Interação patrimônio, comunicação museológica e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/5108 |
Resumo: | Neste artigo, objetiva-se apresentar algumas reflexões a respeito da educação e da comunicação nos museus atuais que se empenham em proporcionar educação ao seu público. A pergunta é: de qual educação e para quem estão falando? Para escolares? Ou de Educação Patrimonial, objetivando a autonomia das diferentes categorias de público, com ênfase na aprendizagem através de experiências, vivências, lazer e tantas outras intermediadas pela comunicação? Há propostas educativas nos museus. Falta segmentar as ações, para qualificar os programas. O pré-conceito de que educação é para crianças, entre outros, vêm afastando os adultos e jovens do museu. Além de que, a sociedade nos países em desenvolvimento carece de oportunidades de lazer, de entretenimento e de aprendizagem. Os patrimônios coletivos que o museu abriga precisam ser mais bem compartilhados, com público tão diverso quanto diversa é a sociedade brasileira e gaúcha. |
id |
RCAP_e7ba83e54e03ade2f6a7e866f107fe71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5108 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Interação patrimônio, comunicação museológica e aprendizagemMUSEOLOGIAMUSEUSPÚBLICOAPRENDIZAGEMCOMUNICAÇÃOPATRIMÓNIOMUSEOLOGYMUSEUMSPUBLICLEARNINGCOMMUNICATIONHERITAGENeste artigo, objetiva-se apresentar algumas reflexões a respeito da educação e da comunicação nos museus atuais que se empenham em proporcionar educação ao seu público. A pergunta é: de qual educação e para quem estão falando? Para escolares? Ou de Educação Patrimonial, objetivando a autonomia das diferentes categorias de público, com ênfase na aprendizagem através de experiências, vivências, lazer e tantas outras intermediadas pela comunicação? Há propostas educativas nos museus. Falta segmentar as ações, para qualificar os programas. O pré-conceito de que educação é para crianças, entre outros, vêm afastando os adultos e jovens do museu. Além de que, a sociedade nos países em desenvolvimento carece de oportunidades de lazer, de entretenimento e de aprendizagem. Os patrimônios coletivos que o museu abriga precisam ser mais bem compartilhados, com público tão diverso quanto diversa é a sociedade brasileira e gaúcha.In this article, we want to present some reflections about education and communication in nowadays museums, which ones make efforts to provide education to its public. The question is: which education and to who are they talking about? To students? Or about Patrimonial Education, aiming to the autonomy of different public categories, with emphasis in learning through experiences, leisure and many others intermediated through communication? There are educative proposals in museums. It lacks to segment the actions to qualify the programs. The preconceived ideas that education is only for children, among others, keeps away adults and young people from museums. Besides it, society in undeveloped contries lacks of opportunity of leisure, entertainment and learning. The collective patrimonies that museums shelter need to be better shared with a diverse public, as diverse is the brazilian and Rio Grande do Sul’s society.Edições Universitárias Lusófonas2014-07-01T11:13:10Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5108por1646-3714Rangel, Vera Maria Sperandioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:08:21Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5108Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:33.939694Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interação patrimônio, comunicação museológica e aprendizagem |
title |
Interação patrimônio, comunicação museológica e aprendizagem |
spellingShingle |
Interação patrimônio, comunicação museológica e aprendizagem Rangel, Vera Maria Sperandio MUSEOLOGIA MUSEUS PÚBLICO APRENDIZAGEM COMUNICAÇÃO PATRIMÓNIO MUSEOLOGY MUSEUMS PUBLIC LEARNING COMMUNICATION HERITAGE |
title_short |
Interação patrimônio, comunicação museológica e aprendizagem |
title_full |
Interação patrimônio, comunicação museológica e aprendizagem |
title_fullStr |
Interação patrimônio, comunicação museológica e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Interação patrimônio, comunicação museológica e aprendizagem |
title_sort |
Interação patrimônio, comunicação museológica e aprendizagem |
author |
Rangel, Vera Maria Sperandio |
author_facet |
Rangel, Vera Maria Sperandio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rangel, Vera Maria Sperandio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MUSEOLOGIA MUSEUS PÚBLICO APRENDIZAGEM COMUNICAÇÃO PATRIMÓNIO MUSEOLOGY MUSEUMS PUBLIC LEARNING COMMUNICATION HERITAGE |
topic |
MUSEOLOGIA MUSEUS PÚBLICO APRENDIZAGEM COMUNICAÇÃO PATRIMÓNIO MUSEOLOGY MUSEUMS PUBLIC LEARNING COMMUNICATION HERITAGE |
description |
Neste artigo, objetiva-se apresentar algumas reflexões a respeito da educação e da comunicação nos museus atuais que se empenham em proporcionar educação ao seu público. A pergunta é: de qual educação e para quem estão falando? Para escolares? Ou de Educação Patrimonial, objetivando a autonomia das diferentes categorias de público, com ênfase na aprendizagem através de experiências, vivências, lazer e tantas outras intermediadas pela comunicação? Há propostas educativas nos museus. Falta segmentar as ações, para qualificar os programas. O pré-conceito de que educação é para crianças, entre outros, vêm afastando os adultos e jovens do museu. Além de que, a sociedade nos países em desenvolvimento carece de oportunidades de lazer, de entretenimento e de aprendizagem. Os patrimônios coletivos que o museu abriga precisam ser mais bem compartilhados, com público tão diverso quanto diversa é a sociedade brasileira e gaúcha. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013 2014-07-01T11:13:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/5108 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/5108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-3714 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131252637302784 |