Efficiency analysis of a retail stores chain of fashion & accessories

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Vera Juliana e Pais de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/21554
Resumo: O objetivo deste estudo é a avaliação da eficiência de uma cadeia de lojas de retalho que representa várias marcas internacionais de prestígio no mercado Português e a identificação dos determinantes que influenciam a eficiência. O estudo compara o desempenho das lojas compostas por 3 diferentes marcas do segmento Brand Equity e propõe melhorias no âmbito da melhoria da performance. Para avaliar a eficiência e os seus determinantes a análise é realizada em duas fases: na primeira fase a metodologia Análise Envoltória de Dados (DEA) é usada para determinar os níveis de eficiência e na segunda fase, os resultados obtidos na primeira fase são estimados através de uma regressão linear quantile de forma a determinar os determinantes da eficiência. Os principais resultados revelam que o número de lojas eficientes aumenta quando estamos perante retorno variável à escala e quando a variável renda é inserida no modelo DEA. As marcas e a localização comercial das lojas são os determinantes da eficiência.
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