Desocultando competências matemáticas à luz da história de vida: uma experiência num centro de reconhecimento, validação e certificação de competências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22831 |
Resumo: | O presente artigo emerge das refl exões feitas numa investigação desenvolvida num Centro Novas Oportunidades com o principal objectivo de analisar, compreender e desocultar a Matemática "escondida" no percurso de vida de dois adultos (Teresa e João) envolvidos num processo de reconhecimento de competências matemáticas. Uma vez que a referida investigação foi desenvolvida no âmbito de um Mestrado em Ensino da Matemática, pela formadora de Matemática para a Vida que acompanhou o processo de reconhecimento, validação e certificação de competências dos dois adultos mencionados, o estudo centrou-se nas competências matemáticas. No decorrer da investigação, as seguintes questões funcionaram como linhas orientadoras: (1) Que importância tem o CRVCC (Centro de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências) na vida das pessoas que o frequentam? (2) Que influência tem a escola na postura das pessoas face à Matemática ao longo da vida? (3) Que competências matemáticas desenvolvem as pessoas nas diferentes profissões? (4) Aprende-se matemática vivendo? Neste artigo, o foco estará nas reflexões feitas em torno da terceira e quarta questões com base na história de vida do João. O principal objectivo deste artigo é divulgar o trabalho realizado pela investigadora e pela sua orientadora, nomeadamente alguns resultados daí emergentes. |
id |
RCAP_e7e8515e6f0ffa7599dae51c6d85cdef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22831 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desocultando competências matemáticas à luz da história de vida: uma experiência num centro de reconhecimento, validação e certificação de competênciasDesocultando competências matemáticas à luz da história de vida: uma experiência num centro de reconhecimento, validação e certificação de competênciasArtigosO presente artigo emerge das refl exões feitas numa investigação desenvolvida num Centro Novas Oportunidades com o principal objectivo de analisar, compreender e desocultar a Matemática "escondida" no percurso de vida de dois adultos (Teresa e João) envolvidos num processo de reconhecimento de competências matemáticas. Uma vez que a referida investigação foi desenvolvida no âmbito de um Mestrado em Ensino da Matemática, pela formadora de Matemática para a Vida que acompanhou o processo de reconhecimento, validação e certificação de competências dos dois adultos mencionados, o estudo centrou-se nas competências matemáticas. No decorrer da investigação, as seguintes questões funcionaram como linhas orientadoras: (1) Que importância tem o CRVCC (Centro de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências) na vida das pessoas que o frequentam? (2) Que influência tem a escola na postura das pessoas face à Matemática ao longo da vida? (3) Que competências matemáticas desenvolvem as pessoas nas diferentes profissões? (4) Aprende-se matemática vivendo? Neste artigo, o foco estará nas reflexões feitas em torno da terceira e quarta questões com base na história de vida do João. O principal objectivo deste artigo é divulgar o trabalho realizado pela investigadora e pela sua orientadora, nomeadamente alguns resultados daí emergentes.This article emerges from the reflections made in an investigation developed in a New Opportunities Centre with the main goal to analyze understand and expose ‹hidden mathematics› in life of two adults (Teresa and John) involved in a process of mathematical competencies recognition. Since this investigation was developed by the teacher that followed the process of recognition, validation and certification of competencies of the two mentioned adults during a Master on Mathematics Education, the study was centred in mathematical competencies. During this investigation, the questions that worked as guiding lines were: (1) What importance has the RVCC (Recognition, Validation and Certification of Competencies Centre) in the life of the people who experience it? (2) What is the influence of school in the way people see Math? (3) What mathematical competencies people develop in different jobs? and (4) Can we learn math through life? In this article, the focus will be in the reflections made around the third and fourth questions based in John’s life history. The main goal of this article is to communicate some emergent results from the work done by the investigator and its tutor. APM - Associação de Professores de Matemática2008-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22831por2183-28380872-3915Ferreira, RitaFernandes, Elsainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:53Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22831Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:19.340190Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desocultando competências matemáticas à luz da história de vida: uma experiência num centro de reconhecimento, validação e certificação de competências Desocultando competências matemáticas à luz da história de vida: uma experiência num centro de reconhecimento, validação e certificação de competências |
title |
Desocultando competências matemáticas à luz da história de vida: uma experiência num centro de reconhecimento, validação e certificação de competências |
spellingShingle |
Desocultando competências matemáticas à luz da história de vida: uma experiência num centro de reconhecimento, validação e certificação de competências Ferreira, Rita Artigos |
title_short |
Desocultando competências matemáticas à luz da história de vida: uma experiência num centro de reconhecimento, validação e certificação de competências |
title_full |
Desocultando competências matemáticas à luz da história de vida: uma experiência num centro de reconhecimento, validação e certificação de competências |
title_fullStr |
Desocultando competências matemáticas à luz da história de vida: uma experiência num centro de reconhecimento, validação e certificação de competências |
title_full_unstemmed |
Desocultando competências matemáticas à luz da história de vida: uma experiência num centro de reconhecimento, validação e certificação de competências |
title_sort |
Desocultando competências matemáticas à luz da história de vida: uma experiência num centro de reconhecimento, validação e certificação de competências |
author |
Ferreira, Rita |
author_facet |
Ferreira, Rita Fernandes, Elsa |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Elsa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Rita Fernandes, Elsa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
O presente artigo emerge das refl exões feitas numa investigação desenvolvida num Centro Novas Oportunidades com o principal objectivo de analisar, compreender e desocultar a Matemática "escondida" no percurso de vida de dois adultos (Teresa e João) envolvidos num processo de reconhecimento de competências matemáticas. Uma vez que a referida investigação foi desenvolvida no âmbito de um Mestrado em Ensino da Matemática, pela formadora de Matemática para a Vida que acompanhou o processo de reconhecimento, validação e certificação de competências dos dois adultos mencionados, o estudo centrou-se nas competências matemáticas. No decorrer da investigação, as seguintes questões funcionaram como linhas orientadoras: (1) Que importância tem o CRVCC (Centro de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências) na vida das pessoas que o frequentam? (2) Que influência tem a escola na postura das pessoas face à Matemática ao longo da vida? (3) Que competências matemáticas desenvolvem as pessoas nas diferentes profissões? (4) Aprende-se matemática vivendo? Neste artigo, o foco estará nas reflexões feitas em torno da terceira e quarta questões com base na história de vida do João. O principal objectivo deste artigo é divulgar o trabalho realizado pela investigadora e pela sua orientadora, nomeadamente alguns resultados daí emergentes. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22831 |
url |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22831 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-2838 0872-3915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130478069940224 |