Análise comparativa entre as histórias de vida de jovens delinquentes e de jovens “normativos”: serão assim tão diferentes?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, João Paulo Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/8535
Resumo: Há um contínuo entre o que é considerado uma adolescência “normativa”, da qual o desvio faz parte, até à adoção de comportamentos antissociais e “delinquentes”. A literatura tem-se focado ou na adolescência ou na delinquência, não havendo estudos que procurem articular estas duas dimensões, ou seja, analisar comparativamente adolescentes com comportamentos delinquentes e adolescentes “normativos”. Assim, no presente estudo procura-se comparar as histórias de vida de jovens delinquentes e de jovens “normativos”, no sentido de compreender este contínuo e tentar identificar o que os distingue. Para tal, entrevistaram-se 9 jovens institucionalizados em centros educativos (que cometeram crimes) e 9 jovens da comunidade sem historial de comportamento criminal. Utilizou-se a entrevista semi-estruturada “A história de vida” (The Life Story Interview”, Dan. P. McAdams 2008), sendo administrada individualmente. Utilizou-se como metodologia de análise das entrevistas a análise temática, recorrendo ao Nvivo 10. Os resultados indicam algumas diferenças mas também semelhanças entre os jovens: na história de vida dos jovens delinquentes os comportamentos desviantes é um tema que se destaca, enquanto que na dos jovens normativos há um foco no tema das atividades de lazer. Distinguem-se também ao nível do aproveitamento e percurso escolar. No entanto, ambos destacam e valorizam a família e o grupo de pares. Estes temas são discutidos e comparados tendo por base o que a literatura indica sobre os fatores de risco e os fatores protetores para a delinquência.
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