Educação ambiental como meio para o desenvolvimento local: contributo de quatro instituições da região de Bragança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Marina Gonçalves
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/12040
Resumo: A Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente e Desenvolvimento realizada no Rio de Janeiro em 1992, reafirmou a Educação Ambiental como meio para alcançar o Desenvolvimento Sustentável. É necessário transformações que requerem construções de novas realidades e ações. E a Educação Ambiental constitui uma alternativa para reeducar a população para que perceba e tome consciência, de que esta crise é provocada pelo Homem e que só ele mesmo pode encontrar as soluções e alternativas necessárias para conseguir ultrapassar esta crise. O propósito da educação ambiental é estender os seus objetivos incorporando as relações entre cada sujeito e a natureza, numa escala que vincula o local com o global, convergindo assim no desenvolvimento. Atesta-se assim a pertinência desta investigação, pelo fato de constatar-se que, estas instituições têm vindo a trabalhar na área de educação ambiental e poderem ser consideradas grandes “motores” de desenvolvimento da região. Pretende-se assim com esta investigação verificar o papel da educação ambiental para o desenvolvimento local na região de Bragança. Tendo como principal objeto de estudo atividades de quatro instituições da região, o Parque Natural de Montesinho, o Parque Biológico de Vinhais, O Geopark Terra de Cavaleiros e a CoraNE (Associação de Desenvolvimento da Raia Nordestina), com a finalidade de perceber de que modo estas instituições, através das suas atividades, têm impacto no desenvolvimento na região, como o turismo setor que abrange estas instituições pode conduzir ao desenvolvimento local. Para a realização desta investigação, procedeu-se a escolha da metodologia mais adequada para dar resposta aos objetivos propostos, e optou-se por uma metodologia qualitativa. Na primeira fase do trabalho procedeu-se à recolha de dados por duas técnicas diferentes, a análise documental e a entrevista. Seguindo-se a sua análise e posteriormente a aplicação dum guião de entrevista a técnicos das instituições. Realizando-se depois a interpretação da informação recolhida e analisada. Considerando os resultados obtidos com a realização desta investigação verifica-se que as atividades promovidas pelas instituições têm impacto na região. Constata-se também que a Educação Ambiental é um meio para o Desenvolvimento Local através de diversos recursos, e que o turismo pode ser um fator relevante.
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Atesta-se assim a pertinência desta investigação, pelo fato de constatar-se que, estas instituições têm vindo a trabalhar na área de educação ambiental e poderem ser consideradas grandes “motores” de desenvolvimento da região. Pretende-se assim com esta investigação verificar o papel da educação ambiental para o desenvolvimento local na região de Bragança. Tendo como principal objeto de estudo atividades de quatro instituições da região, o Parque Natural de Montesinho, o Parque Biológico de Vinhais, O Geopark Terra de Cavaleiros e a CoraNE (Associação de Desenvolvimento da Raia Nordestina), com a finalidade de perceber de que modo estas instituições, através das suas atividades, têm impacto no desenvolvimento na região, como o turismo setor que abrange estas instituições pode conduzir ao desenvolvimento local. Para a realização desta investigação, procedeu-se a escolha da metodologia mais adequada para dar resposta aos objetivos propostos, e optou-se por uma metodologia qualitativa. Na primeira fase do trabalho procedeu-se à recolha de dados por duas técnicas diferentes, a análise documental e a entrevista. Seguindo-se a sua análise e posteriormente a aplicação dum guião de entrevista a técnicos das instituições. Realizando-se depois a interpretação da informação recolhida e analisada. Considerando os resultados obtidos com a realização desta investigação verifica-se que as atividades promovidas pelas instituições têm impacto na região. Constata-se também que a Educação Ambiental é um meio para o Desenvolvimento Local através de diversos recursos, e que o turismo pode ser um fator relevante.The United Nations Conference on Environment and Development held in Rio de Janeiro in 1992 reaffirmed the Environmental Education as a means to achieve sustainable development. It is necessary transformations that require construction of new realities and actions, environmental education is an alternative to re-educate the population to realize and become aware that this crisis is caused by man and that only he can find the necessary solutions and alternatives. The purpose of environmental education is to extend its objectives incorporating the relationships between each subject and nature, on a scale that links local to global, thus converging in development. Is attested so the relevance of this research, because it appears that these institutions have been working in the area of environmental education and be considered large "motors" of development of the region. This is to verify with this investigation the role of environmental education for local development in Bragança region. Its main object of study activities of four institutions in the region, the Montesinho Natural Park, the Biological Park Vinhais, Geopark Land of Knights and CoraNE (Development Association of Northeast Ray), in order to understand how these institutions, through their activities, have an impact on development in the region, such as tourism sector covering these institutions can lead to local development. To carry out this research, we proceeded to the choice of methodology the most appropriate and not fit to meet the proposed objectives, was qualitative methodology. In the first phase this work we proceeded to collect data for two different techniques, document analysis and interview. Following its analysis and after the use of an interview guide to technical institutions. It is after performing the interpretation of the information gathered and analysed. Considering the results obtained in carrying out this investigation it appears that somehow the activities promoted by the institutions, impacts the region. Its also clear that environmental education is a means for local development through various resources, and tourism is a central key.Fernandes, Luís FilipeBiblioteca Digital do IPBFernandes, Marina Gonçalves2015-08-05T10:09:22Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/12040TID:201027895porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:28:17Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12040Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:02:29.221826Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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