Suporte social e auto-estima em jovens adultos: ligação ao par amoroso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Vânia Alexandra Sousa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2283
Resumo: A presente investigação de natureza transversal debruça-se sobre a vinculação amorosa e a sua ligação com o suporte social e a auto-estima. O estudo é composto por uma amostra de 334 jovens adultos a frequentar o ensino universitário, de ambos os géneros, com idades entre os 18 e os 25 anos. A recolha foi efectuada na universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Os instrumentos utilizados nesta investigação, o Social Support Appraisals, o Questionário de Vinculação Amorosa e o Rosenberg Self-Esteem Scale revelaram qualidades psicométricas adequadas, de acordo com as análises de consistência interna e a análise factorial confirmatória. O trabalho divide-se em duas partes. Na primeira parte foi realizada uma abordagem teórica em torno das temáticas, de acordo com os constructos inerentes e a abordagem a estudos empíricos já realizados. Na segunda parte, deu-se lugar ao estudo empírico que teve como objectivo verificar associações entre a vinculação amorosa, a percepção de suporte social e a auto-estima, seguidamente foram averiguadas análises diferenciais destas dimensões em função das variáveis sócio-demográficas, nomeadamente a idade, o género, a escolaridade, a configuração familiar, a duração e a importância da relação amorosa. Posteriormente, foram efectuadas análises de regressão múltipla hierárquica para testar o efeito preditor das variáveis sócio-demográficas e outras variáveis em estudo na vinculação amorosa e ainda, na auto-estima. Por fim, foi testado o papel moderador da dimensão da vinculação amorosa na associação entre o suporte social e a auto-estima. Os resultados demonstram que a vinculação amorosa, a percepção de suporte social e a auto-estima apresentam diferenças significativas em diversas variáveis sócio-demográficas. Ao mesmo tempo, observou-se o papel preditor da percepção de apoio dos professores na vinculação amorosa pautada pela confiança. Mostrou-se também um papel relevante do género masculino e da auto-estima na vinculação amorosa pautada pela ambivalência. Verificou-se igualmente o papel da auto-estima e a percepção de apoio dos professores na qualidade de vinculação amorosa pautada pela dependência. O género masculino por sua vez, mostra o seu efeito negativo na vinculação amorosa pautada pelo evitamento. Por outro lado, a ambivalência e a dependência (na vinculação ao par romântico) sugerem um efeito negativo na auto-estima, ao invés da percepção de apoio dos professores que apresenta um efeito positivo na auto-estima. Para além disto, constatou-se que a vinculação amorosa exerce o seu papel moderador na associação entre a percepção de suporte social e a auto-estima.
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Na primeira parte foi realizada uma abordagem teórica em torno das temáticas, de acordo com os constructos inerentes e a abordagem a estudos empíricos já realizados. Na segunda parte, deu-se lugar ao estudo empírico que teve como objectivo verificar associações entre a vinculação amorosa, a percepção de suporte social e a auto-estima, seguidamente foram averiguadas análises diferenciais destas dimensões em função das variáveis sócio-demográficas, nomeadamente a idade, o género, a escolaridade, a configuração familiar, a duração e a importância da relação amorosa. Posteriormente, foram efectuadas análises de regressão múltipla hierárquica para testar o efeito preditor das variáveis sócio-demográficas e outras variáveis em estudo na vinculação amorosa e ainda, na auto-estima. Por fim, foi testado o papel moderador da dimensão da vinculação amorosa na associação entre o suporte social e a auto-estima. Os resultados demonstram que a vinculação amorosa, a percepção de suporte social e a auto-estima apresentam diferenças significativas em diversas variáveis sócio-demográficas. Ao mesmo tempo, observou-se o papel preditor da percepção de apoio dos professores na vinculação amorosa pautada pela confiança. Mostrou-se também um papel relevante do género masculino e da auto-estima na vinculação amorosa pautada pela ambivalência. Verificou-se igualmente o papel da auto-estima e a percepção de apoio dos professores na qualidade de vinculação amorosa pautada pela dependência. O género masculino por sua vez, mostra o seu efeito negativo na vinculação amorosa pautada pelo evitamento. Por outro lado, a ambivalência e a dependência (na vinculação ao par romântico) sugerem um efeito negativo na auto-estima, ao invés da percepção de apoio dos professores que apresenta um efeito positivo na auto-estima. Para além disto, constatou-se que a vinculação amorosa exerce o seu papel moderador na associação entre a percepção de suporte social e a auto-estima.This cross-cutting research focuses on romantic attachment and its connection with social support and self-esteem. The study consists of a sample of 334 young adults attending university, of both genders, aged between 18 and 25. The collection was performed at the University of Trás-os-Montes and Alto Douro. The instruments used in this investigation, Social Support Appraisals, Romantic Attachment Questionnaire and Rosenberg Self Esteem Scale showed good psychometric properties, according to internal consistency analysis and confirmatory factor analysis. This work splits into two parts. In the first part a theoretical approach was carried out around the themes according to the inherent constructs and the approach to empirical studies already undertaken. In the second part, gave rise to the empirical study that aimed to examine associations between the romantic attachment, the perception of social support and self-esteem, then differential analysis of these dimensions in terms of socio-demographic variables, in particular age, gender, education, family configuration, duration and significance of a romantic relationship were investigated. Subsequently, multiple hierarchical regression analysis were carried out to test the predictor effect of socio-demographic and other variables in study on romantic attachment and also in self-esteem. Finally, we tested the moderating role of the dimension of romantic attachment in the association between social support and self-esteem. The results show that romantic attachment, social support perception and self-esteem presented significant differences in several socio-demographic variables. At the same time, the predictor role of perception of support of teachers in the romantic attachment guided by the confidence was observed. A relevant role of male gender and self-esteem in romantic attachment guided by avoidance was also revealed. Self-esteem and perception of teacher support role was also found in the romantic attachment characterized by dependence. The male gender revealed the negative effect on romantic attachment guided by avoidance. On the other hand, avoidance and dependency (in attachment to the romantic partner) suggest a negative effect on self-esteem, rather than the perception of teacher support that has a positive effect on self-esteem. In addition, it was found that the romantic attachment exerts its moderating role in the association between social support perception and self-esteem.2012-12-12T16:49:08Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2283pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Vânia Alexandra Sousareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:42:09Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2283Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:05.236995Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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