Tinta Barroca: identidade e comunicação para uma marca de promoção de eventos hoteleiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Marta Sofia Ribeiro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/16082
Resumo: A ilustração aplicada ao branding resulta de um modo reflexivo por parte do autor. Esse modo é, por si só, o papel do ilustrador como designer gráfico. A identidade de uma marca nasce da sua história, contexto e sensações, as quais o autor adquire e transmite, segundo as suas vivências, de modo a responder às necessidades das pessoas que o rodeiam. O desenvolvimento de uma marca é um longo processo de análise e reflexão, contínuo e exigente. Aplicando a ilustração a este meio, como objeto visual principal, a língua deixa de ser um entrave e a identidade passa a ser comunicada aos olhos e memória de qualquer um, de forma imediata e eficaz. Conceptualmente, a Tinta Barroca absorve estes princípios, transformando-se numa marca de eventos culturais, embora bastante focada em eventos que podem abranger jantares bem portugueses ou provas de vinho. O projeto foi desenvolvido à base do experimentalismo. Todas as ilustrações da marca foram, numa primeira fase, produzidas manualmente e posteriormente tratadas digitalmente, testando diferentes formas, texturas e materiais. A excessividade ilustrativa é o ponto de partida para comunicar as ideologias da Tinta Barroca, baseando-se no barroquismo, erotismo e nos prazeres da vida. A identidade gráfica da marca misturase com uma decoração já pré-definida: uma mesa bem preenchida e recheada de flores, frutos, vinho e comidas divinais, que se aproximam, pelo excesso, dos princípios do barroco.
id RCAP_e73af971e91368f57d39a4a1a89e786d
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/16082
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tinta Barroca: identidade e comunicação para uma marca de promoção de eventos hoteleirosDesignIdentidadeMarcasIlustraçãoPictogramasA ilustração aplicada ao branding resulta de um modo reflexivo por parte do autor. Esse modo é, por si só, o papel do ilustrador como designer gráfico. A identidade de uma marca nasce da sua história, contexto e sensações, as quais o autor adquire e transmite, segundo as suas vivências, de modo a responder às necessidades das pessoas que o rodeiam. O desenvolvimento de uma marca é um longo processo de análise e reflexão, contínuo e exigente. Aplicando a ilustração a este meio, como objeto visual principal, a língua deixa de ser um entrave e a identidade passa a ser comunicada aos olhos e memória de qualquer um, de forma imediata e eficaz. Conceptualmente, a Tinta Barroca absorve estes princípios, transformando-se numa marca de eventos culturais, embora bastante focada em eventos que podem abranger jantares bem portugueses ou provas de vinho. O projeto foi desenvolvido à base do experimentalismo. Todas as ilustrações da marca foram, numa primeira fase, produzidas manualmente e posteriormente tratadas digitalmente, testando diferentes formas, texturas e materiais. A excessividade ilustrativa é o ponto de partida para comunicar as ideologias da Tinta Barroca, baseando-se no barroquismo, erotismo e nos prazeres da vida. A identidade gráfica da marca misturase com uma decoração já pré-definida: uma mesa bem preenchida e recheada de flores, frutos, vinho e comidas divinais, que se aproximam, pelo excesso, dos princípios do barroco.The illustration applied to the branding, results from the author’s reflexive mode. This process defines, by itself, the role of the illustrator as a graphic designer. The identity of a brand germinates from its history, context and sensations, which the author acquires and transmits according to his experiences, in order to meet the needs of those around him. The development of a brand is a long process of analysis and reflexion, continuous and demanding. Applying the illustration to this environment as the main visual object, the language is no longer an obstacle and the identity gets to be communicated to the eyes and memory of anybody, in an immediate and effective way. Conceptually, Tinta Barroca absorbs these principles, becoming a brand of cultural events, although quite focused on events covering Portuguese dinners and wine tasting. This project was developed on the basis of experimentalism. All the illustrations of the brand were initially produced manually, and thereafter processed digitally by testing different shapes, textures and materials. The illustrative exceeding was the starting point to communicate the ideologies of Tinta Barroca, based on the Baroque style, the eroticism and the pleasures of life. The graphic identity of the brand is combined with a predefined decoration: a well-supplied table, filled with flowers, fruits, wine and heavenly food that, by the excess, approaches the Baroque principles.Universidade de Aveiro2018-07-20T14:00:56Z2015-10-30T00:00:00Z2015-10-302016-10-29T12:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/16082TID:201586797porFreitas, Marta Sofia Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T03:57:50Zoai:ria.ua.pt:10773/16082Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T03:57:50Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tinta Barroca: identidade e comunicação para uma marca de promoção de eventos hoteleiros
title Tinta Barroca: identidade e comunicação para uma marca de promoção de eventos hoteleiros
spellingShingle Tinta Barroca: identidade e comunicação para uma marca de promoção de eventos hoteleiros
Freitas, Marta Sofia Ribeiro
Design
Identidade
Marcas
Ilustração
Pictogramas
title_short Tinta Barroca: identidade e comunicação para uma marca de promoção de eventos hoteleiros
title_full Tinta Barroca: identidade e comunicação para uma marca de promoção de eventos hoteleiros
title_fullStr Tinta Barroca: identidade e comunicação para uma marca de promoção de eventos hoteleiros
title_full_unstemmed Tinta Barroca: identidade e comunicação para uma marca de promoção de eventos hoteleiros
title_sort Tinta Barroca: identidade e comunicação para uma marca de promoção de eventos hoteleiros
author Freitas, Marta Sofia Ribeiro
author_facet Freitas, Marta Sofia Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Marta Sofia Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Identidade
Marcas
Ilustração
Pictogramas
topic Design
Identidade
Marcas
Ilustração
Pictogramas
description A ilustração aplicada ao branding resulta de um modo reflexivo por parte do autor. Esse modo é, por si só, o papel do ilustrador como designer gráfico. A identidade de uma marca nasce da sua história, contexto e sensações, as quais o autor adquire e transmite, segundo as suas vivências, de modo a responder às necessidades das pessoas que o rodeiam. O desenvolvimento de uma marca é um longo processo de análise e reflexão, contínuo e exigente. Aplicando a ilustração a este meio, como objeto visual principal, a língua deixa de ser um entrave e a identidade passa a ser comunicada aos olhos e memória de qualquer um, de forma imediata e eficaz. Conceptualmente, a Tinta Barroca absorve estes princípios, transformando-se numa marca de eventos culturais, embora bastante focada em eventos que podem abranger jantares bem portugueses ou provas de vinho. O projeto foi desenvolvido à base do experimentalismo. Todas as ilustrações da marca foram, numa primeira fase, produzidas manualmente e posteriormente tratadas digitalmente, testando diferentes formas, texturas e materiais. A excessividade ilustrativa é o ponto de partida para comunicar as ideologias da Tinta Barroca, baseando-se no barroquismo, erotismo e nos prazeres da vida. A identidade gráfica da marca misturase com uma decoração já pré-definida: uma mesa bem preenchida e recheada de flores, frutos, vinho e comidas divinais, que se aproximam, pelo excesso, dos princípios do barroco.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-30T00:00:00Z
2015-10-30
2016-10-29T12:00:00Z
2018-07-20T14:00:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/16082
TID:201586797
url http://hdl.handle.net/10773/16082
identifier_str_mv TID:201586797
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543560784773120