Integração de business intelligence no e-Commerce para PME

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Tânia Margarida Alves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/25340
Resumo: O aumento das vendas via online permitiu que o e-Commerce se tornasse num conceito usual no nosso quotidiano. O e-Commerce apresenta várias vantagens em relação ao comércio tradicional, o que se reflete numa melhor vantagem competitiva para as empresas. No entanto, as organizações ainda possuem pouco conhecimento acerca dos seus clientes e dos processos mais adequados e eficazes que devem aplicar para criar um ajuste perfeito entre as necessidades dos clientes e as ofertas das empresas. A utilização de plataformas para a construção do website é uma mais valia para clientes que pretendem desenvolver a sua loja online a baixo custo e sem ser necessário conhecimentos avançados de programação. No entanto, é pertinente escolher uma plataforma apropriada para atender às suas necessidades específicas e, para colmatar esse problema, foram realizadas análises comparativas a diversas plataformas open source de e-Commerce - Magento, OpenCart e PrestaShop - utilizando a metodologia OSSpal para determinar a plataforma mais completa. Outro conceito que também está em expansão é o Business Intelligence que é um conjunto de técnicas e ferramentas que transformam dados em bruto em informações significativas. O Business Intelligence disponibiliza recursos capazes de otimizar processos e de auxiliar os gestores a tomar decisões rápidas e assertivas, permitindo que a organização tenha uma estratégia de negócio otimizada e que adquira vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. Para a aplicação dos conceitos de Business Intelligence é necessário validar as plataformas existentes no mercado e encontrar a que melhor se adequa às necessidades da organização e, por essa razão, foi aplicada a metodologia OSSpal às plataformas open source BIRT, JasperSoft, Pentaho e SpagoBI com o objetivo de encontrar a plataforma mais robusta. Neste trabalho, de modo a solucionar os problemas de pouco conhecimento dos clientes que utilizam e-Commerce, propõe-se a combinação do e-Commerce com Business Intelligence. Esta união possibilita aumentar o conhecimento acerca dos clientes através da análise do comportamento, detetar padrões de compra, aprimorar a gestão do relacionamento com o cliente, obter melhor controlo na gestão de stock, criar suporte para ações de marketing direcionadas a clientes específicos, melhorar o desempenho financeiro, entre outras vantagens. Para tornar possível a junção das duas áreas é proposta uma nova arquitetura que engloba os conceitos das duas áreas e são apresentados dois modelos de integração.
id RCAP_e7130e3040505187b3b157df70ff507e
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/25340
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Integração de business intelligence no e-Commerce para PMEBusiness intelligencee-CommerceMetodologia OSSpalPlataformas open sourcePMEO aumento das vendas via online permitiu que o e-Commerce se tornasse num conceito usual no nosso quotidiano. O e-Commerce apresenta várias vantagens em relação ao comércio tradicional, o que se reflete numa melhor vantagem competitiva para as empresas. No entanto, as organizações ainda possuem pouco conhecimento acerca dos seus clientes e dos processos mais adequados e eficazes que devem aplicar para criar um ajuste perfeito entre as necessidades dos clientes e as ofertas das empresas. A utilização de plataformas para a construção do website é uma mais valia para clientes que pretendem desenvolver a sua loja online a baixo custo e sem ser necessário conhecimentos avançados de programação. No entanto, é pertinente escolher uma plataforma apropriada para atender às suas necessidades específicas e, para colmatar esse problema, foram realizadas análises comparativas a diversas plataformas open source de e-Commerce - Magento, OpenCart e PrestaShop - utilizando a metodologia OSSpal para determinar a plataforma mais completa. Outro conceito que também está em expansão é o Business Intelligence que é um conjunto de técnicas e ferramentas que transformam dados em bruto em informações significativas. O Business Intelligence disponibiliza recursos capazes de otimizar processos e de auxiliar os gestores a tomar decisões rápidas e assertivas, permitindo que a organização tenha uma estratégia de negócio otimizada e que adquira vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. Para a aplicação dos conceitos de Business Intelligence é necessário validar as plataformas existentes no mercado e encontrar a que melhor se adequa às necessidades da organização e, por essa razão, foi aplicada a metodologia OSSpal às plataformas open source BIRT, JasperSoft, Pentaho e SpagoBI com o objetivo de encontrar a plataforma mais robusta. Neste trabalho, de modo a solucionar os problemas de pouco conhecimento dos clientes que utilizam e-Commerce, propõe-se a combinação do e-Commerce com Business Intelligence. Esta união possibilita aumentar o conhecimento acerca dos clientes através da análise do comportamento, detetar padrões de compra, aprimorar a gestão do relacionamento com o cliente, obter melhor controlo na gestão de stock, criar suporte para ações de marketing direcionadas a clientes específicos, melhorar o desempenho financeiro, entre outras vantagens. Para tornar possível a junção das duas áreas é proposta uma nova arquitetura que engloba os conceitos das duas áreas e são apresentados dois modelos de integração.Bernardino, Jorge Fernandes RodriguesRepositório ComumFerreira, Tânia Margarida Alves2018-12-13T16:39:17Z2018-10-1920172018-10-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/25340TID:202242986porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-06-25T16:04:27Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/25340Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-06-25T16:04:27Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Integração de business intelligence no e-Commerce para PME
title Integração de business intelligence no e-Commerce para PME
spellingShingle Integração de business intelligence no e-Commerce para PME
Ferreira, Tânia Margarida Alves
Business intelligence
e-Commerce
Metodologia OSSpal
Plataformas open source
PME
title_short Integração de business intelligence no e-Commerce para PME
title_full Integração de business intelligence no e-Commerce para PME
title_fullStr Integração de business intelligence no e-Commerce para PME
title_full_unstemmed Integração de business intelligence no e-Commerce para PME
title_sort Integração de business intelligence no e-Commerce para PME
author Ferreira, Tânia Margarida Alves
author_facet Ferreira, Tânia Margarida Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bernardino, Jorge Fernandes Rodrigues
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Tânia Margarida Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Business intelligence
e-Commerce
Metodologia OSSpal
Plataformas open source
PME
topic Business intelligence
e-Commerce
Metodologia OSSpal
Plataformas open source
PME
description O aumento das vendas via online permitiu que o e-Commerce se tornasse num conceito usual no nosso quotidiano. O e-Commerce apresenta várias vantagens em relação ao comércio tradicional, o que se reflete numa melhor vantagem competitiva para as empresas. No entanto, as organizações ainda possuem pouco conhecimento acerca dos seus clientes e dos processos mais adequados e eficazes que devem aplicar para criar um ajuste perfeito entre as necessidades dos clientes e as ofertas das empresas. A utilização de plataformas para a construção do website é uma mais valia para clientes que pretendem desenvolver a sua loja online a baixo custo e sem ser necessário conhecimentos avançados de programação. No entanto, é pertinente escolher uma plataforma apropriada para atender às suas necessidades específicas e, para colmatar esse problema, foram realizadas análises comparativas a diversas plataformas open source de e-Commerce - Magento, OpenCart e PrestaShop - utilizando a metodologia OSSpal para determinar a plataforma mais completa. Outro conceito que também está em expansão é o Business Intelligence que é um conjunto de técnicas e ferramentas que transformam dados em bruto em informações significativas. O Business Intelligence disponibiliza recursos capazes de otimizar processos e de auxiliar os gestores a tomar decisões rápidas e assertivas, permitindo que a organização tenha uma estratégia de negócio otimizada e que adquira vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. Para a aplicação dos conceitos de Business Intelligence é necessário validar as plataformas existentes no mercado e encontrar a que melhor se adequa às necessidades da organização e, por essa razão, foi aplicada a metodologia OSSpal às plataformas open source BIRT, JasperSoft, Pentaho e SpagoBI com o objetivo de encontrar a plataforma mais robusta. Neste trabalho, de modo a solucionar os problemas de pouco conhecimento dos clientes que utilizam e-Commerce, propõe-se a combinação do e-Commerce com Business Intelligence. Esta união possibilita aumentar o conhecimento acerca dos clientes através da análise do comportamento, detetar padrões de compra, aprimorar a gestão do relacionamento com o cliente, obter melhor controlo na gestão de stock, criar suporte para ações de marketing direcionadas a clientes específicos, melhorar o desempenho financeiro, entre outras vantagens. Para tornar possível a junção das duas áreas é proposta uma nova arquitetura que engloba os conceitos das duas áreas e são apresentados dois modelos de integração.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-12-13T16:39:17Z
2018-10-19
2018-10-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/25340
TID:202242986
url http://hdl.handle.net/10400.26/25340
identifier_str_mv TID:202242986
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817546146756689920