Avaliação Externa de Escolas e Acompanhamento da Ação Educativa: O Programa de Acompanhamento da IGEC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Ana Filipa Correia
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/84055
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_e7f247e01b7cd3882cece5c3aa00c0a4
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/84055
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação Externa de Escolas e Acompanhamento da Ação Educativa: O Programa de Acompanhamento da IGECExternal School Evaluation and Follow-up of Educational Action: IGEC Follow-up ProgramInspeção-Geral da Educação e CiênciaAvaliação Externa das EscolasAcompanhamento da Ação EducativaPrograma de AcompanhamentoGeneral Inspection of Education and ScienceExternal School EvaluationFollow-up of Educational ActionFollow-up ProgramRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoThe AEE (External School Evaluation) has, as its prime goal, the evaluation of the organizational structure and intends to have a very relevant role in school development. This second cycle of external evaluation has a more qualitative aspect, of quality improvement, involvement of the educational community in the life of the school and also in the allocation of responsible entities of competent information, moving more closely towards the recommendations in force in the law. Looking at the evaluation as an instrument for the development of the teaching-learning experience and the students’ results, there is the intention to create a habit of self-evaluation, promote a responsible work ethic, increase the social presence in schools and make the schools’ work better known to the public. Under this evaluative analysis, the GIES (General Inspection of Education and Science) created a monitoring program, within the Educational Action Monitoring, that will allow the schools with the worst AEE performances to possibly overcome their struggles. This program intends to regularly and continuously monitor the schools’ work, in order to effectively improve the teaching-learning quality as well as the students’ results. It is in this sense that the following report is structured in three parts: the first part consists of theoretical basis, the second part describes the activities developed at IGEC, and, lastly, an empirical study about the Monitoring Program implemented in two schools ETPI (Educational Territory of Priority Intervention).A AEE (Avaliação Externa de Escolas) enquadra-se no âmbito da avaliação organizacional e pretende assumir-se como um contributo relevante para o desenvolvimento das escolas. Este segundo ciclo de avaliação externa tem uma vertente mais qualitativa, de melhoria da qualidade, envolvimento da comunidade educativa na vida da escola e também na dotação das entidades responsáveis de informações competentes, caminhando mais proximamente no sentido das recomendações em vigor na lei. Olhando para avaliação como instrumento de melhoria do ensino e da aprendizagem e dos resultados dos alunos, procuram incentivar-se práticas de autoavaliação, promover uma ética profissional marcada pela responsabilidade, fomentar a participação social na vida da escola e oferecer um melhor conhecimento público do trabalho das escolas. Sob este olhar avaliativo, a IGEC (Inspeção-Geral da Educação e da Ciência) criou um programa de acompanhamento, inserido na atividade do Acompanhamento da Ação Educativa, que permitirá às escolas com piores desempenhos na AEE, uma possível superação de constrangimentos. Este programa pretende efetuar um acompanhamento regular e contínuo do trabalho das escolas, com vista a uma efetiva melhoria da qualidade das aprendizagens e dos resultados escolares dos alunos.É neste sentido que o presente relatório se encontra estruturado em três partes: uma primeira de fundamentação teórica, a segunda para a descrição das atividades desenvolvidas na IGEC e, por último, um estudo empírico sobre o Programa de Acompanhamento, implementado em dois Agrupamentos de escolas TEIP (Território Educativo de Intervenção Prioritária).2017-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/84055http://hdl.handle.net/10316/84055TID:202143538pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Ana Filipa Correiareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-01-07T10:18:05Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/84055Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:05:42.509980Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação Externa de Escolas e Acompanhamento da Ação Educativa: O Programa de Acompanhamento da IGEC
External School Evaluation and Follow-up of Educational Action: IGEC Follow-up Program
title Avaliação Externa de Escolas e Acompanhamento da Ação Educativa: O Programa de Acompanhamento da IGEC
spellingShingle Avaliação Externa de Escolas e Acompanhamento da Ação Educativa: O Programa de Acompanhamento da IGEC
Marques, Ana Filipa Correia
Inspeção-Geral da Educação e Ciência
Avaliação Externa das Escolas
Acompanhamento da Ação Educativa
Programa de Acompanhamento
General Inspection of Education and Science
External School Evaluation
Follow-up of Educational Action
Follow-up Program
title_short Avaliação Externa de Escolas e Acompanhamento da Ação Educativa: O Programa de Acompanhamento da IGEC
title_full Avaliação Externa de Escolas e Acompanhamento da Ação Educativa: O Programa de Acompanhamento da IGEC
title_fullStr Avaliação Externa de Escolas e Acompanhamento da Ação Educativa: O Programa de Acompanhamento da IGEC
title_full_unstemmed Avaliação Externa de Escolas e Acompanhamento da Ação Educativa: O Programa de Acompanhamento da IGEC
title_sort Avaliação Externa de Escolas e Acompanhamento da Ação Educativa: O Programa de Acompanhamento da IGEC
author Marques, Ana Filipa Correia
author_facet Marques, Ana Filipa Correia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Ana Filipa Correia
dc.subject.por.fl_str_mv Inspeção-Geral da Educação e Ciência
Avaliação Externa das Escolas
Acompanhamento da Ação Educativa
Programa de Acompanhamento
General Inspection of Education and Science
External School Evaluation
Follow-up of Educational Action
Follow-up Program
topic Inspeção-Geral da Educação e Ciência
Avaliação Externa das Escolas
Acompanhamento da Ação Educativa
Programa de Acompanhamento
General Inspection of Education and Science
External School Evaluation
Follow-up of Educational Action
Follow-up Program
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/84055
http://hdl.handle.net/10316/84055
TID:202143538
url http://hdl.handle.net/10316/84055
identifier_str_mv TID:202143538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133948328017920