A orientação para o mercado como forma de obter vantagens competitivas nas organizações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/1144 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Marketing Relacional apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria. |
id |
RCAP_e7ff0cd5ebfdc6eddd5f4f3a55ec9fc9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1144 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A orientação para o mercado como forma de obter vantagens competitivas nas organizaçõesOrientação para o mercadoVantagens competitivasCompetitividadeDissertação de Mestrado em Marketing Relacional apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.Num contexto cada vez mais competitivo, em que o patamar de atuação se coloca a um nível global, os ciclos de vida dos produtos são mais curtos, os consumidores são mais informados e mais exigentes, as empresas e outras organizações deparam-se com novos paradigmas de competição para os quais têm necessidade de encontrar novas formas de estar no mercado. É importante que as organizações possuam fatores que de alguma forma assegurem a sua permanência no mercado, em competição com os demais concorrentes. A orientação ao mercado pode trazer múltiplos benefícios para as organizações, contribuindo para a existência de vantagens competitivas e dessa forma reforçar a sua competitividade. Esta investigação tem como objetivo compreender se a orientação para o mercado contribui para a existência de vantagens competitivas. O estudo foi aplicado a uma população de 250 empresas do distrito de Leiria. Foi realizado um questionário para recolha de informação sobre a orientação ao mercado e utilizaram-se indicadores de atividade dessas mesmas empresas para averiguar a existência de vantagens competitivas. Em linha com outros estudos, os resultados não permitem afirmar que a orientação para o mercado influencie de forma positiva a existência de vantagens competitivas. Tendo em conta estes resultados, são feitas recomendações a considerar em investigações futuras.Guerra, Jaime Manuel Afonso RamosIC-OnlineVala, Célia Margarida de Sousa2014-12-01T11:58:56Z2013-05-242014-11-272013-05-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/1144TID:201894203porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-26T18:09:43Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1144Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-26T18:09:43Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A orientação para o mercado como forma de obter vantagens competitivas nas organizações |
title |
A orientação para o mercado como forma de obter vantagens competitivas nas organizações |
spellingShingle |
A orientação para o mercado como forma de obter vantagens competitivas nas organizações Vala, Célia Margarida de Sousa Orientação para o mercado Vantagens competitivas Competitividade |
title_short |
A orientação para o mercado como forma de obter vantagens competitivas nas organizações |
title_full |
A orientação para o mercado como forma de obter vantagens competitivas nas organizações |
title_fullStr |
A orientação para o mercado como forma de obter vantagens competitivas nas organizações |
title_full_unstemmed |
A orientação para o mercado como forma de obter vantagens competitivas nas organizações |
title_sort |
A orientação para o mercado como forma de obter vantagens competitivas nas organizações |
author |
Vala, Célia Margarida de Sousa |
author_facet |
Vala, Célia Margarida de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guerra, Jaime Manuel Afonso Ramos IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vala, Célia Margarida de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Orientação para o mercado Vantagens competitivas Competitividade |
topic |
Orientação para o mercado Vantagens competitivas Competitividade |
description |
Dissertação de Mestrado em Marketing Relacional apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-05-24 2013-05-24T00:00:00Z 2014-12-01T11:58:56Z 2014-11-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/1144 TID:201894203 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/1144 |
identifier_str_mv |
TID:201894203 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817547225331400704 |