Perfil-leitor de universitários ingressantes em um curso de graduação para formação de professores. In Actas. II International Conference Learning and Teaching in Higher Education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/9193 |
Resumo: | A qualidade do ensino e da aprendizagem no Ensino Superior está diretamente relacionada à formação leitora na universidade. Esta é a principal justificativa desta pesquisa quali-quantitativa de pós-doutorado, que descreve o perfil-leitor de universitários ingressantes no curso de Pedagogia de duas universidades brasileiras: Universidade Estadual Paulista (UNESP – São Paulo) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU – Minas Gerais). Apresentamos resultados parciais do questionário aplicado a 56 alunos, ingressantes no curso de Pedagogia da UFU em 2011. Os dados apontam um perfil-leitor de universitários que leem igualmente em suportes impressos e digitais. Os livros lidos são primordialmente emprestados da biblioteca da universidade ou xerocopiados, sendo que muitos alunos frequentam a biblioteca universitária. Os professores foram apontados como principais agentes motivadores para a leitura. Dois objetivos de leitura destacam-se: o conhecimento e as obrigações escolares. Os resultados parciais evidenciam que, para esses futuros professores, a universidade é o principal espaço de leitura e de formação leitora. |
id |
RCAP_e79a321fadc688afc2646330bdda99a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/9193 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Perfil-leitor de universitários ingressantes em um curso de graduação para formação de professores. In Actas. II International Conference Learning and Teaching in Higher EducationLeituraPráticas de leituraPerfil leitor de universitáriosLeitura no ensino superiorA qualidade do ensino e da aprendizagem no Ensino Superior está diretamente relacionada à formação leitora na universidade. Esta é a principal justificativa desta pesquisa quali-quantitativa de pós-doutorado, que descreve o perfil-leitor de universitários ingressantes no curso de Pedagogia de duas universidades brasileiras: Universidade Estadual Paulista (UNESP – São Paulo) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU – Minas Gerais). Apresentamos resultados parciais do questionário aplicado a 56 alunos, ingressantes no curso de Pedagogia da UFU em 2011. Os dados apontam um perfil-leitor de universitários que leem igualmente em suportes impressos e digitais. Os livros lidos são primordialmente emprestados da biblioteca da universidade ou xerocopiados, sendo que muitos alunos frequentam a biblioteca universitária. Os professores foram apontados como principais agentes motivadores para a leitura. Dois objetivos de leitura destacam-se: o conhecimento e as obrigações escolares. Os resultados parciais evidenciam que, para esses futuros professores, a universidade é o principal espaço de leitura e de formação leitora.2014-01-03T16:25:06Z2014-01-032013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/9193http://hdl.handle.net/10174/9193porndapb@uevora.ptBortolanza, Ana MariaBalça, Ângelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:51:01Zoai:dspace.uevora.pt:10174/9193Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:03:21.412636Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perfil-leitor de universitários ingressantes em um curso de graduação para formação de professores. In Actas. II International Conference Learning and Teaching in Higher Education |
title |
Perfil-leitor de universitários ingressantes em um curso de graduação para formação de professores. In Actas. II International Conference Learning and Teaching in Higher Education |
spellingShingle |
Perfil-leitor de universitários ingressantes em um curso de graduação para formação de professores. In Actas. II International Conference Learning and Teaching in Higher Education Bortolanza, Ana Maria Leitura Práticas de leitura Perfil leitor de universitários Leitura no ensino superior |
title_short |
Perfil-leitor de universitários ingressantes em um curso de graduação para formação de professores. In Actas. II International Conference Learning and Teaching in Higher Education |
title_full |
Perfil-leitor de universitários ingressantes em um curso de graduação para formação de professores. In Actas. II International Conference Learning and Teaching in Higher Education |
title_fullStr |
Perfil-leitor de universitários ingressantes em um curso de graduação para formação de professores. In Actas. II International Conference Learning and Teaching in Higher Education |
title_full_unstemmed |
Perfil-leitor de universitários ingressantes em um curso de graduação para formação de professores. In Actas. II International Conference Learning and Teaching in Higher Education |
title_sort |
Perfil-leitor de universitários ingressantes em um curso de graduação para formação de professores. In Actas. II International Conference Learning and Teaching in Higher Education |
author |
Bortolanza, Ana Maria |
author_facet |
Bortolanza, Ana Maria Balça, Ângela |
author_role |
author |
author2 |
Balça, Ângela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bortolanza, Ana Maria Balça, Ângela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Práticas de leitura Perfil leitor de universitários Leitura no ensino superior |
topic |
Leitura Práticas de leitura Perfil leitor de universitários Leitura no ensino superior |
description |
A qualidade do ensino e da aprendizagem no Ensino Superior está diretamente relacionada à formação leitora na universidade. Esta é a principal justificativa desta pesquisa quali-quantitativa de pós-doutorado, que descreve o perfil-leitor de universitários ingressantes no curso de Pedagogia de duas universidades brasileiras: Universidade Estadual Paulista (UNESP – São Paulo) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU – Minas Gerais). Apresentamos resultados parciais do questionário aplicado a 56 alunos, ingressantes no curso de Pedagogia da UFU em 2011. Os dados apontam um perfil-leitor de universitários que leem igualmente em suportes impressos e digitais. Os livros lidos são primordialmente emprestados da biblioteca da universidade ou xerocopiados, sendo que muitos alunos frequentam a biblioteca universitária. Os professores foram apontados como principais agentes motivadores para a leitura. Dois objetivos de leitura destacam-se: o conhecimento e as obrigações escolares. Os resultados parciais evidenciam que, para esses futuros professores, a universidade é o principal espaço de leitura e de formação leitora. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2014-01-03T16:25:06Z 2014-01-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/9193 http://hdl.handle.net/10174/9193 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/9193 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
nd apb@uevora.pt |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136517483921408 |