Contributo da Contabilidade Analítica para o Aumento da Produtividade das PMEs Portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Ana Isabel
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/7263
Resumo: As PMEs representam cerca de 99,9% das empresas em Portugal. Na área da gestão, a análise das PMEs representa uma fonte inesgotável de temas. A produtividade é um dos temas mais importantes para a sobrevivência destas empresas. A utilização da contabilidade analítica pode ser uma ferramenta de gestão que contribui para esse sucesso. O aumento da produtividade pela implementação da contabilidade analítica deve implicar que as empresas se tornem mais competitivas. O título desta dissertação é “Contributo da contabilidade analítica para a produtividade das PMEs portuguesas”. Apesar dos diversos estudos e artigos existentes sobre a contabilidade analítica, e outros sobre a importância da produtividade das empresas, não foi encontrado nada que relacionasse estas duas variáveis. Encontrar uma correlação entre elas pode trazer uma mais-valia às empresas e inclusivamente ao meio académico. Este estudo vai procurar responder à pergunta “Qual o contributo da contabilidade analítica para o aumento da produtividade das PMEs portuguesas?”. Para isso, vai procurar confirmar a hipótese da existência de uma correlação positiva entre estas duas variáveis: a existência de contabilidade analítica e um bom nível de produtividade. A metodologia a seguir será a realização de um questionário a uma amostra de 1000 empresas do universo das PMEs, na área industrial, de comércio e serviços, para perceber se usam ou não a contabilidade analítica e de que forma. Serão recolhidos dados secundários obtidos no INE, IAPMEI e nos relatórios de contas das próprias empresas com vista à medição da produtividade. Este estudo esperava encontrar uma correlação entre a utilização da contabilidade analítica e o aumento da produtividade, de forma a contribuir para ajudar as PMEs a alcançar o sucesso de forma sustentada, tornando-se mais competitivas. Isto não foi conseguido, mas sugere-se a elaboração de um estudo mais profundo e diversificado, para tentar provar esta correlação.
id RCAP_e76b03342b5150f6525fd81b8365d534
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/7263
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributo da Contabilidade Analítica para o Aumento da Produtividade das PMEs PortuguesasContabilidade AnalíticaPMEsProdutividadeCompetitividadeEmpresárioAs PMEs representam cerca de 99,9% das empresas em Portugal. Na área da gestão, a análise das PMEs representa uma fonte inesgotável de temas. A produtividade é um dos temas mais importantes para a sobrevivência destas empresas. A utilização da contabilidade analítica pode ser uma ferramenta de gestão que contribui para esse sucesso. O aumento da produtividade pela implementação da contabilidade analítica deve implicar que as empresas se tornem mais competitivas. O título desta dissertação é “Contributo da contabilidade analítica para a produtividade das PMEs portuguesas”. Apesar dos diversos estudos e artigos existentes sobre a contabilidade analítica, e outros sobre a importância da produtividade das empresas, não foi encontrado nada que relacionasse estas duas variáveis. Encontrar uma correlação entre elas pode trazer uma mais-valia às empresas e inclusivamente ao meio académico. Este estudo vai procurar responder à pergunta “Qual o contributo da contabilidade analítica para o aumento da produtividade das PMEs portuguesas?”. Para isso, vai procurar confirmar a hipótese da existência de uma correlação positiva entre estas duas variáveis: a existência de contabilidade analítica e um bom nível de produtividade. A metodologia a seguir será a realização de um questionário a uma amostra de 1000 empresas do universo das PMEs, na área industrial, de comércio e serviços, para perceber se usam ou não a contabilidade analítica e de que forma. Serão recolhidos dados secundários obtidos no INE, IAPMEI e nos relatórios de contas das próprias empresas com vista à medição da produtividade. Este estudo esperava encontrar uma correlação entre a utilização da contabilidade analítica e o aumento da produtividade, de forma a contribuir para ajudar as PMEs a alcançar o sucesso de forma sustentada, tornando-se mais competitivas. Isto não foi conseguido, mas sugere-se a elaboração de um estudo mais profundo e diversificado, para tentar provar esta correlação.Magalhães, JoséRepositório ComumMacedo, Ana Isabel2014-12-16T10:42:15Z2014-04-03T00:00:00Z2014-04-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/7263201951010porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:35:21Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/7263Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:44.509184Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributo da Contabilidade Analítica para o Aumento da Produtividade das PMEs Portuguesas
title Contributo da Contabilidade Analítica para o Aumento da Produtividade das PMEs Portuguesas
spellingShingle Contributo da Contabilidade Analítica para o Aumento da Produtividade das PMEs Portuguesas
Macedo, Ana Isabel
Contabilidade Analítica
PMEs
Produtividade
Competitividade
Empresário
title_short Contributo da Contabilidade Analítica para o Aumento da Produtividade das PMEs Portuguesas
title_full Contributo da Contabilidade Analítica para o Aumento da Produtividade das PMEs Portuguesas
title_fullStr Contributo da Contabilidade Analítica para o Aumento da Produtividade das PMEs Portuguesas
title_full_unstemmed Contributo da Contabilidade Analítica para o Aumento da Produtividade das PMEs Portuguesas
title_sort Contributo da Contabilidade Analítica para o Aumento da Produtividade das PMEs Portuguesas
author Macedo, Ana Isabel
author_facet Macedo, Ana Isabel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Magalhães, José
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Ana Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade Analítica
PMEs
Produtividade
Competitividade
Empresário
topic Contabilidade Analítica
PMEs
Produtividade
Competitividade
Empresário
description As PMEs representam cerca de 99,9% das empresas em Portugal. Na área da gestão, a análise das PMEs representa uma fonte inesgotável de temas. A produtividade é um dos temas mais importantes para a sobrevivência destas empresas. A utilização da contabilidade analítica pode ser uma ferramenta de gestão que contribui para esse sucesso. O aumento da produtividade pela implementação da contabilidade analítica deve implicar que as empresas se tornem mais competitivas. O título desta dissertação é “Contributo da contabilidade analítica para a produtividade das PMEs portuguesas”. Apesar dos diversos estudos e artigos existentes sobre a contabilidade analítica, e outros sobre a importância da produtividade das empresas, não foi encontrado nada que relacionasse estas duas variáveis. Encontrar uma correlação entre elas pode trazer uma mais-valia às empresas e inclusivamente ao meio académico. Este estudo vai procurar responder à pergunta “Qual o contributo da contabilidade analítica para o aumento da produtividade das PMEs portuguesas?”. Para isso, vai procurar confirmar a hipótese da existência de uma correlação positiva entre estas duas variáveis: a existência de contabilidade analítica e um bom nível de produtividade. A metodologia a seguir será a realização de um questionário a uma amostra de 1000 empresas do universo das PMEs, na área industrial, de comércio e serviços, para perceber se usam ou não a contabilidade analítica e de que forma. Serão recolhidos dados secundários obtidos no INE, IAPMEI e nos relatórios de contas das próprias empresas com vista à medição da produtividade. Este estudo esperava encontrar uma correlação entre a utilização da contabilidade analítica e o aumento da produtividade, de forma a contribuir para ajudar as PMEs a alcançar o sucesso de forma sustentada, tornando-se mais competitivas. Isto não foi conseguido, mas sugere-se a elaboração de um estudo mais profundo e diversificado, para tentar provar esta correlação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-16T10:42:15Z
2014-04-03T00:00:00Z
2014-04-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/7263
201951010
url http://hdl.handle.net/10400.26/7263
identifier_str_mv 201951010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130039436967936