Identificação das características relevantes dos Sites das escolas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/21014 |
Resumo: | Este estudo tem como objectivo validar uma proposta de um "Modelo" para um site de uma Escola. A realização deste estudo decorre do pressuposto de que as instituições educacionais devem recorrer à Internet para proporcionar às Comunidades Escolares uma nova perspectiva de todas as vertentes do processo ensino-aprendizagem, apresentando sites próprios que proporcionem a todos os seus utilizadores um sentimento pleno de satisfação em todo o processo de interacção utilizador-site. A metodologia deste estudo adopta como método de pesquisa um estudo de caso - A Escola Secundária de Rio Maior, e recorre à revisão da literatura para obter um quadro de referência com um conjunto de directrizes que servem de partida para a construção de uma ferramenta de pesquisa - o inquérito por questionário. Será com base na informação recolhida e tratada desses questionários, aplicados a uma amostra pré definida de utilizadores de Sites de Escolas, que se identificam através do grau de concordância/discordância desses mesmos utilizadores, os principais elementos de um Site de uma Escola. Através da análise dos resultados obtidos, foram identificados os elementos importantes e a evitar no site da Escola, o que deu origem a um Modelo para um site de uma Escola. - ABSTRACT: This study aims to propose a valid "framework" for a school website. This study is based on the presupposition that all educational institutions should use the Internet to provide school communities a new perspective of all the sides of the educational process, presenting proper institutional websites which give all their users a complete sense of satisfaction in the entire interaction process of user and website. The methodology of this study adopts a case study as research approach - The Secondary School in Rio Maior, using the literature review to gain a framework and guidelines as a basis for the construction of the research tool - the enquiry in the form of a questionnaire. It was applied to a previous defined sample of school website users and the gathered and organized information serves as the identifier of the level of agreement/disagreement of the website users and therefore of the main features of a school website. Through the analysis of the results, the important elements in the School website, and the ones to be avoided, were identified, what gave origin to a Model for School Websites. |
id |
RCAP_e749785804dd30e8a9be2fc6238e137b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/21014 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Identificação das características relevantes dos Sites das escolasSitesSatisfaçãoEscolaWebsitesSatisfactionSchoolEste estudo tem como objectivo validar uma proposta de um "Modelo" para um site de uma Escola. A realização deste estudo decorre do pressuposto de que as instituições educacionais devem recorrer à Internet para proporcionar às Comunidades Escolares uma nova perspectiva de todas as vertentes do processo ensino-aprendizagem, apresentando sites próprios que proporcionem a todos os seus utilizadores um sentimento pleno de satisfação em todo o processo de interacção utilizador-site. A metodologia deste estudo adopta como método de pesquisa um estudo de caso - A Escola Secundária de Rio Maior, e recorre à revisão da literatura para obter um quadro de referência com um conjunto de directrizes que servem de partida para a construção de uma ferramenta de pesquisa - o inquérito por questionário. Será com base na informação recolhida e tratada desses questionários, aplicados a uma amostra pré definida de utilizadores de Sites de Escolas, que se identificam através do grau de concordância/discordância desses mesmos utilizadores, os principais elementos de um Site de uma Escola. Através da análise dos resultados obtidos, foram identificados os elementos importantes e a evitar no site da Escola, o que deu origem a um Modelo para um site de uma Escola. - ABSTRACT: This study aims to propose a valid "framework" for a school website. This study is based on the presupposition that all educational institutions should use the Internet to provide school communities a new perspective of all the sides of the educational process, presenting proper institutional websites which give all their users a complete sense of satisfaction in the entire interaction process of user and website. The methodology of this study adopts a case study as research approach - The Secondary School in Rio Maior, using the literature review to gain a framework and guidelines as a basis for the construction of the research tool - the enquiry in the form of a questionnaire. It was applied to a previous defined sample of school website users and the gathered and organized information serves as the identifier of the level of agreement/disagreement of the website users and therefore of the main features of a school website. Through the analysis of the results, the important elements in the School website, and the ones to be avoided, were identified, what gave origin to a Model for School Websites.Universidade de Évora2017-05-15T09:39:06Z2017-05-152010-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/21014http://hdl.handle.net/10174/21014porEsc. C. S.teses@bib.uevora.pt661Marques, Fernando José Piresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:11:19Zoai:dspace.uevora.pt:10174/21014Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:12:20.949157Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identificação das características relevantes dos Sites das escolas |
title |
Identificação das características relevantes dos Sites das escolas |
spellingShingle |
Identificação das características relevantes dos Sites das escolas Marques, Fernando José Pires Sites Satisfação Escola Websites Satisfaction School |
title_short |
Identificação das características relevantes dos Sites das escolas |
title_full |
Identificação das características relevantes dos Sites das escolas |
title_fullStr |
Identificação das características relevantes dos Sites das escolas |
title_full_unstemmed |
Identificação das características relevantes dos Sites das escolas |
title_sort |
Identificação das características relevantes dos Sites das escolas |
author |
Marques, Fernando José Pires |
author_facet |
Marques, Fernando José Pires |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Fernando José Pires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sites Satisfação Escola Websites Satisfaction School |
topic |
Sites Satisfação Escola Websites Satisfaction School |
description |
Este estudo tem como objectivo validar uma proposta de um "Modelo" para um site de uma Escola. A realização deste estudo decorre do pressuposto de que as instituições educacionais devem recorrer à Internet para proporcionar às Comunidades Escolares uma nova perspectiva de todas as vertentes do processo ensino-aprendizagem, apresentando sites próprios que proporcionem a todos os seus utilizadores um sentimento pleno de satisfação em todo o processo de interacção utilizador-site. A metodologia deste estudo adopta como método de pesquisa um estudo de caso - A Escola Secundária de Rio Maior, e recorre à revisão da literatura para obter um quadro de referência com um conjunto de directrizes que servem de partida para a construção de uma ferramenta de pesquisa - o inquérito por questionário. Será com base na informação recolhida e tratada desses questionários, aplicados a uma amostra pré definida de utilizadores de Sites de Escolas, que se identificam através do grau de concordância/discordância desses mesmos utilizadores, os principais elementos de um Site de uma Escola. Através da análise dos resultados obtidos, foram identificados os elementos importantes e a evitar no site da Escola, o que deu origem a um Modelo para um site de uma Escola. - ABSTRACT: This study aims to propose a valid "framework" for a school website. This study is based on the presupposition that all educational institutions should use the Internet to provide school communities a new perspective of all the sides of the educational process, presenting proper institutional websites which give all their users a complete sense of satisfaction in the entire interaction process of user and website. The methodology of this study adopts a case study as research approach - The Secondary School in Rio Maior, using the literature review to gain a framework and guidelines as a basis for the construction of the research tool - the enquiry in the form of a questionnaire. It was applied to a previous defined sample of school website users and the gathered and organized information serves as the identifier of the level of agreement/disagreement of the website users and therefore of the main features of a school website. Through the analysis of the results, the important elements in the School website, and the ones to be avoided, were identified, what gave origin to a Model for School Websites. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-11-01T00:00:00Z 2017-05-15T09:39:06Z 2017-05-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/21014 http://hdl.handle.net/10174/21014 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/21014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Esc. C. S. teses@bib.uevora.pt 661 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136605660774400 |