Os navios do mar oceano : teoria e empiria na arquitectura naval portuguesa dos séculos XVI e XVII
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/46787 |
Resumo: | Medeia quase exactamente um século e meio entre os primeiros anos da década de 1420, altura em que o Infante D. Henrique começou a enviar sistematicamente navios para Sul com o objectivo de dobrar o Bojador, segundo no-Io conta Zurara, e o momento em que Fernando Oliveira escreveu a sua "Ars náutica" (c. 1570), cuja segunda parte é o primeiro texto teórico escrito por um português sobre arquitectura naval. Nesse século e meio, o alcance das navegações portuguesas ultrapassou os limites da imaginação dos homens do tempo, como alguns testemunhos da época bem dão conta, desde o catálogo das novas descobertas enunciado por Pedro Nunes, dizendo que se tinham descoberto novos mares, ilhas e terras, novo céu e novas estrelas, até à frase lapidar de Camões que tudo resume, com aquela singeleza que é apanágio do génio: se mais mundos houvera, lá chegara. Como chegaram onde chegaram é a questão que importa aqui. Numa palavra, pretende-se apresentar uma visão global da documentação técnica portuguesa de arquitectura naval, tornar a sua consulta acessível e caracterizar os navios da época. |
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Os navios do mar oceano : teoria e empiria na arquitectura naval portuguesa dos séculos XVI e XVIIArquitectura naval - Portugal - séc.16-17Viagens - séc.16-17Navios - Portugal - séc.16-17Portugal - História - séc.16-17História naval - Portugal - séc.16-17Medeia quase exactamente um século e meio entre os primeiros anos da década de 1420, altura em que o Infante D. Henrique começou a enviar sistematicamente navios para Sul com o objectivo de dobrar o Bojador, segundo no-Io conta Zurara, e o momento em que Fernando Oliveira escreveu a sua "Ars náutica" (c. 1570), cuja segunda parte é o primeiro texto teórico escrito por um português sobre arquitectura naval. Nesse século e meio, o alcance das navegações portuguesas ultrapassou os limites da imaginação dos homens do tempo, como alguns testemunhos da época bem dão conta, desde o catálogo das novas descobertas enunciado por Pedro Nunes, dizendo que se tinham descoberto novos mares, ilhas e terras, novo céu e novas estrelas, até à frase lapidar de Camões que tudo resume, com aquela singeleza que é apanágio do génio: se mais mundos houvera, lá chegara. Como chegaram onde chegaram é a questão que importa aqui. Numa palavra, pretende-se apresentar uma visão global da documentação técnica portuguesa de arquitectura naval, tornar a sua consulta acessível e caracterizar os navios da época.Centro de História da Universidade de LisboaRepositório da Universidade de LisboaDomingues, Francisco Contente2021-03-11T08:33:45Z20042004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/46787porDomingues, Francisco Contente. Os Navios do Mar Oceano. Teoria e Empiria na Arquitectura Naval Portuguesa dos Séculos XVI e XVII. Lisboa: Centro de História da Universidade de Lisboa, 2004.972-98766-9-Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:15Zoai:repositorio.ul.pt:10451/46787Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:58:52.106123Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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