Controlo de um motor diesel com turbocompressor utilizando redes neuronais artificiais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/8625 |
Resumo: | Neste documento descreve-se o projecto desenvolvido na unidade curricular de Tese e Dissertação durante o 2º ano do Mestrado de Engenharia Electrotécnica e de Computadores no ramo de Automação e Sistemas, no Departamento de Engenharia Electrotécnica (DEE) do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP). Com a revolução dos sistemas automóveis, toda a gestão do funcionamento do motor passou a estar a cargo de um sistema electrónico, originando a gestão electrónica do motor. O seu objectivo é fazer com que o nível de emissões de gases poluentes esteja dentro dos padrões exigidos, sem comprometer o desempenho e conforto da condução. O projecto escolhido teve como base o uso da tecnologia das redes neuronais artificiais (RNA) para controlo de emissões. Relativamente à implementação, foram consideradas diferentes estruturas de controlo. A análise exposta neste trabalho trata de perceber em que medida é que a introdução das redes neuronais melhora o controlo de um processo. Os testes de desempenho são aplicados no controlo de um motor diesel com VGT e EGR, sendo realizadas através do software MATLAB. As simulações efectuadas têm diferentes configurações de modo a tirar conclusões o mais gerais possível. |
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Neste documento descreve-se o projecto desenvolvido na unidade curricular de Tese e Dissertação durante o 2º ano do Mestrado de Engenharia Electrotécnica e de Computadores no ramo de Automação e Sistemas, no Departamento de Engenharia Electrotécnica (DEE) do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP). Com a revolução dos sistemas automóveis, toda a gestão do funcionamento do motor passou a estar a cargo de um sistema electrónico, originando a gestão electrónica do motor. O seu objectivo é fazer com que o nível de emissões de gases poluentes esteja dentro dos padrões exigidos, sem comprometer o desempenho e conforto da condução. O projecto escolhido teve como base o uso da tecnologia das redes neuronais artificiais (RNA) para controlo de emissões. Relativamente à implementação, foram consideradas diferentes estruturas de controlo. A análise exposta neste trabalho trata de perceber em que medida é que a introdução das redes neuronais melhora o controlo de um processo. Os testes de desempenho são aplicados no controlo de um motor diesel com VGT e EGR, sendo realizadas através do software MATLAB. As simulações efectuadas têm diferentes configurações de modo a tirar conclusões o mais gerais possível. |
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