Nativos e Imigrantes digitais à luz dos paradigmas de Morin e Castells

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Teresa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1912
Resumo: No momento em que sobressai alguma desorientação por parte dos agentes educativos quanto aos curricula, bem como à melhor forma de integrar os media e as tecnologias na educação explícita e implícita, talvez devido à descrença do mito “nativos digitais” e “imigrantes digitais”, este artigo pretende à luz dos paradigmas da complexidade - apresentado por Edgar Morin - e tecnológico - defendido por Manuel Castells - compreender o que justificou a emergência e o conteúdo de cada termo, assim como as razões que parecem legitimar a perda de força e significado da semântica em torno destes conceitos.
id RCAP_e734261abf8e7378fad25b468cc00158
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1912
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Nativos e Imigrantes digitais à luz dos paradigmas de Morin e CastellsNo momento em que sobressai alguma desorientação por parte dos agentes educativos quanto aos curricula, bem como à melhor forma de integrar os media e as tecnologias na educação explícita e implícita, talvez devido à descrença do mito “nativos digitais” e “imigrantes digitais”, este artigo pretende à luz dos paradigmas da complexidade - apresentado por Edgar Morin - e tecnológico - defendido por Manuel Castells - compreender o que justificou a emergência e o conteúdo de cada termo, assim como as razões que parecem legitimar a perda de força e significado da semântica em torno destes conceitos.PRISMA.COM2014-03-29T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1912oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1912PRISMA.COM; N.º 22 (2014): Especial (ICPD); 84-1041646-3153reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1912https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1912/3181Direitos de Autor (c) 2014 Revista PRISMA.COMinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Teresa2022-09-06T09:23:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1912Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:30:25.539150Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Nativos e Imigrantes digitais à luz dos paradigmas de Morin e Castells
title Nativos e Imigrantes digitais à luz dos paradigmas de Morin e Castells
spellingShingle Nativos e Imigrantes digitais à luz dos paradigmas de Morin e Castells
Silveira, Teresa
title_short Nativos e Imigrantes digitais à luz dos paradigmas de Morin e Castells
title_full Nativos e Imigrantes digitais à luz dos paradigmas de Morin e Castells
title_fullStr Nativos e Imigrantes digitais à luz dos paradigmas de Morin e Castells
title_full_unstemmed Nativos e Imigrantes digitais à luz dos paradigmas de Morin e Castells
title_sort Nativos e Imigrantes digitais à luz dos paradigmas de Morin e Castells
author Silveira, Teresa
author_facet Silveira, Teresa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Teresa
description No momento em que sobressai alguma desorientação por parte dos agentes educativos quanto aos curricula, bem como à melhor forma de integrar os media e as tecnologias na educação explícita e implícita, talvez devido à descrença do mito “nativos digitais” e “imigrantes digitais”, este artigo pretende à luz dos paradigmas da complexidade - apresentado por Edgar Morin - e tecnológico - defendido por Manuel Castells - compreender o que justificou a emergência e o conteúdo de cada termo, assim como as razões que parecem legitimar a perda de força e significado da semântica em torno destes conceitos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-29T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1912
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1912
url https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1912
identifier_str_mv oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1912
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1912
https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1912/3181
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2014 Revista PRISMA.COM
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2014 Revista PRISMA.COM
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PRISMA.COM
publisher.none.fl_str_mv PRISMA.COM
dc.source.none.fl_str_mv PRISMA.COM; N.º 22 (2014): Especial (ICPD); 84-104
1646-3153
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130170828783616