Perfil-leitor de universitários ingressantes em um curso de graduação para formação de professores. In Actas. II International Conference Learning and Teaching in Higher Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bortolanza, Ana Maria
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Balça, Ângela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/9193
Resumo: A qualidade do ensino e da aprendizagem no Ensino Superior está diretamente relacionada à formação leitora na universidade. Esta é a principal justificativa desta pesquisa quali-quantitativa de pós-doutorado, que descreve o perfil-leitor de universitários ingressantes no curso de Pedagogia de duas universidades brasileiras: Universidade Estadual Paulista (UNESP – São Paulo) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU – Minas Gerais). Apresentamos resultados parciais do questionário aplicado a 56 alunos, ingressantes no curso de Pedagogia da UFU em 2011. Os dados apontam um perfil-leitor de universitários que leem igualmente em suportes impressos e digitais. Os livros lidos são primordialmente emprestados da biblioteca da universidade ou xerocopiados, sendo que muitos alunos frequentam a biblioteca universitária. Os professores foram apontados como principais agentes motivadores para a leitura. Dois objetivos de leitura destacam-se: o conhecimento e as obrigações escolares. Os resultados parciais evidenciam que, para esses futuros professores, a universidade é o principal espaço de leitura e de formação leitora.
id RCAP_e79a321fadc688afc2646330bdda99a6
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/9193
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perfil-leitor de universitários ingressantes em um curso de graduação para formação de professores. In Actas. II International Conference Learning and Teaching in Higher EducationLeituraPráticas de leituraPerfil leitor de universitáriosLeitura no ensino superiorA qualidade do ensino e da aprendizagem no Ensino Superior está diretamente relacionada à formação leitora na universidade. Esta é a principal justificativa desta pesquisa quali-quantitativa de pós-doutorado, que descreve o perfil-leitor de universitários ingressantes no curso de Pedagogia de duas universidades brasileiras: Universidade Estadual Paulista (UNESP – São Paulo) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU – Minas Gerais). Apresentamos resultados parciais do questionário aplicado a 56 alunos, ingressantes no curso de Pedagogia da UFU em 2011. Os dados apontam um perfil-leitor de universitários que leem igualmente em suportes impressos e digitais. Os livros lidos são primordialmente emprestados da biblioteca da universidade ou xerocopiados, sendo que muitos alunos frequentam a biblioteca universitária. Os professores foram apontados como principais agentes motivadores para a leitura. Dois objetivos de leitura destacam-se: o conhecimento e as obrigações escolares. Os resultados parciais evidenciam que, para esses futuros professores, a universidade é o principal espaço de leitura e de formação leitora.2014-01-03T16:25:06Z2014-01-032013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/9193http://hdl.handle.net/10174/9193porndapb@uevora.ptBortolanza, Ana MariaBalça, Ângelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:51:01Zoai:dspace.uevora.pt:10174/9193Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:03:21.412636Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perfil-leitor de universitários ingressantes em um curso de graduação para formação de professores. In Actas. II International Conference Learning and Teaching in Higher Education
title Perfil-leitor de universitários ingressantes em um curso de graduação para formação de professores. In Actas. II International Conference Learning and Teaching in Higher Education
spellingShingle Perfil-leitor de universitários ingressantes em um curso de graduação para formação de professores. In Actas. II International Conference Learning and Teaching in Higher Education
Bortolanza, Ana Maria
Leitura
Práticas de leitura
Perfil leitor de universitários
Leitura no ensino superior
title_short Perfil-leitor de universitários ingressantes em um curso de graduação para formação de professores. In Actas. II International Conference Learning and Teaching in Higher Education
title_full Perfil-leitor de universitários ingressantes em um curso de graduação para formação de professores. In Actas. II International Conference Learning and Teaching in Higher Education
title_fullStr Perfil-leitor de universitários ingressantes em um curso de graduação para formação de professores. In Actas. II International Conference Learning and Teaching in Higher Education
title_full_unstemmed Perfil-leitor de universitários ingressantes em um curso de graduação para formação de professores. In Actas. II International Conference Learning and Teaching in Higher Education
title_sort Perfil-leitor de universitários ingressantes em um curso de graduação para formação de professores. In Actas. II International Conference Learning and Teaching in Higher Education
author Bortolanza, Ana Maria
author_facet Bortolanza, Ana Maria
Balça, Ângela
author_role author
author2 Balça, Ângela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bortolanza, Ana Maria
Balça, Ângela
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Práticas de leitura
Perfil leitor de universitários
Leitura no ensino superior
topic Leitura
Práticas de leitura
Perfil leitor de universitários
Leitura no ensino superior
description A qualidade do ensino e da aprendizagem no Ensino Superior está diretamente relacionada à formação leitora na universidade. Esta é a principal justificativa desta pesquisa quali-quantitativa de pós-doutorado, que descreve o perfil-leitor de universitários ingressantes no curso de Pedagogia de duas universidades brasileiras: Universidade Estadual Paulista (UNESP – São Paulo) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU – Minas Gerais). Apresentamos resultados parciais do questionário aplicado a 56 alunos, ingressantes no curso de Pedagogia da UFU em 2011. Os dados apontam um perfil-leitor de universitários que leem igualmente em suportes impressos e digitais. Os livros lidos são primordialmente emprestados da biblioteca da universidade ou xerocopiados, sendo que muitos alunos frequentam a biblioteca universitária. Os professores foram apontados como principais agentes motivadores para a leitura. Dois objetivos de leitura destacam-se: o conhecimento e as obrigações escolares. Os resultados parciais evidenciam que, para esses futuros professores, a universidade é o principal espaço de leitura e de formação leitora.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2014-01-03T16:25:06Z
2014-01-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/9193
http://hdl.handle.net/10174/9193
url http://hdl.handle.net/10174/9193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv nd
apb@uevora.pt
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136517483921408