MentalSense. A ludic and didactic game for people with dementia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/5397 |
Resumo: | Com o envelhecimento da população, é cada vez mais comum encontrar pessoas com demência. A demência é caracterizada pela perda de habilidades emocionais e cognitivas. Nesta dissertação, propomos um novo sistema para estimulação cognitiva através de jogos, o MentalSense, onde pessoas em estado demencial podem realizar alguns exercícios cognitivos para cuidar de um animal de estimação, trabalhando no mínimo cinco domínios cognitivos: atenção, memória episódica, raciocínio lógico, pensamento abstrato e funções executivas. O jogo está implementado em tablet para poder ser usado em diversos lugares e situações. Foram realizados diversos estudos, desde questionários online e entrevistas a cuidadores formais e informais, e seguiu-se um design participativo com psicólogo e psicomotricista, onde obtivemos informação sobre as necessidades desta população e de quem presta cuidados a estes. Realizámos um estudo piloto, o qual culminou em sugestões para o melhoramento da aplicação final. O protótipo final foi testado através de um estudo de caso com dois participantes acompanhados por um psicólogo, que realizaram várias sessões com o MentalSense, com resultados positivos. |
id |
RCAP_e7ff0853557bf5bb9c3a0bb7ac38e55d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/5397 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
MentalSense. A ludic and didactic game for people with dementiaTecnologiaEstimulação cognitivaDemênciaJogoAplicação de tabletTechnologyCognitive stimulationDementiaGameTablet application.Faculdade de Ciências Exatas e da EngenhariaDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Medicina BásicaCom o envelhecimento da população, é cada vez mais comum encontrar pessoas com demência. A demência é caracterizada pela perda de habilidades emocionais e cognitivas. Nesta dissertação, propomos um novo sistema para estimulação cognitiva através de jogos, o MentalSense, onde pessoas em estado demencial podem realizar alguns exercícios cognitivos para cuidar de um animal de estimação, trabalhando no mínimo cinco domínios cognitivos: atenção, memória episódica, raciocínio lógico, pensamento abstrato e funções executivas. O jogo está implementado em tablet para poder ser usado em diversos lugares e situações. Foram realizados diversos estudos, desde questionários online e entrevistas a cuidadores formais e informais, e seguiu-se um design participativo com psicólogo e psicomotricista, onde obtivemos informação sobre as necessidades desta população e de quem presta cuidados a estes. Realizámos um estudo piloto, o qual culminou em sugestões para o melhoramento da aplicação final. O protótipo final foi testado através de um estudo de caso com dois participantes acompanhados por um psicólogo, que realizaram várias sessões com o MentalSense, com resultados positivos.As the population ages, it is increasingly common to find people with dementia. Dementia is characterized by the loss of emotional and cognitive abilities. In this dissertation, we propose a new system for cognitive stimulation through games, MentalSense, where people with dementia can perform some cognitive exercises to take care of a pet, working on at least five cognitive domains: attention, episodic memory, logical reasoning, abstract thinking and executive functions. The game is implemented on a tablet so it can be used in different places and situations. Several studies were carried out, from online questionnaires and interviews with formal and informal caregivers, and a participatory design with a psychologist and psychometrician was followed, where we obtained information about the needs of this population and those who provide care to them. We carried out a pilot study, which culminated in suggestions for improving the final application. The final prototype was tested through a case study with two participants accompanied by a psychologist, who carried out several sessions with MentalSense, with positive results.Cameirão, Mónica da SilvaDigitUMaConceição, Maria João Pereira Gouveia da2023-11-27T17:05:30Z2023-10-232023-10-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/5397TID:203397070enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-03T04:47:35Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/5397Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:40:47.553162Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
MentalSense. A ludic and didactic game for people with dementia |
title |
MentalSense. A ludic and didactic game for people with dementia |
spellingShingle |
MentalSense. A ludic and didactic game for people with dementia Conceição, Maria João Pereira Gouveia da Tecnologia Estimulação cognitiva Demência Jogo Aplicação de tablet Technology Cognitive stimulation Dementia Game Tablet application . Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Medicina Básica |
title_short |
MentalSense. A ludic and didactic game for people with dementia |
title_full |
MentalSense. A ludic and didactic game for people with dementia |
title_fullStr |
MentalSense. A ludic and didactic game for people with dementia |
title_full_unstemmed |
MentalSense. A ludic and didactic game for people with dementia |
title_sort |
MentalSense. A ludic and didactic game for people with dementia |
author |
Conceição, Maria João Pereira Gouveia da |
author_facet |
Conceição, Maria João Pereira Gouveia da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cameirão, Mónica da Silva DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conceição, Maria João Pereira Gouveia da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia Estimulação cognitiva Demência Jogo Aplicação de tablet Technology Cognitive stimulation Dementia Game Tablet application . Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Medicina Básica |
topic |
Tecnologia Estimulação cognitiva Demência Jogo Aplicação de tablet Technology Cognitive stimulation Dementia Game Tablet application . Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Medicina Básica |
description |
Com o envelhecimento da população, é cada vez mais comum encontrar pessoas com demência. A demência é caracterizada pela perda de habilidades emocionais e cognitivas. Nesta dissertação, propomos um novo sistema para estimulação cognitiva através de jogos, o MentalSense, onde pessoas em estado demencial podem realizar alguns exercícios cognitivos para cuidar de um animal de estimação, trabalhando no mínimo cinco domínios cognitivos: atenção, memória episódica, raciocínio lógico, pensamento abstrato e funções executivas. O jogo está implementado em tablet para poder ser usado em diversos lugares e situações. Foram realizados diversos estudos, desde questionários online e entrevistas a cuidadores formais e informais, e seguiu-se um design participativo com psicólogo e psicomotricista, onde obtivemos informação sobre as necessidades desta população e de quem presta cuidados a estes. Realizámos um estudo piloto, o qual culminou em sugestões para o melhoramento da aplicação final. O protótipo final foi testado através de um estudo de caso com dois participantes acompanhados por um psicólogo, que realizaram várias sessões com o MentalSense, com resultados positivos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-27T17:05:30Z 2023-10-23 2023-10-23T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/5397 TID:203397070 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/5397 |
identifier_str_mv |
TID:203397070 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136312737923072 |