O cartaz e a imagem da mulher: a importância do cartaz como ferramenta de comunicação social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mariana de Carvalho dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/8279
Resumo: Ao longo da história, mulheres se uniram para lutar por seus direitos, como cidadãs, em meio a uma sociedade marcada pela ideologia patriarcal. Na contemporaneidade, ainda são evidentes os desafios enfrentados pelas pessoas do sexo feminino, no mercado de trabalho, nas relações sociais e também pela forma com que são representadas nos meios de comunicação. Por ser uma investigação em design, essa dissertação centra-se no cartaz como ferramenta de comunicação em duas vertentes, publicitária e sensibilizadora social. É comum, nos dias de hoje, vermos anúncios que objetificam a mulher para despertar o interesse das pessoas do sexo masculino e, também, que limitam o papel da mulher aos cuidados do lar. Em contrapartida, tornou-se necessário, na sociedade atual, que demonstra um machismo enraizado, a sensibilização à liberdade feminina; sendo assim, cartazes que sensibilizam à violência contra a mulher têm sido uma solução para ir contra essa dominação de gênero e incentivar o número de denúncias. Deste modo, o presente estudo analisa e discute a responsabilidade social do designer de comunicação, por esses dois vieses de cartazes divulgados em Portugal, no século XXI, e o seu impacto na sociedade portuguesa, que alertam para a necessidade de novas abordagens e soluções criativas pelos profissionais que as desenvolvem.
id RCAP_e81501c96816e460f4465e2d9f1969dd
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8279
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O cartaz e a imagem da mulher: a importância do cartaz como ferramenta de comunicação socialMESTRADO EM DESIGNDESIGNDESIGN DE COMUNICAÇÃOCARTAZESFEMINISMOCOMUNICAÇÃO SOCIALMULHERESDESIGNCOMMUNICATION DESIGNPOSTERSFEMINISMMEDIAWOMENAo longo da história, mulheres se uniram para lutar por seus direitos, como cidadãs, em meio a uma sociedade marcada pela ideologia patriarcal. Na contemporaneidade, ainda são evidentes os desafios enfrentados pelas pessoas do sexo feminino, no mercado de trabalho, nas relações sociais e também pela forma com que são representadas nos meios de comunicação. Por ser uma investigação em design, essa dissertação centra-se no cartaz como ferramenta de comunicação em duas vertentes, publicitária e sensibilizadora social. É comum, nos dias de hoje, vermos anúncios que objetificam a mulher para despertar o interesse das pessoas do sexo masculino e, também, que limitam o papel da mulher aos cuidados do lar. Em contrapartida, tornou-se necessário, na sociedade atual, que demonstra um machismo enraizado, a sensibilização à liberdade feminina; sendo assim, cartazes que sensibilizam à violência contra a mulher têm sido uma solução para ir contra essa dominação de gênero e incentivar o número de denúncias. Deste modo, o presente estudo analisa e discute a responsabilidade social do designer de comunicação, por esses dois vieses de cartazes divulgados em Portugal, no século XXI, e o seu impacto na sociedade portuguesa, que alertam para a necessidade de novas abordagens e soluções criativas pelos profissionais que as desenvolvem.Throughout history, women have come together to fight for their rights as citizens amidst a society marked by patriarchal ideology. At the present time it is still evident the challenges faced by the female sex, in the labor market, in social relations and also by the way in which it is represented in the media. Being a design research, this dissertation focuses on the poster as a two-way communication tool, advertising and social awareness. It is common these days to see ads that objectify women to arouse male interest and, also, they limit the role of women in caring for the home. On the other hand, it has become necessary in today's society, which demonstrates a deep-seated of machismo, to raise awareness about women's freedom. Thus, posters that raise awareness about violence against women have been a solution to go against this gender domination and encourage Number of complaints. In this way, the present study analyzes and discusses the social responsibility of the communication designer for these two biases of posters published in Portugal in the 21st century and their impact on Portuguese society, which point out the need for new approaches and creative solutions by Professionals who develop them.2017-11-21T17:42:15Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/8279TID:201755963porSantos, Mariana de Carvalho dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:23Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8279Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:56.609184Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O cartaz e a imagem da mulher: a importância do cartaz como ferramenta de comunicação social
title O cartaz e a imagem da mulher: a importância do cartaz como ferramenta de comunicação social
spellingShingle O cartaz e a imagem da mulher: a importância do cartaz como ferramenta de comunicação social
Santos, Mariana de Carvalho dos
MESTRADO EM DESIGN
DESIGN
DESIGN DE COMUNICAÇÃO
CARTAZES
FEMINISMO
COMUNICAÇÃO SOCIAL
MULHERES
DESIGN
COMMUNICATION DESIGN
POSTERS
FEMINISM
MEDIA
WOMEN
title_short O cartaz e a imagem da mulher: a importância do cartaz como ferramenta de comunicação social
title_full O cartaz e a imagem da mulher: a importância do cartaz como ferramenta de comunicação social
title_fullStr O cartaz e a imagem da mulher: a importância do cartaz como ferramenta de comunicação social
title_full_unstemmed O cartaz e a imagem da mulher: a importância do cartaz como ferramenta de comunicação social
title_sort O cartaz e a imagem da mulher: a importância do cartaz como ferramenta de comunicação social
author Santos, Mariana de Carvalho dos
author_facet Santos, Mariana de Carvalho dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Mariana de Carvalho dos
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM DESIGN
DESIGN
DESIGN DE COMUNICAÇÃO
CARTAZES
FEMINISMO
COMUNICAÇÃO SOCIAL
MULHERES
DESIGN
COMMUNICATION DESIGN
POSTERS
FEMINISM
MEDIA
WOMEN
topic MESTRADO EM DESIGN
DESIGN
DESIGN DE COMUNICAÇÃO
CARTAZES
FEMINISMO
COMUNICAÇÃO SOCIAL
MULHERES
DESIGN
COMMUNICATION DESIGN
POSTERS
FEMINISM
MEDIA
WOMEN
description Ao longo da história, mulheres se uniram para lutar por seus direitos, como cidadãs, em meio a uma sociedade marcada pela ideologia patriarcal. Na contemporaneidade, ainda são evidentes os desafios enfrentados pelas pessoas do sexo feminino, no mercado de trabalho, nas relações sociais e também pela forma com que são representadas nos meios de comunicação. Por ser uma investigação em design, essa dissertação centra-se no cartaz como ferramenta de comunicação em duas vertentes, publicitária e sensibilizadora social. É comum, nos dias de hoje, vermos anúncios que objetificam a mulher para despertar o interesse das pessoas do sexo masculino e, também, que limitam o papel da mulher aos cuidados do lar. Em contrapartida, tornou-se necessário, na sociedade atual, que demonstra um machismo enraizado, a sensibilização à liberdade feminina; sendo assim, cartazes que sensibilizam à violência contra a mulher têm sido uma solução para ir contra essa dominação de gênero e incentivar o número de denúncias. Deste modo, o presente estudo analisa e discute a responsabilidade social do designer de comunicação, por esses dois vieses de cartazes divulgados em Portugal, no século XXI, e o seu impacto na sociedade portuguesa, que alertam para a necessidade de novas abordagens e soluções criativas pelos profissionais que as desenvolvem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-21T17:42:15Z
2017-01-01T00:00:00Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/8279
TID:201755963
url http://hdl.handle.net/10437/8279
identifier_str_mv TID:201755963
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131236708384768