O papel do mosteiro na Idade Média e a perceção espacial da Europa por alunos do 7º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/37753 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História e Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
id |
RCAP_e802e735bbf552d896d99f599db346da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37753 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel do mosteiro na Idade Média e a perceção espacial da Europa por alunos do 7º ano de escolaridadeEducação históricaConhecimentos préviosEducação geográficaMapeamento mentalProgressão das ideiasHistory educationPrevious knowledgeGeography educationMental mappingIdeas progression93:372.893372.893:9391:372.891372.891:91Humanidades::História e ArqueologiaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoCiências Sociais::Geografia Económica e SocialRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História e Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO presente relatório resulta de um Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionado, desenvolvido em contexto real de aprendizagem, nas disciplinas de História e de Geografia em turmas do 7º ano de escolaridade, na Escola Secundária Carlos Amarante em Braga, Portugal. O relatório contém uma dupla vertente: a pedagógica e a de investigação. Elegemos como temas de estudos, os Mosteiros Medievais e os mapas mentais dos alunos sobre a Europa. Deste modo pretendemos dar resposta às seguintes perguntas, respetivamente: Que tipos de compreensão os alunos do 7º ano de escolaridade apresentam sobre os Mosteiros na Idade Media? Qual a perceção do espaço europeu dos alunos do 7º ano de escolaridade? Convictos de que a avaliação sistemática das aprendizagens é fundamental no processo de ensino aprendizagem, estes estudos compreendem dois momentos principais: o antes e o depois do estudo dos conteúdos programáticos. Num momento inicial, procedemos à recolha dos conhecimentos que os alunos trazem para a sala de aula, com recurso a diferentes instrumentos, adequados a cada área disciplinar (Questionário – História; Mapa mudo da Europa – Geografia). Num segundo momento, analisámos as ideias dos alunos, com recurso a instrumentos distintos (Ficha de Trabalho – História; Mapa mundo da Europa – Geografia), de forma a perceber se os conhecimentos foram consolidados. Pretendemos, pois, analisar os conhecimentos que os alunos transportam para a sala de aula dentro de cada um dos temas referidos, sabendo da sua importância num contexto construtivista e no decorrer do processo de ensino aprendizagem. Esperamos, também, que as nossas conclusões contribuam para uma melhoria das práticas pedagógicas no ensino.This report is the result of a Pedagogical Intervention Project, developed in an actual learning environment of History and Geography classes from the 7th grade, in Carlos Amarante High school, Braga, Portugal. It pursues an educational and investigation purposes. We elected as subjects the Medieval Monasteries, and the students’ mental maps of Europe. Thus, we want to answer to the following questions, respectively: What do 7th grade students understand about Middle Age Monasteries? Which is the perception of 7th grade students about the European space? Believing that a systematic evaluation of knowledge is crucial in a teaching-learning process, this study has two main steps: before and after the studying of the program contents. In the first step, we collect the previous knowledge that students brought to the classroom, using different instruments according to the area of studying: a questionnaire (History class) and a map of Europe (Geography class). In a second step, we analyzed the students’ ideas using a worksheet for History students, and an European map for Geography students, in order to verify if new acquirements were made. Therefore, we intended to analyze students’ previous knowledge in the referred theme, given their importance in a constructive context of a teaching learning process. We hope that our conclusions also contribute to an improvement in teaching pedagogical practices.Melo, Maria do CéuUniversidade do MinhoSilva, Natália Maria Pereira e20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/37753por201667703info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:50:38Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37753Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:49:21.738438Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel do mosteiro na Idade Média e a perceção espacial da Europa por alunos do 7º ano de escolaridade |
title |
O papel do mosteiro na Idade Média e a perceção espacial da Europa por alunos do 7º ano de escolaridade |
spellingShingle |
O papel do mosteiro na Idade Média e a perceção espacial da Europa por alunos do 7º ano de escolaridade Silva, Natália Maria Pereira e Educação histórica Conhecimentos prévios Educação geográfica Mapeamento mental Progressão das ideias History education Previous knowledge Geography education Mental mapping Ideas progression 93:372.893 372.893:93 91:372.891 372.891:91 Humanidades::História e Arqueologia Ciências Sociais::Ciências da Educação Ciências Sociais::Geografia Económica e Social |
title_short |
O papel do mosteiro na Idade Média e a perceção espacial da Europa por alunos do 7º ano de escolaridade |
title_full |
O papel do mosteiro na Idade Média e a perceção espacial da Europa por alunos do 7º ano de escolaridade |
title_fullStr |
O papel do mosteiro na Idade Média e a perceção espacial da Europa por alunos do 7º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
O papel do mosteiro na Idade Média e a perceção espacial da Europa por alunos do 7º ano de escolaridade |
title_sort |
O papel do mosteiro na Idade Média e a perceção espacial da Europa por alunos do 7º ano de escolaridade |
author |
Silva, Natália Maria Pereira e |
author_facet |
Silva, Natália Maria Pereira e |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Melo, Maria do Céu Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Natália Maria Pereira e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação histórica Conhecimentos prévios Educação geográfica Mapeamento mental Progressão das ideias History education Previous knowledge Geography education Mental mapping Ideas progression 93:372.893 372.893:93 91:372.891 372.891:91 Humanidades::História e Arqueologia Ciências Sociais::Ciências da Educação Ciências Sociais::Geografia Económica e Social |
topic |
Educação histórica Conhecimentos prévios Educação geográfica Mapeamento mental Progressão das ideias History education Previous knowledge Geography education Mental mapping Ideas progression 93:372.893 372.893:93 91:372.891 372.891:91 Humanidades::História e Arqueologia Ciências Sociais::Ciências da Educação Ciências Sociais::Geografia Económica e Social |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História e Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/37753 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/37753 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201667703 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133075112722432 |