A orientação para o mercado como forma de obter vantagens competitivas nas organizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vala, Célia Margarida de Sousa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/1144
Resumo: Dissertação de Mestrado em Marketing Relacional apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.
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spelling A orientação para o mercado como forma de obter vantagens competitivas nas organizaçõesOrientação para o mercadoVantagens competitivasCompetitividadeDissertação de Mestrado em Marketing Relacional apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.Num contexto cada vez mais competitivo, em que o patamar de atuação se coloca a um nível global, os ciclos de vida dos produtos são mais curtos, os consumidores são mais informados e mais exigentes, as empresas e outras organizações deparam-se com novos paradigmas de competição para os quais têm necessidade de encontrar novas formas de estar no mercado. É importante que as organizações possuam fatores que de alguma forma assegurem a sua permanência no mercado, em competição com os demais concorrentes. A orientação ao mercado pode trazer múltiplos benefícios para as organizações, contribuindo para a existência de vantagens competitivas e dessa forma reforçar a sua competitividade. Esta investigação tem como objetivo compreender se a orientação para o mercado contribui para a existência de vantagens competitivas. O estudo foi aplicado a uma população de 250 empresas do distrito de Leiria. Foi realizado um questionário para recolha de informação sobre a orientação ao mercado e utilizaram-se indicadores de atividade dessas mesmas empresas para averiguar a existência de vantagens competitivas. Em linha com outros estudos, os resultados não permitem afirmar que a orientação para o mercado influencie de forma positiva a existência de vantagens competitivas. Tendo em conta estes resultados, são feitas recomendações a considerar em investigações futuras.Guerra, Jaime Manuel Afonso RamosIC-OnlineVala, Célia Margarida de Sousa2014-12-01T11:58:56Z2013-05-242014-11-272013-05-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/1144TID:201894203porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-26T18:09:43Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1144Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-26T18:09:43Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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