Posicionamento da utente no segundo estadío do trabalho de parto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/15564 |
Resumo: | A analise antropológica e histórica das posições para parir mostra que as mulheres ao longo dos seculos sempre utilizaram varias formas de parir em posições verticalizadas e que quando deixadas por sua livre iniciativa assumem de forma natural a posição vertical para parir. No mundo ocidental e consequência da medicalização do parto, ocorreu também a medicalização das posições de nascer. A norma passou a ser posição de deitada ou de litotomia para parir. Com o tempo foi-se perdendo a confiança no saber apoiar um parto livre de intervenções e em posições diferentes das posições de nascimento “medicalizadas”. Descrevemos neste relatório o projeto de intervenção profissional que teve como objetivo geral, mudar as práticas de posicionamento no segundo estadío do trabalho de parto. Como metodologia foi utilizado o processo de gestão da mudança através das etapas mudança planeada, recorrendo á formação ação como instrumento e que teve como alvo de intervenção a equipa de enfermagem de uma sala de partos. Com este trabalho contribuiu-se para a implementação de posicionamentos verticalizados no 2º estadío do trabalho de parto, promovendo a adequação dos cuidados de enfermagem especializados às necessidades e desejos da parturiente, numa perpectiva de melhoria contínua dos cuidados; ABSTRACT:The analysis and anthropological history of positions of birth shows that women over the centuries have always used various ways to give birth in upright positions and when left on its own initiative naturally assume the vertical position for birth. In the Western World, as a consequence of the medicalisation of childbirth, there was also a medicalisation of the positions to give birth. The norm is now the lying or lithotomic position for birth. As time went by there was also the loss of confidence in knowing how to support a delivery free of interventions and in positions different from those of a "medicalized" birth . This report will describe the project of professional intervention that aimed to change the practices of positioning in the second stage of labor. As methodology it was used the process of change management, through a planned change using the action learning as an instrument of change. The target was the nursing and midwifery staff of a delivery room. This work contributed to the implementation of upright positions in the second stage of labor, promoting the adequacy of skilled midwifery care to the needs and desires of the women in a perspective of continuous improvement of care. |
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