A era da participação digital e da cultura do gratuito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/81 |
Resumo: | O presente artigo tem como propósito principal analisar o consumidor/utilizador de internet a partir de três fatores que o influenciam e o definem: a cultural digital, a cultura da participação e a cultura do gratuito. Este texto pretende, a partir de uma revisão bibliográfica, abordar um quadro teórico de referência das perceções de Kerckhove (1997) sobre o consumidor e as perspetivas de Castells (2001), de O´Reilly (2005), de Jenkins (2006) e de Anderson (2008, 2009) sobre o tipo de era onde ele se insere. Este artigo pretende contribuir para melhorar o entendimento do consumidor dos novos meios digitais. |
id |
RCAP_e707b4a7fe7a8328508c1f6c7e7fe8f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/81 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A era da participação digital e da cultura do gratuitoconsumidor, participação, cultura, novos meiosO presente artigo tem como propósito principal analisar o consumidor/utilizador de internet a partir de três fatores que o influenciam e o definem: a cultural digital, a cultura da participação e a cultura do gratuito. Este texto pretende, a partir de uma revisão bibliográfica, abordar um quadro teórico de referência das perceções de Kerckhove (1997) sobre o consumidor e as perspetivas de Castells (2001), de O´Reilly (2005), de Jenkins (2006) e de Anderson (2008, 2009) sobre o tipo de era onde ele se insere. Este artigo pretende contribuir para melhorar o entendimento do consumidor dos novos meios digitais.ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga2015-06-30T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/81oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/81International Journal of Marketing, Communication and New Media; Vol 3, No 4 (2015)2182-9306reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/81http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/81/48http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/downloadSuppFile/81/58http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/downloadSuppFile/81/59Oliveira, Sandrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-22T10:30:37Zoai:u3isjournal.isvouga.pt:article/81Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:24.055313Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A era da participação digital e da cultura do gratuito |
title |
A era da participação digital e da cultura do gratuito |
spellingShingle |
A era da participação digital e da cultura do gratuito Oliveira, Sandra consumidor, participação, cultura, novos meios |
title_short |
A era da participação digital e da cultura do gratuito |
title_full |
A era da participação digital e da cultura do gratuito |
title_fullStr |
A era da participação digital e da cultura do gratuito |
title_full_unstemmed |
A era da participação digital e da cultura do gratuito |
title_sort |
A era da participação digital e da cultura do gratuito |
author |
Oliveira, Sandra |
author_facet |
Oliveira, Sandra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Sandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
consumidor, participação, cultura, novos meios |
topic |
consumidor, participação, cultura, novos meios |
description |
O presente artigo tem como propósito principal analisar o consumidor/utilizador de internet a partir de três fatores que o influenciam e o definem: a cultural digital, a cultura da participação e a cultura do gratuito. Este texto pretende, a partir de uma revisão bibliográfica, abordar um quadro teórico de referência das perceções de Kerckhove (1997) sobre o consumidor e as perspetivas de Castells (2001), de O´Reilly (2005), de Jenkins (2006) e de Anderson (2008, 2009) sobre o tipo de era onde ele se insere. Este artigo pretende contribuir para melhorar o entendimento do consumidor dos novos meios digitais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-30T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/81 oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/81 |
url |
http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/81 |
identifier_str_mv |
oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/81 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/81 http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/81/48 http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/downloadSuppFile/81/58 http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/downloadSuppFile/81/59 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga |
publisher.none.fl_str_mv |
ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga |
dc.source.none.fl_str_mv |
International Journal of Marketing, Communication and New Media; Vol 3, No 4 (2015) 2182-9306 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130451716079616 |