O papel do mosteiro na Idade Média e a perceção espacial da Europa por alunos do 7º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Natália Maria Pereira e
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/37753
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História e Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
id RCAP_e802e735bbf552d896d99f599db346da
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37753
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel do mosteiro na Idade Média e a perceção espacial da Europa por alunos do 7º ano de escolaridadeEducação históricaConhecimentos préviosEducação geográficaMapeamento mentalProgressão das ideiasHistory educationPrevious knowledgeGeography educationMental mappingIdeas progression93:372.893372.893:9391:372.891372.891:91Humanidades::História e ArqueologiaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoCiências Sociais::Geografia Económica e SocialRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História e Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO presente relatório resulta de um Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionado, desenvolvido em contexto real de aprendizagem, nas disciplinas de História e de Geografia em turmas do 7º ano de escolaridade, na Escola Secundária Carlos Amarante em Braga, Portugal. O relatório contém uma dupla vertente: a pedagógica e a de investigação. Elegemos como temas de estudos, os Mosteiros Medievais e os mapas mentais dos alunos sobre a Europa. Deste modo pretendemos dar resposta às seguintes perguntas, respetivamente: Que tipos de compreensão os alunos do 7º ano de escolaridade apresentam sobre os Mosteiros na Idade Media? Qual a perceção do espaço europeu dos alunos do 7º ano de escolaridade? Convictos de que a avaliação sistemática das aprendizagens é fundamental no processo de ensino aprendizagem, estes estudos compreendem dois momentos principais: o antes e o depois do estudo dos conteúdos programáticos. Num momento inicial, procedemos à recolha dos conhecimentos que os alunos trazem para a sala de aula, com recurso a diferentes instrumentos, adequados a cada área disciplinar (Questionário – História; Mapa mudo da Europa – Geografia). Num segundo momento, analisámos as ideias dos alunos, com recurso a instrumentos distintos (Ficha de Trabalho – História; Mapa mundo da Europa – Geografia), de forma a perceber se os conhecimentos foram consolidados. Pretendemos, pois, analisar os conhecimentos que os alunos transportam para a sala de aula dentro de cada um dos temas referidos, sabendo da sua importância num contexto construtivista e no decorrer do processo de ensino aprendizagem. Esperamos, também, que as nossas conclusões contribuam para uma melhoria das práticas pedagógicas no ensino.This report is the result of a Pedagogical Intervention Project, developed in an actual learning environment of History and Geography classes from the 7th grade, in Carlos Amarante High school, Braga, Portugal. It pursues an educational and investigation purposes. We elected as subjects the Medieval Monasteries, and the students’ mental maps of Europe. Thus, we want to answer to the following questions, respectively: What do 7th grade students understand about Middle Age Monasteries? Which is the perception of 7th grade students about the European space? Believing that a systematic evaluation of knowledge is crucial in a teaching-learning process, this study has two main steps: before and after the studying of the program contents. In the first step, we collect the previous knowledge that students brought to the classroom, using different instruments according to the area of studying: a questionnaire (History class) and a map of Europe (Geography class). In a second step, we analyzed the students’ ideas using a worksheet for History students, and an European map for Geography students, in order to verify if new acquirements were made. Therefore, we intended to analyze students’ previous knowledge in the referred theme, given their importance in a constructive context of a teaching learning process. We hope that our conclusions also contribute to an improvement in teaching pedagogical practices.Melo, Maria do CéuUniversidade do MinhoSilva, Natália Maria Pereira e20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/37753por201667703info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:50:38Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37753Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:49:21.738438Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel do mosteiro na Idade Média e a perceção espacial da Europa por alunos do 7º ano de escolaridade
title O papel do mosteiro na Idade Média e a perceção espacial da Europa por alunos do 7º ano de escolaridade
spellingShingle O papel do mosteiro na Idade Média e a perceção espacial da Europa por alunos do 7º ano de escolaridade
Silva, Natália Maria Pereira e
Educação histórica
Conhecimentos prévios
Educação geográfica
Mapeamento mental
Progressão das ideias
History education
Previous knowledge
Geography education
Mental mapping
Ideas progression
93:372.893
372.893:93
91:372.891
372.891:91
Humanidades::História e Arqueologia
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Ciências Sociais::Geografia Económica e Social
title_short O papel do mosteiro na Idade Média e a perceção espacial da Europa por alunos do 7º ano de escolaridade
title_full O papel do mosteiro na Idade Média e a perceção espacial da Europa por alunos do 7º ano de escolaridade
title_fullStr O papel do mosteiro na Idade Média e a perceção espacial da Europa por alunos do 7º ano de escolaridade
title_full_unstemmed O papel do mosteiro na Idade Média e a perceção espacial da Europa por alunos do 7º ano de escolaridade
title_sort O papel do mosteiro na Idade Média e a perceção espacial da Europa por alunos do 7º ano de escolaridade
author Silva, Natália Maria Pereira e
author_facet Silva, Natália Maria Pereira e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melo, Maria do Céu
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Natália Maria Pereira e
dc.subject.por.fl_str_mv Educação histórica
Conhecimentos prévios
Educação geográfica
Mapeamento mental
Progressão das ideias
History education
Previous knowledge
Geography education
Mental mapping
Ideas progression
93:372.893
372.893:93
91:372.891
372.891:91
Humanidades::História e Arqueologia
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Ciências Sociais::Geografia Económica e Social
topic Educação histórica
Conhecimentos prévios
Educação geográfica
Mapeamento mental
Progressão das ideias
History education
Previous knowledge
Geography education
Mental mapping
Ideas progression
93:372.893
372.893:93
91:372.891
372.891:91
Humanidades::História e Arqueologia
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Ciências Sociais::Geografia Económica e Social
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História e Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/37753
url http://hdl.handle.net/1822/37753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201667703
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133075112722432