Interação patrimônio, comunicação museológica e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rangel, Vera Maria Sperandio
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5108
Resumo: Neste artigo, objetiva-se apresentar algumas reflexões a respeito da educação e da comunicação nos museus atuais que se empenham em proporcionar educação ao seu público. A pergunta é: de qual educação e para quem estão falando? Para escolares? Ou de Educação Patrimonial, objetivando a autonomia das diferentes categorias de público, com ênfase na aprendizagem através de experiências, vivências, lazer e tantas outras intermediadas pela comunicação? Há propostas educativas nos museus. Falta segmentar as ações, para qualificar os programas. O pré-conceito de que educação é para crianças, entre outros, vêm afastando os adultos e jovens do museu. Além de que, a sociedade nos países em desenvolvimento carece de oportunidades de lazer, de entretenimento e de aprendizagem. Os patrimônios coletivos que o museu abriga precisam ser mais bem compartilhados, com público tão diverso quanto diversa é a sociedade brasileira e gaúcha.
id RCAP_e7ba83e54e03ade2f6a7e866f107fe71
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5108
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Interação patrimônio, comunicação museológica e aprendizagemMUSEOLOGIAMUSEUSPÚBLICOAPRENDIZAGEMCOMUNICAÇÃOPATRIMÓNIOMUSEOLOGYMUSEUMSPUBLICLEARNINGCOMMUNICATIONHERITAGENeste artigo, objetiva-se apresentar algumas reflexões a respeito da educação e da comunicação nos museus atuais que se empenham em proporcionar educação ao seu público. A pergunta é: de qual educação e para quem estão falando? Para escolares? Ou de Educação Patrimonial, objetivando a autonomia das diferentes categorias de público, com ênfase na aprendizagem através de experiências, vivências, lazer e tantas outras intermediadas pela comunicação? Há propostas educativas nos museus. Falta segmentar as ações, para qualificar os programas. O pré-conceito de que educação é para crianças, entre outros, vêm afastando os adultos e jovens do museu. Além de que, a sociedade nos países em desenvolvimento carece de oportunidades de lazer, de entretenimento e de aprendizagem. Os patrimônios coletivos que o museu abriga precisam ser mais bem compartilhados, com público tão diverso quanto diversa é a sociedade brasileira e gaúcha.In this article, we want to present some reflections about education and communication in nowadays museums, which ones make efforts to provide education to its public. The question is: which education and to who are they talking about? To students? Or about Patrimonial Education, aiming to the autonomy of different public categories, with emphasis in learning through experiences, leisure and many others intermediated through communication? There are educative proposals in museums. It lacks to segment the actions to qualify the programs. The preconceived ideas that education is only for children, among others, keeps away adults and young people from museums. Besides it, society in undeveloped contries lacks of opportunity of leisure, entertainment and learning. The collective patrimonies that museums shelter need to be better shared with a diverse public, as diverse is the brazilian and Rio Grande do Sul’s society.Edições Universitárias Lusófonas2014-07-01T11:13:10Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5108por1646-3714Rangel, Vera Maria Sperandioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:08:21Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5108Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:33.939694Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Interação patrimônio, comunicação museológica e aprendizagem
title Interação patrimônio, comunicação museológica e aprendizagem
spellingShingle Interação patrimônio, comunicação museológica e aprendizagem
Rangel, Vera Maria Sperandio
MUSEOLOGIA
MUSEUS
PÚBLICO
APRENDIZAGEM
COMUNICAÇÃO
PATRIMÓNIO
MUSEOLOGY
MUSEUMS
PUBLIC
LEARNING
COMMUNICATION
HERITAGE
title_short Interação patrimônio, comunicação museológica e aprendizagem
title_full Interação patrimônio, comunicação museológica e aprendizagem
title_fullStr Interação patrimônio, comunicação museológica e aprendizagem
title_full_unstemmed Interação patrimônio, comunicação museológica e aprendizagem
title_sort Interação patrimônio, comunicação museológica e aprendizagem
author Rangel, Vera Maria Sperandio
author_facet Rangel, Vera Maria Sperandio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rangel, Vera Maria Sperandio
dc.subject.por.fl_str_mv MUSEOLOGIA
MUSEUS
PÚBLICO
APRENDIZAGEM
COMUNICAÇÃO
PATRIMÓNIO
MUSEOLOGY
MUSEUMS
PUBLIC
LEARNING
COMMUNICATION
HERITAGE
topic MUSEOLOGIA
MUSEUS
PÚBLICO
APRENDIZAGEM
COMUNICAÇÃO
PATRIMÓNIO
MUSEOLOGY
MUSEUMS
PUBLIC
LEARNING
COMMUNICATION
HERITAGE
description Neste artigo, objetiva-se apresentar algumas reflexões a respeito da educação e da comunicação nos museus atuais que se empenham em proporcionar educação ao seu público. A pergunta é: de qual educação e para quem estão falando? Para escolares? Ou de Educação Patrimonial, objetivando a autonomia das diferentes categorias de público, com ênfase na aprendizagem através de experiências, vivências, lazer e tantas outras intermediadas pela comunicação? Há propostas educativas nos museus. Falta segmentar as ações, para qualificar os programas. O pré-conceito de que educação é para crianças, entre outros, vêm afastando os adultos e jovens do museu. Além de que, a sociedade nos países em desenvolvimento carece de oportunidades de lazer, de entretenimento e de aprendizagem. Os patrimônios coletivos que o museu abriga precisam ser mais bem compartilhados, com público tão diverso quanto diversa é a sociedade brasileira e gaúcha.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-07-01T11:13:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/5108
url http://hdl.handle.net/10437/5108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-3714
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131252637302784