Integração de business intelligence no e-Commerce para PME
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/25340 |
Resumo: | O aumento das vendas via online permitiu que o e-Commerce se tornasse num conceito usual no nosso quotidiano. O e-Commerce apresenta várias vantagens em relação ao comércio tradicional, o que se reflete numa melhor vantagem competitiva para as empresas. No entanto, as organizações ainda possuem pouco conhecimento acerca dos seus clientes e dos processos mais adequados e eficazes que devem aplicar para criar um ajuste perfeito entre as necessidades dos clientes e as ofertas das empresas. A utilização de plataformas para a construção do website é uma mais valia para clientes que pretendem desenvolver a sua loja online a baixo custo e sem ser necessário conhecimentos avançados de programação. No entanto, é pertinente escolher uma plataforma apropriada para atender às suas necessidades específicas e, para colmatar esse problema, foram realizadas análises comparativas a diversas plataformas open source de e-Commerce - Magento, OpenCart e PrestaShop - utilizando a metodologia OSSpal para determinar a plataforma mais completa. Outro conceito que também está em expansão é o Business Intelligence que é um conjunto de técnicas e ferramentas que transformam dados em bruto em informações significativas. O Business Intelligence disponibiliza recursos capazes de otimizar processos e de auxiliar os gestores a tomar decisões rápidas e assertivas, permitindo que a organização tenha uma estratégia de negócio otimizada e que adquira vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. Para a aplicação dos conceitos de Business Intelligence é necessário validar as plataformas existentes no mercado e encontrar a que melhor se adequa às necessidades da organização e, por essa razão, foi aplicada a metodologia OSSpal às plataformas open source BIRT, JasperSoft, Pentaho e SpagoBI com o objetivo de encontrar a plataforma mais robusta. Neste trabalho, de modo a solucionar os problemas de pouco conhecimento dos clientes que utilizam e-Commerce, propõe-se a combinação do e-Commerce com Business Intelligence. Esta união possibilita aumentar o conhecimento acerca dos clientes através da análise do comportamento, detetar padrões de compra, aprimorar a gestão do relacionamento com o cliente, obter melhor controlo na gestão de stock, criar suporte para ações de marketing direcionadas a clientes específicos, melhorar o desempenho financeiro, entre outras vantagens. Para tornar possível a junção das duas áreas é proposta uma nova arquitetura que engloba os conceitos das duas áreas e são apresentados dois modelos de integração. |
id |
RCAP_e7130e3040505187b3b157df70ff507e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/25340 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Integração de business intelligence no e-Commerce para PMEBusiness intelligencee-CommerceMetodologia OSSpalPlataformas open sourcePMEO aumento das vendas via online permitiu que o e-Commerce se tornasse num conceito usual no nosso quotidiano. O e-Commerce apresenta várias vantagens em relação ao comércio tradicional, o que se reflete numa melhor vantagem competitiva para as empresas. No entanto, as organizações ainda possuem pouco conhecimento acerca dos seus clientes e dos processos mais adequados e eficazes que devem aplicar para criar um ajuste perfeito entre as necessidades dos clientes e as ofertas das empresas. A utilização de plataformas para a construção do website é uma mais valia para clientes que pretendem desenvolver a sua loja online a baixo custo e sem ser necessário conhecimentos avançados de programação. No entanto, é pertinente escolher uma plataforma apropriada para atender às suas necessidades específicas e, para colmatar esse problema, foram realizadas análises comparativas a diversas plataformas open source de e-Commerce - Magento, OpenCart e PrestaShop - utilizando a metodologia OSSpal para determinar a plataforma mais completa. Outro conceito que também está em expansão é o Business Intelligence que é um conjunto de técnicas e ferramentas que transformam dados em bruto em informações significativas. O Business Intelligence disponibiliza recursos capazes de otimizar processos e de auxiliar os gestores a tomar decisões rápidas e assertivas, permitindo que a organização tenha uma estratégia de negócio otimizada e que adquira vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. Para a aplicação dos conceitos de Business Intelligence é necessário validar as plataformas existentes no mercado e encontrar a que melhor se adequa às necessidades da organização e, por essa razão, foi aplicada a metodologia OSSpal às plataformas open source BIRT, JasperSoft, Pentaho e SpagoBI com o objetivo de encontrar a plataforma mais robusta. Neste trabalho, de modo a solucionar os problemas de pouco conhecimento dos clientes que utilizam e-Commerce, propõe-se a combinação do e-Commerce com Business Intelligence. Esta união possibilita aumentar o conhecimento acerca dos clientes através da análise do comportamento, detetar padrões de compra, aprimorar a gestão do relacionamento com o cliente, obter melhor controlo na gestão de stock, criar suporte para ações de marketing direcionadas a clientes específicos, melhorar o desempenho financeiro, entre outras vantagens. Para tornar possível a junção das duas áreas é proposta uma nova arquitetura que engloba os conceitos das duas áreas e são apresentados dois modelos de integração.Bernardino, Jorge Fernandes RodriguesRepositório ComumFerreira, Tânia Margarida Alves2018-12-13T16:39:17Z2018-10-1920172018-10-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/25340TID:202242986porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-06-25T16:04:27Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/25340Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-06-25T16:04:27Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Integração de business intelligence no e-Commerce para PME |
title |
Integração de business intelligence no e-Commerce para PME |
spellingShingle |
Integração de business intelligence no e-Commerce para PME Ferreira, Tânia Margarida Alves Business intelligence e-Commerce Metodologia OSSpal Plataformas open source PME |
title_short |
Integração de business intelligence no e-Commerce para PME |
title_full |
Integração de business intelligence no e-Commerce para PME |
title_fullStr |
Integração de business intelligence no e-Commerce para PME |
title_full_unstemmed |
Integração de business intelligence no e-Commerce para PME |
title_sort |
Integração de business intelligence no e-Commerce para PME |
author |
Ferreira, Tânia Margarida Alves |
author_facet |
Ferreira, Tânia Margarida Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bernardino, Jorge Fernandes Rodrigues Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Tânia Margarida Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Business intelligence e-Commerce Metodologia OSSpal Plataformas open source PME |
topic |
Business intelligence e-Commerce Metodologia OSSpal Plataformas open source PME |
description |
O aumento das vendas via online permitiu que o e-Commerce se tornasse num conceito usual no nosso quotidiano. O e-Commerce apresenta várias vantagens em relação ao comércio tradicional, o que se reflete numa melhor vantagem competitiva para as empresas. No entanto, as organizações ainda possuem pouco conhecimento acerca dos seus clientes e dos processos mais adequados e eficazes que devem aplicar para criar um ajuste perfeito entre as necessidades dos clientes e as ofertas das empresas. A utilização de plataformas para a construção do website é uma mais valia para clientes que pretendem desenvolver a sua loja online a baixo custo e sem ser necessário conhecimentos avançados de programação. No entanto, é pertinente escolher uma plataforma apropriada para atender às suas necessidades específicas e, para colmatar esse problema, foram realizadas análises comparativas a diversas plataformas open source de e-Commerce - Magento, OpenCart e PrestaShop - utilizando a metodologia OSSpal para determinar a plataforma mais completa. Outro conceito que também está em expansão é o Business Intelligence que é um conjunto de técnicas e ferramentas que transformam dados em bruto em informações significativas. O Business Intelligence disponibiliza recursos capazes de otimizar processos e de auxiliar os gestores a tomar decisões rápidas e assertivas, permitindo que a organização tenha uma estratégia de negócio otimizada e que adquira vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. Para a aplicação dos conceitos de Business Intelligence é necessário validar as plataformas existentes no mercado e encontrar a que melhor se adequa às necessidades da organização e, por essa razão, foi aplicada a metodologia OSSpal às plataformas open source BIRT, JasperSoft, Pentaho e SpagoBI com o objetivo de encontrar a plataforma mais robusta. Neste trabalho, de modo a solucionar os problemas de pouco conhecimento dos clientes que utilizam e-Commerce, propõe-se a combinação do e-Commerce com Business Intelligence. Esta união possibilita aumentar o conhecimento acerca dos clientes através da análise do comportamento, detetar padrões de compra, aprimorar a gestão do relacionamento com o cliente, obter melhor controlo na gestão de stock, criar suporte para ações de marketing direcionadas a clientes específicos, melhorar o desempenho financeiro, entre outras vantagens. Para tornar possível a junção das duas áreas é proposta uma nova arquitetura que engloba os conceitos das duas áreas e são apresentados dois modelos de integração. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-12-13T16:39:17Z 2018-10-19 2018-10-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/25340 TID:202242986 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/25340 |
identifier_str_mv |
TID:202242986 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817546146756689920 |