Montreal Cognitive Assessment (MoCA): estudo de validação numa amostra de adolescentes delinquentes institucionalizados em Centros Educativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaro, Ana Luisa Geraldes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/25825
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica e Saúde (Psicologia Forense), apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
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spelling Montreal Cognitive Assessment (MoCA): estudo de validação numa amostra de adolescentes delinquentes institucionalizados em Centros EducativosDelinquência juvenilAvaliação psicológica, adolescentesDissertação de mestrado em Psicologia Clínica e Saúde (Psicologia Forense), apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de CoimbraOs estudos realizados com jovens delinquentes têm sugerido a existência de défices neuro-cognitivos, nomeadamente nos domínios das funções executivas e das capacidades verbais. A existência de testes de rastreio cognitivo que permitam identificar a presença de défices neuro-cognitivos em jovens que apresentam comportamentos delinquentes pode constituir um contributo relevante para a caracterização e elaboração de planos de intervenção específicos para estes jovens. A presente investigação tem como principal objetivo a validação do Montreal Cognitive Assessment (MoCA) numa amostra de jovens delinquentes institucionalizados em Centros Educativos. O MoCA é um instrumento de rastreio cognitivo, originalmente concebido para o rastreio do défice cognitivo ligeiro em adultos. A validação deste instrumento incluiu a sua aplicação a uma amostra de 94 jovens do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 14 e os 19 anos, institucionalizados em três Centros Educativos do país. No estudo de validade concorrente com este instrumento foram administrados os subtestes Vocabulário e Cubos da Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças – 3ª Edição ou da Escala da Inteligência de Wechsler para Adultos – 3ª Edição (em função das idades dos sujeitos), a 38 dos jovens integrantes da amostra. Os resultados indicam uma consistência interna aceitável nas pontuações no MoCA (α = .763), bem como correlações positivas, moderadas e estatisticamente significativas entre esta prova e os subtestes de Vocabulário e Cubos. Os resultados obtidos sugerem igualmente a indispensabilidade de ponderar um novo ponto de corte na identificação de défices cognitivos para este grupo. A presente investigação permitiu identificar a presença de défices nas competências verbais dos jovens da amostra, através dos itens do MoCA que avaliam estas capacidades. Verificaram-se também desempenhos inferiores aos dados normativos disponíveis em algumas das provas de realização (não-verbais), particularmente nos itens TMT-B, Contorno do Relógio e Números do Relógio; evidenciando ainda a presença de défices nas funções executivas, nomeadamente no que concerne aos domínios do MoCA Funções Executivas, Memória, e Atenção, Concentração e Memória de Trabalho. Estes resultados sugerem que estes jovens apresentam comprometimentos no funcionamento cognitivo, uma vez que os resultados médios obtidos são muito inferiores quando comparados com os resultados obtidos no estudo com este instrumento para a população Portuguesa. Este estudo não identificou diferenças estatisticamente significativas entre os resultados obtidos no MoCA e as variáveis idade, escolaridade, número de reprovações, área de residência, nível socioeconómico, trabalho, Centro Educativo, duração da medida, regime de internamento, ilícitos, medidas anteriores, histórico de ilícitos na família, diagnóstico de Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção, medicação e consumo de substâncias.Studies with young offenders have suggested the existence of neurocognitive impairments, particularly in the areas of executive functions and verbal abilities. The existence of cognitive screening tests to identify the presence of cognitive impairment in youths with delinquent behavior may constitute an important contribution to the characterization and development of specific action plans for these young. This research has as main objective to validate the Montreal Cognitive Assessment (MoCA) in a sample of young offenders institutionalized in Educational Centers. The MoCA is a brief screening instrument originally designed for screening for mild cognitive impairment in adults. The validation of this instrument include its application to a sample of 94 male young, aged between 14 and 19 years old, institutionalized in three Educational Centers of the country. In the study of concurrent validity were administered subtests Vocabulary and Block Design from the Wechsler Intelligence Scale for Children - 3rd Edition or Wechsler Adult Intelligence Scale - 3rd Edition (according to the ages of the subjects) to 38 of young people in our sample. The results indicate an acceptable internal consistency in scores of MoCA (α = .763) and positive, moderate and statistically significant correlations between this test and the subtests of Vocabulary and Block Design. The results also suggest the indispensability of considering a new cut-off point for identifying cognitive deficits for this group. This investigation identified the presence of deficits in verbal abilities of young people in the sample, through the MoCA items that assess these competences. There were also normative performances in some tasks of achievement (non-verbal), particularly in items TMT-B, Contour and Numbers; still showing the presence of deficits in executive functions, particularly in relation to the areas of the MoCA Executive Functions, Memory, and Attention, Concentration and Working Memory. These results suggest that these young have impairments in cognitive functions, once the average results obtained are lower when compared with the results obtained in the study with this instrument for the Portuguese population. This study did not identify significant differences between the results obtained MoCA and the variables age, education, number of disapprovals, area of residence, socioeconomic status, employment, Educational Center, duration of internment measure, type of internment, offenses, previous measures, previous history of offenses in the family, diagnosis of Attention Deficit Hyperactivity Disorder, medication and substance abuse.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/25825http://hdl.handle.net/10316/25825TID:201446570porAmaro, Ana Luisa Geraldesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:49Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/25825Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:31.907357Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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