvolvimento sustentável”; b) como pode a educação pré-escolar contribuir para a sustentabilidade e c) em que se baseia a subescala da ECERS (Early Childhood Environment Rating Scale), relativa à sustentabilidade cultural e social, económica e ambiental para fazer a avaliação do ambiente educativo de uma sala de aula. Neste sentido, muitas pesquisas foram feitas para as duas primeiras questões. Relativamente à última, eu e a educadora cooperante começámos por preencher a subescala mencionada e através dos resultados obtidos tomámos medidas de forma a agir garantindo melhorias numa próxima avaliação. Este último processo foi apoiado pela metodologia da investigação-ação que é um processo complexo, que exige ao professor-investigador percorrer muitas etapas que o guiam numa posterior intervenção; ### ABSTRACTS: Education and Sustainable Development in Childhood This report was developed as part of the course unit of supervised teaching practice in order to obtain a Master's degree in preschool education. This study attempted to understand a) how the concepts of "sustainability" and "sustainable development" have emerged and expanded; b) how the preschool education can contribute to sustainability and c) the basis of the subscale of the ECERS (Early Childhood Environment Rating Scale) on the social, cultural, economic and environmental sustainability in order to assess the educational environment of a In this regard, a lot of research has been undertaken on the first two questions. As for the latter, the cooperating teacher and myself started by filling in the subscale mentioned earlier and, on the basis of the results obtained we have taken action in order to ensure improvements in the next evaluation. This process was supported by the research-action methodology which is a complex process, requiring the teacher-researcher to travel many steps which will guide him/her in subsequent interventions.
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