Competências para a vida em adolescentes: avaliação da qualidade de vida relacionada com a saúde e da competência social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Maria João Mateus
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/1519
Resumo: Dissertação de mest., Psicologia da Educação (Necessidade Educativas Especiais), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2011
id RCAP_e789fb2c8a2cf9838a5d1f8f5cdcb1bf
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/1519
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Competências para a vida em adolescentes: avaliação da qualidade de vida relacionada com a saúde e da competência socialCompetência socialHabilidades sociaisCompetências para a vidaQualidade de vida relacionada com a saúdePrevençãoAdolescênciaDissertação de mest., Psicologia da Educação (Necessidade Educativas Especiais), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2011Este estudo pretendeu descrever e analisar a competência social e a qualidade de vida, percebida, relacionada com a saúde, em adolescentes do ensino regular e os que frequentam turmas CEF/PCA. Participaram no estudo 189 adolescentes, do 2º, 3º ciclos, e ensino secundário, no Algarve, com idades entre os 14 e os 18 anos (X=15,6; DP=1,190), sendo 53% raparigas e 47% rapazes. De acordo com o tipo de ensino, foram divididos em dois grupos: um de alunos de turmas regulares (101 alunos) e outro de alunos pertencentes a cursos de educação e formação (CEF) e a percursos curriculares alternativos (PCA) (88 alunos). Foram utilizados os seguintes instrumentos: questionário de dados sóciodemográficos; inventário de Situações de Vida Stressantes (Oliva, Jiménez, Parra, & Sánchez-Queijiga, 2008); escala SSRS - Social Skills Rating System (versão estudantes), (Gresham & Elliott, 1990); e o Kidscreen 52 (versão portuguesa para crianças e adolescentes) (Gaspar & Matos, 2008a). Os resultados indicam percepções positivas da competência social e da qualidade de vida relacionada com a saúde, pelos adolescentes, essencialmente nas áreas relativas ao bem-estar social, nomeadamente na qualidade e satisfação na relação com os amigos, e na implicação de melhores habilidades sociais na empatia e cooperação nessas relações. Como aspectos mais preocupantes encontram-se o baixo envolvimento e satisfação com a escola e com a competência escolar (face aos resultados médios da amostra), a baixa percepção de apoio e compreensão da família, e o menor bem-estar psicológico (comparativamente à media portuguesa). O que diferenciou os dois grupos foi a existência de melhores habilidades sociais (Autocontrolo e Empatia) e competência social, mais sentimentos de pertença e aceitação pelo grupo, e menos sentimentos de provocação pelos outros, nos alunos do regular. Os alunos do CEF/PCA são os que mais se sentem satisfeitos com a escola e com a competência escolar, apesar de se sentirem mais provocados pelos outros adolescentes. Os resultados sugerem que a competência social e a qualidade de vida relacionada com a saúde são influenciadas pelas diversas dimensões que os compõem, por variáveis sócio-demográficas (sexo, idade, contexto familiar e escolar, e de imigração) e por acontecimentos de vida negativos. Estes aspectos indicam a necessidade de ter em atenção as diferenças relativas ao sexo e à idade na implementação de estratégias preventivas, e a necessidade de colaboração entre contexto escolar e familiar, incidindo na melhoria de capacidades protectoras de ambos os contextos. Verificou-se uma influência mútua entre a competência social e a percepção da qualidade de vida relacionada com a saúde, tal como entre esta e os acontecimentos de vida stressantes; implicando que intervenções preventivas numa área terão impacto positivo indirecto nas outras áreas relativas ao desenvolvimento saudável e à melhoria da saúde. Sugere-se o desenvolvimento de programas de competências para a vida como boa prática na prevenção e promoção da saúde.Nunes, CristinaSapientiaMonteiro, Maria João Mateus2012-07-23T18:15:31Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/1519por159.922.8 MON*Com Caveinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:12:36Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/1519Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:55:41.518795Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Competências para a vida em adolescentes: avaliação da qualidade de vida relacionada com a saúde e da competência social
title Competências para a vida em adolescentes: avaliação da qualidade de vida relacionada com a saúde e da competência social
spellingShingle Competências para a vida em adolescentes: avaliação da qualidade de vida relacionada com a saúde e da competência social
Monteiro, Maria João Mateus
Competência social
Habilidades sociais
Competências para a vida
Qualidade de vida relacionada com a saúde
Prevenção
Adolescência
title_short Competências para a vida em adolescentes: avaliação da qualidade de vida relacionada com a saúde e da competência social
title_full Competências para a vida em adolescentes: avaliação da qualidade de vida relacionada com a saúde e da competência social
title_fullStr Competências para a vida em adolescentes: avaliação da qualidade de vida relacionada com a saúde e da competência social
title_full_unstemmed Competências para a vida em adolescentes: avaliação da qualidade de vida relacionada com a saúde e da competência social
title_sort Competências para a vida em adolescentes: avaliação da qualidade de vida relacionada com a saúde e da competência social
author Monteiro, Maria João Mateus
author_facet Monteiro, Maria João Mateus
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nunes, Cristina
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Maria João Mateus
dc.subject.por.fl_str_mv Competência social
Habilidades sociais
Competências para a vida
Qualidade de vida relacionada com a saúde
Prevenção
Adolescência
topic Competência social
Habilidades sociais
Competências para a vida
Qualidade de vida relacionada com a saúde
Prevenção
Adolescência
description Dissertação de mest., Psicologia da Educação (Necessidade Educativas Especiais), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-07-23T18:15:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/1519
url http://hdl.handle.net/10400.1/1519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 159.922.8 MON*Com Cave
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133160327348224