Rotatividade e retenção de talentos: o caso da Bosch Car Multimédia Portugal, S.A.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Diana Isabel Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/81180
Resumo: Projeto de estágio de mestrado em Gestão de Recursos Humanos
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spelling Rotatividade e retenção de talentos: o caso da Bosch Car Multimédia Portugal, S.A.Turnover and talent retention: Bosch Car Multimedia Portugal, S.A. CaseAtração de talentosEmployee engagementGestão de recursos humanosRecrutamentoRetenção de talentosRotatividadeHuman resources managementRecruitmentTalent attractionTalent retentionTurnoverCiências Sociais::Economia e GestãoProjeto de estágio de mestrado em Gestão de Recursos HumanosO presente projeto foi elaborado no âmbito de um estágio curricular, para finalização do Mestrado em Gestão de Recursos Humanos, da Escola de Economia e Gestão, da Universidade do Minho. O objetivo primordial desta investigação é, por um lado, compreender o que causa as rescisões contratuais motivadas pelos colaboradores, e, por outro lado, como pode a Bosch Car Multimédia Portugal, S.A. aumentar a motivação dos seus colaboradores e, simultaneamente, aumentar a sua retenção. Para a presente investigação, foi necessário, em primeiro lugar, analisar os dados referentes às saídas voluntárias da organização, entre 2019 e 2021, incluindo as informações recolhidas durante as entrevistas de saída realizadas neste período. Em segundo lugar, realizaram-se entrevistas a colaboradores da Bosch, integrantes dos departamentos de inovação e desenvolvimento, para entender o que os motiva e desmotiva na organização, e como pode a Bosch Car Multimédia Portugal, S.A. implementar medidas em prol de aumentar a sua motivação a manter-se na organização. Por fim, e a partir dos dados recolhidos e analisados, foi possível propor algumas estratégias para resolver o problema em estudo, que a organização pode implementar em prol da resolução do referido problema.This report was written within an academic internship, with the aim to finish the master’s degree in human resources management, from Economics and Management School, at University of Minho. The main goal of this investigation is to, on one hand, understand what drives turnover, and on the other hand, how can Bosch Car Multimedia Portugal, S.A. increase their employees’ motivation and, at the same time, increase retention. First, it was necessary to analyse the data about voluntary turnover at the company between 2019 and 2021, including the information from exit interviews in this period. Second, some employees from innovation and development departments were interviewed, with the aim of understanding what motivates and unmotivates them at the company, and how can Bosch Car Multimedia Portugal, S.A. implement some ideas to increase their motivation in staying at the organization. Last, from the analyses, it was possible to give some possible solutions for this problem, which the organization can implement to solve this main issue.Ferreira, Ana PaulaUniversidade do MinhoSoares, Diana Isabel Oliveira20222025-01-01T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/81180por203055730info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:33:15Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/81180Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:28:45.206277Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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