Laboratório de criação a partir de Macbeth de William Shakespeare

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Andreia Frazão
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5774
Resumo: Relatório de Estágio submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Encenação.
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spelling Laboratório de criação a partir de Macbeth de William ShakespeareAlfabeto do corpoVoz orgânicaVidaImpulsoAlphabet bodyOrganic voiceLifeImpulseRelatório de Estágio submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Encenação.O trabalho de corpo e voz com Jorge Parente é uma herança de dois nomes importantes na arte teatral. O primeiro bastante conhecido Jerzy Grotowski e o segundo menos Zygmunt Molik, mas que deixou um forte contributo no trabalho de exploração da voz do actor a partir daquilo que ele denominou como o Alfabeto do Corpo. Jorge Parente trabalhou directamente com Zygmunt Molik e é hoje o detentor do saber teórico e prático de um método pedagógico de trabalho de voz e corpo. Neste método o trabalho da voz e do corpo são indissociáveis já que a ampliação do potencial vocal está profundamente enraizado no trabalho do corpo, ou melhor, na exploração das letras do alfabeto do corpo. A partir dessa exploração a voz conquista novos espaços de ressonância, conquista uma nova abertura e torna-se progressivamente mais orgânica. É da exploração do alfabeto do corpo que se encontram os momentos em que podemos observar um estado de presença a que chamamos Vida. A Vida é um estado de presença consciente, caracterizado pela capacidade de escutar os impulsos do corpo e destes não estarem em conflito com a mente. É a descoberta da Vida que confere qualidade teatral às acções e à voz do actor. Esta metodologia orientou o trabalho de laboratório de criação a partir do texto Macbeth de William Shakespeare permitindo aos seus participantes uma aprendizagem que ultrapassou os limites de uma simples experiência pedagógica para se revelar uma experiência mais vasta de desenvolvimento pessoal. É nesta medida, na medida de uma ampla experiência humana, que podemos considerar este projecto como uma aproximação àquilo que Grotowski defendeu na sua última fase de trabalho de investigação e que Peter Brook denominou de Arte como Veículo.ABSTRACT - The body work and voice with Jorge Parente is an inheritance of two prominent names in theater art. The first well-known Jerzy Grotowski and the second least Zygmunt Molik, but he left a strong contribution in the work of exploration of the actor's voice from what he termed as the alphabet Body. Jorge Parente worked directly with Zygmunt Molik and today is the holder of theoretical and practical pedagogical method of voice and body work. In this method the work of the voice and body are inseparable since the growing potential of the vocal work is deeply rooted in the body, or rather the exploitation of the letters of the alphabet of the body. From this operation the voice conquer new spaces resonance, conquer a new opening and becomes progressively more organic. It is the exploitation of the alphabet of the body that are the moments in which we can observe the presence of a state we call life. Life is a state of conscious presence, characterized by the ability to listen to the impulses of the body and these are not in conflict with the mind. It is the discovery of Life which gives quality theatrical actions and the voice actor. This methodology has guided the work of creation from the lab text Macbeth by William Shakespeare enabling its participants learning that exceeded the limits of a simple pedagogical experience to reveal a wider experience of personal development. It is to that extent, as a broad human experience, we can consider this project as an approximation to what Grotowski defended in its last phase of research work and Peter Brook called Art as Vehicle.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e CinemaAprea, CiroRCIPLPires, Andreia Frazão2016-03-03T16:21:42Z2014-01-242014-01-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5774TID:201040786porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:49:40Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5774Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:00.655222Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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