PISA, TIMSS e PIRLS em Portugal: Uma análise comparativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/10414 |
Resumo: | Neste artigo apresentamos uma análise comparativa entre três questionários internacionais: o PISA, conduzido pela OCDE, e o TIMSS e o PIRLS, realizados pela IEA, tendo em conta os seus objetivos gerais e correlações entre os respetivos dados referentes a Portugal (por regiões da NUTS III). A revisão bibliográfica e documental mostrou como os resultados podem ser reformulados ou reinterpretados pelos diferentes atores sociais e que são vistos pelos decisores políticos e pelas organizações como uma ferramenta de comparação dos sistemas escolares, reveladora de pontos fortes e pontos fracos. A análise dos resultados gerais evidencia que Portugal tem vindo a melhorar os seus resultados no PISA, nos três domínios avaliados (leitura, matemática e ciências), que melhorou no TIMSS em matemática e piorou em leitura no PIRLS. A análise comparativa por regiões revelou que existe uma diferenciação dos resultados por regiões e que, enquanto o fator domínio não se apresenta como relevante, o fator objeto de avaliação em cada estudo parece determinante para os resultados dos questionários. Revelou, ainda, que há uma relação direta entre o PIB/habitante e os resultados dos questionários nas regiões com valores extremos de PIB/habitante, mas que essa relação não existe para a generalidade das regiões. |
id |
RCAP_e797d3dd80dea7e0a26c0849b5d69411 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10414 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
PISA, TIMSS e PIRLS em Portugal: Uma análise comparativaTIMSS (TRENDS IN INTERNATIONAL MATHEMATICS AND SCIENCE STUDYPIRLS (PROGRESS IN INTERNATIONAL READING LITERACY STUDY)EDUCATIONREADINGEDUCATIONAL RESEARCHEDUCATIONAL ASSESSMENTQUESTIONNAIRESPISA (PROGRAMME FOR INTERNATIONAL STUDENT ASSESSMENT)PISAEDUCAÇÃOPORTUGALLEITURAINVESTIGAÇÃO EDUCACIONALAVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃOQUESTIONÁRIOSPISA (PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ALUNOS)TIMSSPIRLSOCDENeste artigo apresentamos uma análise comparativa entre três questionários internacionais: o PISA, conduzido pela OCDE, e o TIMSS e o PIRLS, realizados pela IEA, tendo em conta os seus objetivos gerais e correlações entre os respetivos dados referentes a Portugal (por regiões da NUTS III). A revisão bibliográfica e documental mostrou como os resultados podem ser reformulados ou reinterpretados pelos diferentes atores sociais e que são vistos pelos decisores políticos e pelas organizações como uma ferramenta de comparação dos sistemas escolares, reveladora de pontos fortes e pontos fracos. A análise dos resultados gerais evidencia que Portugal tem vindo a melhorar os seus resultados no PISA, nos três domínios avaliados (leitura, matemática e ciências), que melhorou no TIMSS em matemática e piorou em leitura no PIRLS. A análise comparativa por regiões revelou que existe uma diferenciação dos resultados por regiões e que, enquanto o fator domínio não se apresenta como relevante, o fator objeto de avaliação em cada estudo parece determinante para os resultados dos questionários. Revelou, ainda, que há uma relação direta entre o PIB/habitante e os resultados dos questionários nas regiões com valores extremos de PIB/habitante, mas que essa relação não existe para a generalidade das regiões.Universidade do Minho2020-09-14T16:06:59Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/10414por2183-0452Rosa, Vítor Alberto ValadasMaia, João SampaioMascarenhas, DanielaTeodoro, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-07T01:30:36Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10414Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:08.991034Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
PISA, TIMSS e PIRLS em Portugal: Uma análise comparativa |
title |
PISA, TIMSS e PIRLS em Portugal: Uma análise comparativa |
spellingShingle |
PISA, TIMSS e PIRLS em Portugal: Uma análise comparativa Rosa, Vítor Alberto Valadas TIMSS (TRENDS IN INTERNATIONAL MATHEMATICS AND SCIENCE STUDY PIRLS (PROGRESS IN INTERNATIONAL READING LITERACY STUDY) EDUCATION READING EDUCATIONAL RESEARCH EDUCATIONAL ASSESSMENT QUESTIONNAIRES PISA (PROGRAMME FOR INTERNATIONAL STUDENT ASSESSMENT) PISA EDUCAÇÃO PORTUGAL LEITURA INVESTIGAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO QUESTIONÁRIOS PISA (PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ALUNOS) TIMSS PIRLS OCDE |
title_short |
PISA, TIMSS e PIRLS em Portugal: Uma análise comparativa |
title_full |
PISA, TIMSS e PIRLS em Portugal: Uma análise comparativa |
title_fullStr |
PISA, TIMSS e PIRLS em Portugal: Uma análise comparativa |
title_full_unstemmed |
PISA, TIMSS e PIRLS em Portugal: Uma análise comparativa |
title_sort |
PISA, TIMSS e PIRLS em Portugal: Uma análise comparativa |
author |
Rosa, Vítor Alberto Valadas |
author_facet |
Rosa, Vítor Alberto Valadas Maia, João Sampaio Mascarenhas, Daniela Teodoro, António |
author_role |
author |
author2 |
Maia, João Sampaio Mascarenhas, Daniela Teodoro, António |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Vítor Alberto Valadas Maia, João Sampaio Mascarenhas, Daniela Teodoro, António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TIMSS (TRENDS IN INTERNATIONAL MATHEMATICS AND SCIENCE STUDY PIRLS (PROGRESS IN INTERNATIONAL READING LITERACY STUDY) EDUCATION READING EDUCATIONAL RESEARCH EDUCATIONAL ASSESSMENT QUESTIONNAIRES PISA (PROGRAMME FOR INTERNATIONAL STUDENT ASSESSMENT) PISA EDUCAÇÃO PORTUGAL LEITURA INVESTIGAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO QUESTIONÁRIOS PISA (PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ALUNOS) TIMSS PIRLS OCDE |
topic |
TIMSS (TRENDS IN INTERNATIONAL MATHEMATICS AND SCIENCE STUDY PIRLS (PROGRESS IN INTERNATIONAL READING LITERACY STUDY) EDUCATION READING EDUCATIONAL RESEARCH EDUCATIONAL ASSESSMENT QUESTIONNAIRES PISA (PROGRAMME FOR INTERNATIONAL STUDENT ASSESSMENT) PISA EDUCAÇÃO PORTUGAL LEITURA INVESTIGAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO QUESTIONÁRIOS PISA (PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ALUNOS) TIMSS PIRLS OCDE |
description |
Neste artigo apresentamos uma análise comparativa entre três questionários internacionais: o PISA, conduzido pela OCDE, e o TIMSS e o PIRLS, realizados pela IEA, tendo em conta os seus objetivos gerais e correlações entre os respetivos dados referentes a Portugal (por regiões da NUTS III). A revisão bibliográfica e documental mostrou como os resultados podem ser reformulados ou reinterpretados pelos diferentes atores sociais e que são vistos pelos decisores políticos e pelas organizações como uma ferramenta de comparação dos sistemas escolares, reveladora de pontos fortes e pontos fracos. A análise dos resultados gerais evidencia que Portugal tem vindo a melhorar os seus resultados no PISA, nos três domínios avaliados (leitura, matemática e ciências), que melhorou no TIMSS em matemática e piorou em leitura no PIRLS. A análise comparativa por regiões revelou que existe uma diferenciação dos resultados por regiões e que, enquanto o fator domínio não se apresenta como relevante, o fator objeto de avaliação em cada estudo parece determinante para os resultados dos questionários. Revelou, ainda, que há uma relação direta entre o PIB/habitante e os resultados dos questionários nas regiões com valores extremos de PIB/habitante, mas que essa relação não existe para a generalidade das regiões. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-14T16:06:59Z 2020-01-01T00:00:00Z 2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/10414 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/10414 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-0452 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131268408934400 |