Aprendizagem e educação de adultos em Portugal e na eu: relevância sociológica, desafios conceptuais e resultados de investigação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292023000200009 |
Resumo: | Resumo Este artigo tem como enfoque a investigação sobre a participação da população adulta em processos de aprendizagem e educação. Discute e sistematiza as principais perspetivas analíticas, dispositivos metodológicos e resultados de investigação, situando, numa perspetiva comparada e temporalmente alargada, a evolução registada em Portugal neste domínio. Sublinham-se as acentuadas desigualdades sociais associadas à aprendizagem ao longo da vida, a complexidade e multiplicidade dos fatores que condicionam ou favorecem a participação, destacando a centralidade das políticas públicas. Abordam-se, ainda, as implicações sociais destes processos, para os indivíduos e para as sociedades, e defende-se a necessidade de reforçar a investigação sociológica neste campo. |
id |
RCAP_e7109c69c0f3b151684703c5bca51fa1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0873-65292023000200009 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprendizagem e educação de adultos em Portugal e na eu: relevância sociológica, desafios conceptuais e resultados de investigaçãoaprendizagem e educação de adultosdesigualdades sociais na participaçãoimpactos sociais da aprendizagem e educação de adultosPortugal e Europa.Resumo Este artigo tem como enfoque a investigação sobre a participação da população adulta em processos de aprendizagem e educação. Discute e sistematiza as principais perspetivas analíticas, dispositivos metodológicos e resultados de investigação, situando, numa perspetiva comparada e temporalmente alargada, a evolução registada em Portugal neste domínio. Sublinham-se as acentuadas desigualdades sociais associadas à aprendizagem ao longo da vida, a complexidade e multiplicidade dos fatores que condicionam ou favorecem a participação, destacando a centralidade das políticas públicas. Abordam-se, ainda, as implicações sociais destes processos, para os indivíduos e para as sociedades, e defende-se a necessidade de reforçar a investigação sociológica neste campo.Editora Mundos Sociais2023-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292023000200009Sociologia, Problemas e Práticas n.102 2023reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292023000200009Ávila,Patríciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:11:11Zoai:scielo:S0873-65292023000200009Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:22:24.626845Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem e educação de adultos em Portugal e na eu: relevância sociológica, desafios conceptuais e resultados de investigação |
title |
Aprendizagem e educação de adultos em Portugal e na eu: relevância sociológica, desafios conceptuais e resultados de investigação |
spellingShingle |
Aprendizagem e educação de adultos em Portugal e na eu: relevância sociológica, desafios conceptuais e resultados de investigação Ávila,Patrícia aprendizagem e educação de adultos desigualdades sociais na participação impactos sociais da aprendizagem e educação de adultos Portugal e Europa. |
title_short |
Aprendizagem e educação de adultos em Portugal e na eu: relevância sociológica, desafios conceptuais e resultados de investigação |
title_full |
Aprendizagem e educação de adultos em Portugal e na eu: relevância sociológica, desafios conceptuais e resultados de investigação |
title_fullStr |
Aprendizagem e educação de adultos em Portugal e na eu: relevância sociológica, desafios conceptuais e resultados de investigação |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem e educação de adultos em Portugal e na eu: relevância sociológica, desafios conceptuais e resultados de investigação |
title_sort |
Aprendizagem e educação de adultos em Portugal e na eu: relevância sociológica, desafios conceptuais e resultados de investigação |
author |
Ávila,Patrícia |
author_facet |
Ávila,Patrícia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ávila,Patrícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagem e educação de adultos desigualdades sociais na participação impactos sociais da aprendizagem e educação de adultos Portugal e Europa. |
topic |
aprendizagem e educação de adultos desigualdades sociais na participação impactos sociais da aprendizagem e educação de adultos Portugal e Europa. |
description |
Resumo Este artigo tem como enfoque a investigação sobre a participação da população adulta em processos de aprendizagem e educação. Discute e sistematiza as principais perspetivas analíticas, dispositivos metodológicos e resultados de investigação, situando, numa perspetiva comparada e temporalmente alargada, a evolução registada em Portugal neste domínio. Sublinham-se as acentuadas desigualdades sociais associadas à aprendizagem ao longo da vida, a complexidade e multiplicidade dos fatores que condicionam ou favorecem a participação, destacando a centralidade das políticas públicas. Abordam-se, ainda, as implicações sociais destes processos, para os indivíduos e para as sociedades, e defende-se a necessidade de reforçar a investigação sociológica neste campo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292023000200009 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292023000200009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292023000200009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mundos Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mundos Sociais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Sociologia, Problemas e Práticas n.102 2023 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137307540848640 |