Os Professores do Ensino Secundário e os Rankings Escolares: Reflexos da Reflexividade Mediatizada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, M Benedita Portugal E
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/7405
Resumo: Procurámos, compreender, nesta investigação, em que medida o jornal Público – media de referência no campo da imprensa escrita portuguesa – poderá potenciar a reflexividade dos actores sociais. Ao detectarmos, através da análise de conteúdo, em que condições e em que termos se produziu a reflexividade escrita sobre os rankings escolares publicada naquele diário, ao longo dos anos 2001, 2002 e 2003, concluímos que este media, por força do efeito de agenda-setting, potencia mas, simultaneamente, condiciona o tipo de reflexividade que mediatiza. Concluímos, também, que os fabricantes de opinião – na sua grande maioria, indivíduos detentores de elevados capitais culturais e sociais - que participaram no mencionado debate veicularam predominantemente uma reflexividade simbólico-ideológica. Constituiu, nossa intenção, por outro lado, compreender os efeitos da publicação destes rankings nas práticas lectivas e organizacionais dos professores do ensino secundário que leccionam o 12º ano de escolaridade. A pesquisa realizada através de inquéritos por questionário permitiu-nos verificar que os docentes perspectivam de modo bastante diferenciado entre si a existência dos rankings escolares. A credibilidade atribuída aos critérios de elaboração dos rankings parece ser a variável mais importante para justificar a variação da importância que lhes é conferida por parte da classe docente. Apesar de alguns professores inquiridos terem revelado que a publicação dos rankings originou, nas suas escolas, a tomada de medidas específicas para se melhorarem os resultados dos exames de 12º ano, os dados obtidos nesta investigação revelam que os efeitos reflexivos dos rankings são mais compósitos e pontuais do que lineares e gerais.
id RCAP_e82fb5bb95819e1817a9c254c913a37f
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/7405
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os Professores do Ensino Secundário e os Rankings Escolares: Reflexos da Reflexividade MediatizadaReflexividadePúblicoRankings escolaresProfessoresProcurámos, compreender, nesta investigação, em que medida o jornal Público – media de referência no campo da imprensa escrita portuguesa – poderá potenciar a reflexividade dos actores sociais. Ao detectarmos, através da análise de conteúdo, em que condições e em que termos se produziu a reflexividade escrita sobre os rankings escolares publicada naquele diário, ao longo dos anos 2001, 2002 e 2003, concluímos que este media, por força do efeito de agenda-setting, potencia mas, simultaneamente, condiciona o tipo de reflexividade que mediatiza. Concluímos, também, que os fabricantes de opinião – na sua grande maioria, indivíduos detentores de elevados capitais culturais e sociais - que participaram no mencionado debate veicularam predominantemente uma reflexividade simbólico-ideológica. Constituiu, nossa intenção, por outro lado, compreender os efeitos da publicação destes rankings nas práticas lectivas e organizacionais dos professores do ensino secundário que leccionam o 12º ano de escolaridade. A pesquisa realizada através de inquéritos por questionário permitiu-nos verificar que os docentes perspectivam de modo bastante diferenciado entre si a existência dos rankings escolares. A credibilidade atribuída aos critérios de elaboração dos rankings parece ser a variável mais importante para justificar a variação da importância que lhes é conferida por parte da classe docente. Apesar de alguns professores inquiridos terem revelado que a publicação dos rankings originou, nas suas escolas, a tomada de medidas específicas para se melhorarem os resultados dos exames de 12º ano, os dados obtidos nesta investigação revelam que os efeitos reflexivos dos rankings são mais compósitos e pontuais do que lineares e gerais.Fundação Manuel LeãoRepositório da Universidade de LisboaMelo, M Benedita Portugal E2012-12-14T16:52:27Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/7405porMelo, M. B. P. (2009). Os Professores do Ensino Secundário e os Rankings Escolares: Reflexos da Reflexividade Mediatizada. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.978-989-8151-10-0info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:49:24Zoai:repositorio.ul.pt:10451/7405Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:45.634403Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os Professores do Ensino Secundário e os Rankings Escolares: Reflexos da Reflexividade Mediatizada
title Os Professores do Ensino Secundário e os Rankings Escolares: Reflexos da Reflexividade Mediatizada
spellingShingle Os Professores do Ensino Secundário e os Rankings Escolares: Reflexos da Reflexividade Mediatizada
Melo, M Benedita Portugal E
Reflexividade
Público
Rankings escolares
Professores
title_short Os Professores do Ensino Secundário e os Rankings Escolares: Reflexos da Reflexividade Mediatizada
title_full Os Professores do Ensino Secundário e os Rankings Escolares: Reflexos da Reflexividade Mediatizada
title_fullStr Os Professores do Ensino Secundário e os Rankings Escolares: Reflexos da Reflexividade Mediatizada
title_full_unstemmed Os Professores do Ensino Secundário e os Rankings Escolares: Reflexos da Reflexividade Mediatizada
title_sort Os Professores do Ensino Secundário e os Rankings Escolares: Reflexos da Reflexividade Mediatizada
author Melo, M Benedita Portugal E
author_facet Melo, M Benedita Portugal E
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, M Benedita Portugal E
dc.subject.por.fl_str_mv Reflexividade
Público
Rankings escolares
Professores
topic Reflexividade
Público
Rankings escolares
Professores
description Procurámos, compreender, nesta investigação, em que medida o jornal Público – media de referência no campo da imprensa escrita portuguesa – poderá potenciar a reflexividade dos actores sociais. Ao detectarmos, através da análise de conteúdo, em que condições e em que termos se produziu a reflexividade escrita sobre os rankings escolares publicada naquele diário, ao longo dos anos 2001, 2002 e 2003, concluímos que este media, por força do efeito de agenda-setting, potencia mas, simultaneamente, condiciona o tipo de reflexividade que mediatiza. Concluímos, também, que os fabricantes de opinião – na sua grande maioria, indivíduos detentores de elevados capitais culturais e sociais - que participaram no mencionado debate veicularam predominantemente uma reflexividade simbólico-ideológica. Constituiu, nossa intenção, por outro lado, compreender os efeitos da publicação destes rankings nas práticas lectivas e organizacionais dos professores do ensino secundário que leccionam o 12º ano de escolaridade. A pesquisa realizada através de inquéritos por questionário permitiu-nos verificar que os docentes perspectivam de modo bastante diferenciado entre si a existência dos rankings escolares. A credibilidade atribuída aos critérios de elaboração dos rankings parece ser a variável mais importante para justificar a variação da importância que lhes é conferida por parte da classe docente. Apesar de alguns professores inquiridos terem revelado que a publicação dos rankings originou, nas suas escolas, a tomada de medidas específicas para se melhorarem os resultados dos exames de 12º ano, os dados obtidos nesta investigação revelam que os efeitos reflexivos dos rankings são mais compósitos e pontuais do que lineares e gerais.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2012-12-14T16:52:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/7405
url http://hdl.handle.net/10451/7405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Melo, M. B. P. (2009). Os Professores do Ensino Secundário e os Rankings Escolares: Reflexos da Reflexividade Mediatizada. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.
978-989-8151-10-0
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Manuel Leão
publisher.none.fl_str_mv Fundação Manuel Leão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134208461897728