ANÁLISE DA MOBILIDADE INTERURBANA NO BRASIL POR MEIO DE UMA MATRIZ ORIGEM DESTINO DE DADOS DA TELEFONIA MÓVEL
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-12672021000200052 |
Resumo: | RESUMO A mobilidade interurbana a partir de um olhar sistêmico e integrado é pouco estudada no Brasil. Ela compreende os movimentos de pessoas entre cidades, com o objetivo de suprir necessidades não cotidianas, por meio de diferentes modos de transporte, geridos por diferentes dimensões de gestão político-administrativas. O uso de um big data de dados da telefonia móvel no Brasil, de técnicas de modelagem e o cruzamento com dados secundários de diferentes fontes, permitiu um olhar inédito dessa mobilidade, e expõe como uma visão integrada pode contribuir para a melhoria do planejamento. Os resultados demonstram níveis de mobilidade distintos em diferentes regiões brasileiras. A acessibilidade ofertada para a população apresenta diferenças regionais, e as mais de 2 bilhões de viagens individuais realizadas anualmente consideraram diferentes parâmetros para seus deslocamentos e escolhas modais, além do custo e do tempo de transporte. O transporte interurbano por automóvel é majoritário (58%), principalmente pela limitação de oferta de serviços e infraestruturas de outros modos (1% das ligações domésticas possuem mais de um modo de transporte ofertado). Contudo, o transporte aéreo (25%) e o transporte rodoviário por ônibus (17%) possuem significativa contribuição na divisão modal da produção do transporte. |
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