A Dialógica como Princípio Metodológico Transdisciplinar na Pesquisa em Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucena, Ana Maria S.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Saraiva, Saraiva S. Silva, Almeida, Luís Sérgio C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/9619
Resumo: O presente trabalho apresenta a dialógica enquanto perspectiva de pesquisa transdiciplinar. O texto começa por referir o percurso seguido por Mikhail Bakthin, Paulo Freire, Edgar Morin e Basarab Nicolescu ao trabalharem a metodologia dialógica em suas obras. Além disso, discute a transdiciplinaridade compreendida em seu aspecto metodológico, como processo que ocorre em três etapas simultâneas: análise de diferentes níveis de realidade, a lógica do terceiro incluído e a complexidade. Buscou-se, através da pesquisa bibliográfica, levantar pontos teóricos sobre a dialogia e pesquisa transdisciplinas entre os autores supracitados. Na dialógica não se rejeita nenhuma flecha do conhecimento, o processo de conhecimento disciplinar, multidisciplinar, pluridisciplinar, interdisciplinar fazem parte da unidade na diversidade que compõe a transdiciplinaridade. Nesta perspectiva, Nicolescu (2000) diz que não há superação de um nível anterior de conhecimento, mas que os opostos coexistem e que, portanto, o princípio retroativo e de autorregulação ocorrem simultaneamente. Por isso, é um importante caminho metodológico para as ciências sociais.
id RCAP_e74f045def2b065f983c1bf6c5cdf3e3
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/9619
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Dialógica como Princípio Metodológico Transdisciplinar na Pesquisa em EducaçãoA Dialógica como Princípio Metodológico Transdisciplinar na Pesquisa em EducaçãoArticlesO presente trabalho apresenta a dialógica enquanto perspectiva de pesquisa transdiciplinar. O texto começa por referir o percurso seguido por Mikhail Bakthin, Paulo Freire, Edgar Morin e Basarab Nicolescu ao trabalharem a metodologia dialógica em suas obras. Além disso, discute a transdiciplinaridade compreendida em seu aspecto metodológico, como processo que ocorre em três etapas simultâneas: análise de diferentes níveis de realidade, a lógica do terceiro incluído e a complexidade. Buscou-se, através da pesquisa bibliográfica, levantar pontos teóricos sobre a dialogia e pesquisa transdisciplinas entre os autores supracitados. Na dialógica não se rejeita nenhuma flecha do conhecimento, o processo de conhecimento disciplinar, multidisciplinar, pluridisciplinar, interdisciplinar fazem parte da unidade na diversidade que compõe a transdiciplinaridade. Nesta perspectiva, Nicolescu (2000) diz que não há superação de um nível anterior de conhecimento, mas que os opostos coexistem e que, portanto, o princípio retroativo e de autorregulação ocorrem simultaneamente. Por isso, é um importante caminho metodológico para as ciências sociais.This paper presents the dialogue as of transdisciplinary research perspective. We start presenting the route followed by Mikhail Bakhtin, Paulo Freire, Edgar Morin and Basarab Nicolescu to work dialogical methodology in their works. Further, it discusses the transdisciplinarity understood in its methodological aspect, as a process that occurs in three simultaneous steps: analysis of different levels of reality, the logic of the included and complexity. We sought, through literature, raise theoretical points on the dialogism and research transdisciplinary between the above authors. In dialogic is not rejected any arrow of knowledge, the process of disciplinary knowledge, multidisciplinary, interdisciplinary part of unity in diversity that makes up the transdisciplinarity. In this perspective, Nicolescu (2000) says there is no overcoming a previous level of knowledge, but that opposites coexist and that therefore the retroactive principle and self-regulatory occur simultaneously. So it is an important methodological approach to the social sciences.Polytechnic Institute of Viseu (IPV)2016-07-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/9619por1647-662X0873-3015Lucena, Ana Maria S.Saraiva, Saraiva S. SilvaAlmeida, Luís Sérgio C.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:12:39Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/9619Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:29:17.022428Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Dialógica como Princípio Metodológico Transdisciplinar na Pesquisa em Educação
A Dialógica como Princípio Metodológico Transdisciplinar na Pesquisa em Educação
title A Dialógica como Princípio Metodológico Transdisciplinar na Pesquisa em Educação
spellingShingle A Dialógica como Princípio Metodológico Transdisciplinar na Pesquisa em Educação
Lucena, Ana Maria S.
Articles
title_short A Dialógica como Princípio Metodológico Transdisciplinar na Pesquisa em Educação
title_full A Dialógica como Princípio Metodológico Transdisciplinar na Pesquisa em Educação
title_fullStr A Dialógica como Princípio Metodológico Transdisciplinar na Pesquisa em Educação
title_full_unstemmed A Dialógica como Princípio Metodológico Transdisciplinar na Pesquisa em Educação
title_sort A Dialógica como Princípio Metodológico Transdisciplinar na Pesquisa em Educação
author Lucena, Ana Maria S.
author_facet Lucena, Ana Maria S.
Saraiva, Saraiva S. Silva
Almeida, Luís Sérgio C.
author_role author
author2 Saraiva, Saraiva S. Silva
Almeida, Luís Sérgio C.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucena, Ana Maria S.
Saraiva, Saraiva S. Silva
Almeida, Luís Sérgio C.
dc.subject.por.fl_str_mv Articles
topic Articles
description O presente trabalho apresenta a dialógica enquanto perspectiva de pesquisa transdiciplinar. O texto começa por referir o percurso seguido por Mikhail Bakthin, Paulo Freire, Edgar Morin e Basarab Nicolescu ao trabalharem a metodologia dialógica em suas obras. Além disso, discute a transdiciplinaridade compreendida em seu aspecto metodológico, como processo que ocorre em três etapas simultâneas: análise de diferentes níveis de realidade, a lógica do terceiro incluído e a complexidade. Buscou-se, através da pesquisa bibliográfica, levantar pontos teóricos sobre a dialogia e pesquisa transdisciplinas entre os autores supracitados. Na dialógica não se rejeita nenhuma flecha do conhecimento, o processo de conhecimento disciplinar, multidisciplinar, pluridisciplinar, interdisciplinar fazem parte da unidade na diversidade que compõe a transdiciplinaridade. Nesta perspectiva, Nicolescu (2000) diz que não há superação de um nível anterior de conhecimento, mas que os opostos coexistem e que, portanto, o princípio retroativo e de autorregulação ocorrem simultaneamente. Por isso, é um importante caminho metodológico para as ciências sociais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/9619
url https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/9619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-662X
0873-3015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Polytechnic Institute of Viseu (IPV)
publisher.none.fl_str_mv Polytechnic Institute of Viseu (IPV)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130161330782208