MentalSense. A ludic and didactic game for people with dementia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Maria João Pereira Gouveia da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/5397
Resumo: Com o envelhecimento da população, é cada vez mais comum encontrar pessoas com demência. A demência é caracterizada pela perda de habilidades emocionais e cognitivas. Nesta dissertação, propomos um novo sistema para estimulação cognitiva através de jogos, o MentalSense, onde pessoas em estado demencial podem realizar alguns exercícios cognitivos para cuidar de um animal de estimação, trabalhando no mínimo cinco domínios cognitivos: atenção, memória episódica, raciocínio lógico, pensamento abstrato e funções executivas. O jogo está implementado em tablet para poder ser usado em diversos lugares e situações. Foram realizados diversos estudos, desde questionários online e entrevistas a cuidadores formais e informais, e seguiu-se um design participativo com psicólogo e psicomotricista, onde obtivemos informação sobre as necessidades desta população e de quem presta cuidados a estes. Realizámos um estudo piloto, o qual culminou em sugestões para o melhoramento da aplicação final. O protótipo final foi testado através de um estudo de caso com dois participantes acompanhados por um psicólogo, que realizaram várias sessões com o MentalSense, com resultados positivos.
id RCAP_e7ff0853557bf5bb9c3a0bb7ac38e55d
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/5397
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling MentalSense. A ludic and didactic game for people with dementiaTecnologiaEstimulação cognitivaDemênciaJogoAplicação de tabletTechnologyCognitive stimulationDementiaGameTablet application.Faculdade de Ciências Exatas e da EngenhariaDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Medicina BásicaCom o envelhecimento da população, é cada vez mais comum encontrar pessoas com demência. A demência é caracterizada pela perda de habilidades emocionais e cognitivas. Nesta dissertação, propomos um novo sistema para estimulação cognitiva através de jogos, o MentalSense, onde pessoas em estado demencial podem realizar alguns exercícios cognitivos para cuidar de um animal de estimação, trabalhando no mínimo cinco domínios cognitivos: atenção, memória episódica, raciocínio lógico, pensamento abstrato e funções executivas. O jogo está implementado em tablet para poder ser usado em diversos lugares e situações. Foram realizados diversos estudos, desde questionários online e entrevistas a cuidadores formais e informais, e seguiu-se um design participativo com psicólogo e psicomotricista, onde obtivemos informação sobre as necessidades desta população e de quem presta cuidados a estes. Realizámos um estudo piloto, o qual culminou em sugestões para o melhoramento da aplicação final. O protótipo final foi testado através de um estudo de caso com dois participantes acompanhados por um psicólogo, que realizaram várias sessões com o MentalSense, com resultados positivos.As the population ages, it is increasingly common to find people with dementia. Dementia is characterized by the loss of emotional and cognitive abilities. In this dissertation, we propose a new system for cognitive stimulation through games, MentalSense, where people with dementia can perform some cognitive exercises to take care of a pet, working on at least five cognitive domains: attention, episodic memory, logical reasoning, abstract thinking and executive functions. The game is implemented on a tablet so it can be used in different places and situations. Several studies were carried out, from online questionnaires and interviews with formal and informal caregivers, and a participatory design with a psychologist and psychometrician was followed, where we obtained information about the needs of this population and those who provide care to them. We carried out a pilot study, which culminated in suggestions for improving the final application. The final prototype was tested through a case study with two participants accompanied by a psychologist, who carried out several sessions with MentalSense, with positive results.Cameirão, Mónica da SilvaDigitUMaConceição, Maria João Pereira Gouveia da2023-11-27T17:05:30Z2023-10-232023-10-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/5397TID:203397070enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-03T04:47:35Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/5397Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:40:47.553162Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv MentalSense. A ludic and didactic game for people with dementia
title MentalSense. A ludic and didactic game for people with dementia
spellingShingle MentalSense. A ludic and didactic game for people with dementia
Conceição, Maria João Pereira Gouveia da
Tecnologia
Estimulação cognitiva
Demência
Jogo
Aplicação de tablet
Technology
Cognitive stimulation
Dementia
Game
Tablet application
.
Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Medicina Básica
title_short MentalSense. A ludic and didactic game for people with dementia
title_full MentalSense. A ludic and didactic game for people with dementia
title_fullStr MentalSense. A ludic and didactic game for people with dementia
title_full_unstemmed MentalSense. A ludic and didactic game for people with dementia
title_sort MentalSense. A ludic and didactic game for people with dementia
author Conceição, Maria João Pereira Gouveia da
author_facet Conceição, Maria João Pereira Gouveia da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cameirão, Mónica da Silva
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição, Maria João Pereira Gouveia da
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia
Estimulação cognitiva
Demência
Jogo
Aplicação de tablet
Technology
Cognitive stimulation
Dementia
Game
Tablet application
.
Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Medicina Básica
topic Tecnologia
Estimulação cognitiva
Demência
Jogo
Aplicação de tablet
Technology
Cognitive stimulation
Dementia
Game
Tablet application
.
Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Medicina Básica
description Com o envelhecimento da população, é cada vez mais comum encontrar pessoas com demência. A demência é caracterizada pela perda de habilidades emocionais e cognitivas. Nesta dissertação, propomos um novo sistema para estimulação cognitiva através de jogos, o MentalSense, onde pessoas em estado demencial podem realizar alguns exercícios cognitivos para cuidar de um animal de estimação, trabalhando no mínimo cinco domínios cognitivos: atenção, memória episódica, raciocínio lógico, pensamento abstrato e funções executivas. O jogo está implementado em tablet para poder ser usado em diversos lugares e situações. Foram realizados diversos estudos, desde questionários online e entrevistas a cuidadores formais e informais, e seguiu-se um design participativo com psicólogo e psicomotricista, onde obtivemos informação sobre as necessidades desta população e de quem presta cuidados a estes. Realizámos um estudo piloto, o qual culminou em sugestões para o melhoramento da aplicação final. O protótipo final foi testado através de um estudo de caso com dois participantes acompanhados por um psicólogo, que realizaram várias sessões com o MentalSense, com resultados positivos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-27T17:05:30Z
2023-10-23
2023-10-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/5397
TID:203397070
url http://hdl.handle.net/10400.13/5397
identifier_str_mv TID:203397070
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136312737923072