Avaliação institucional: uma ação norteadora na gestão da educação profissional e tecnológica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/2336 |
Resumo: | Trabalho de projeto apresentado para obtenção do grau de mestre no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação/Administração Educacional da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. |
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Avaliação institucional: uma ação norteadora na gestão da educação profissional e tecnológicaavaliação institucionalgestão democráticaparticipaçãoinstitucional evaluetiondemocratic manegementparticipationTrabalho de projeto apresentado para obtenção do grau de mestre no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação/Administração Educacional da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.Esta dissertação de Mestrado em Administração Educacional, do Instituto Politécnico de Santarém, refere-se a uma pesquisa sobre avalição institucional que objetivou analisar as práticas avaliativas institucionais desenvolvidas em um campus da rede federal de ensino do Distrito Federal, buscando compreender as motivações dos gestores e a percepção da comunidade escolar em relação às ações implementadas a partir dessa avaliação. A metodologia de pesquisa orienta-se pela abordagem qualitativa. O método de pesquisa escolhido caracteriza-se por um estudo de caso. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a análise documental, entrevista semiestruturada e questionários; envolvendo diretores, servidores e estudantes. Nos resultados percebeu-se que a avaliação realizada foi motivada pela visão do gestor máximo; que os servidores têm uma percepção positiva quanto ao processo avaliativo; que os alunos se mostraram indiferentes quanto à questão pesquisada; e que, em relação à gestão democrática participativa, há limitações a serem superadas no que diz respeito ao processo decisório e ao tratamento dos dados da avaliação.This Master's Dissertation on Educational Administration, from the Institute Polytechnic of Santarém, refers to a research on institutional evaluation that aimed to analyze the institutional evaluation practices developed in a campus of the federal education system in the Federal District, seeking to understand the motivations of managers and the perception of the school community in relation to the actions implemented in this evaluation. The research methodology is guided by a qualitative approach. The chosen research method is characterized by a case study. Document analysis, semi-structured interviews and questionnaires involving principals, servers and students were used as instruments of data collection. It is noticeable in the results that the evaluation was motivated by the vision of the maximum manager; that the servers have a positive perception regarding the evaluation process; that the students were indifferent about the question/subject of research; and that, in relation to participatory democratic management, there are limitations to be overcome with regard to the decision-making process and the processing of evaluation data.Dias, PauloGontijo, SimoneRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémAlmeida, Heula Tíssia Alves Moreira de2018-11-19T10:36:23Z2018-11-052018-11-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2336TID:202023141por202023141info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:33:15Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2336Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:25.423102Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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