Aplicação de estratégias da Técnica Alexander para prevenção da ansiedade para alunos do ensino vocacional de piano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Filipe Nuno Peças
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/6525
Resumo: A presente dissertação insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino da Música –variante de instrumento e classe de conjunto. Incide no estudo da temática da ansiedade na performance, para uma amostra de seis crianças e adolescentes com idades compreendidas entre os seis e os catorze anos, que frequentam a disciplina de Piano. A ansiedade na performance é um tema bastante complexo. Abordado por autores diversos, é uma problemática que está longe de ser consensual, em torno dos seus mais diversificados aspectos. Assim, também o seu “tratamento” pertence ao campo da incerteza. A Técnica Alexander incide num método que opera sobre o hábito errado, conferindo ao praticante uma nova abordagem na senda do autoconhecimento e autocontrolo. Tem auxiliado, um pouco por todo o mundo, diversos músicos a vencer o medo do palco, tendo inclusivamente salvo carreiras. O objectivo deste estudo passa pela transmissão e trabalho do método de Alexander, de forma a quemelhor se possa compreender e aceitar o fenómeno da ansiedade na performance, a fim de contribuir para uma vida musical mais feliz e proveitosa, por parte dos alunos que estudam o instrumento.
id RCAP_e83685363c6b1f24d2a008fabc208031
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6525
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aplicação de estratégias da Técnica Alexander para prevenção da ansiedade para alunos do ensino vocacional de pianoAnsiedade na performanceTécnica AlexanderHábito erradoAuto-conhecimentoAuto-controloPerformance anxietyPerformance anxietyAlexander TechniqueWrong habitSelf-knowledgeSelf-controlDomínio/Área Científica : HumanidadesA presente dissertação insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino da Música –variante de instrumento e classe de conjunto. Incide no estudo da temática da ansiedade na performance, para uma amostra de seis crianças e adolescentes com idades compreendidas entre os seis e os catorze anos, que frequentam a disciplina de Piano. A ansiedade na performance é um tema bastante complexo. Abordado por autores diversos, é uma problemática que está longe de ser consensual, em torno dos seus mais diversificados aspectos. Assim, também o seu “tratamento” pertence ao campo da incerteza. A Técnica Alexander incide num método que opera sobre o hábito errado, conferindo ao praticante uma nova abordagem na senda do autoconhecimento e autocontrolo. Tem auxiliado, um pouco por todo o mundo, diversos músicos a vencer o medo do palco, tendo inclusivamente salvo carreiras. O objectivo deste estudo passa pela transmissão e trabalho do método de Alexander, de forma a quemelhor se possa compreender e aceitar o fenómeno da ansiedade na performance, a fim de contribuir para uma vida musical mais feliz e proveitosa, por parte dos alunos que estudam o instrumento.Abstract : This monograph stands for the Master Degree on Musical Teaching –instrument and group music. It incides on the performance anxiety thematic, considering a sample of six children and teenagers, from six to fourteen years old, that attend to Piano course. Performance anxiety is a truly complex theme. It’s approached by several authors and it’s a far from being concensual problematic, from the most diverse aspects of it’s nature. Alexander’s Technique is a method that works on the wrong habits and it allows it’s user to explore self-knowledge as well as self-control. It’s been effective in helping musicians worldwide to face stage fear and sometimes save their own careers. The objective of thisstudy is to transmit and work on Alexander’s Technique, to help understanding and accepting perfomance anxiety phenomenon, so to contribute to a happy and profitable musical life of the piano students.Corrêa, Maria Luísa Vila-Cova Tender BarahonaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMarques, Filipe Nuno Peças2019-05-15T11:58:01Z201820192018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6525TID:202246183porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-27T01:45:51Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6525Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:10.330052Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação de estratégias da Técnica Alexander para prevenção da ansiedade para alunos do ensino vocacional de piano
title Aplicação de estratégias da Técnica Alexander para prevenção da ansiedade para alunos do ensino vocacional de piano
spellingShingle Aplicação de estratégias da Técnica Alexander para prevenção da ansiedade para alunos do ensino vocacional de piano
Marques, Filipe Nuno Peças
Ansiedade na performance
Técnica Alexander
Hábito errado
Auto-conhecimento
Auto-controlo
Performance anxiety
Performance anxiety
Alexander Technique
Wrong habit
Self-knowledge
Self-control
Domínio/Área Científica : Humanidades
title_short Aplicação de estratégias da Técnica Alexander para prevenção da ansiedade para alunos do ensino vocacional de piano
title_full Aplicação de estratégias da Técnica Alexander para prevenção da ansiedade para alunos do ensino vocacional de piano
title_fullStr Aplicação de estratégias da Técnica Alexander para prevenção da ansiedade para alunos do ensino vocacional de piano
title_full_unstemmed Aplicação de estratégias da Técnica Alexander para prevenção da ansiedade para alunos do ensino vocacional de piano
title_sort Aplicação de estratégias da Técnica Alexander para prevenção da ansiedade para alunos do ensino vocacional de piano
author Marques, Filipe Nuno Peças
author_facet Marques, Filipe Nuno Peças
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Corrêa, Maria Luísa Vila-Cova Tender Barahona
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Filipe Nuno Peças
dc.subject.por.fl_str_mv Ansiedade na performance
Técnica Alexander
Hábito errado
Auto-conhecimento
Auto-controlo
Performance anxiety
Performance anxiety
Alexander Technique
Wrong habit
Self-knowledge
Self-control
Domínio/Área Científica : Humanidades
topic Ansiedade na performance
Técnica Alexander
Hábito errado
Auto-conhecimento
Auto-controlo
Performance anxiety
Performance anxiety
Alexander Technique
Wrong habit
Self-knowledge
Self-control
Domínio/Área Científica : Humanidades
description A presente dissertação insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino da Música –variante de instrumento e classe de conjunto. Incide no estudo da temática da ansiedade na performance, para uma amostra de seis crianças e adolescentes com idades compreendidas entre os seis e os catorze anos, que frequentam a disciplina de Piano. A ansiedade na performance é um tema bastante complexo. Abordado por autores diversos, é uma problemática que está longe de ser consensual, em torno dos seus mais diversificados aspectos. Assim, também o seu “tratamento” pertence ao campo da incerteza. A Técnica Alexander incide num método que opera sobre o hábito errado, conferindo ao praticante uma nova abordagem na senda do autoconhecimento e autocontrolo. Tem auxiliado, um pouco por todo o mundo, diversos músicos a vencer o medo do palco, tendo inclusivamente salvo carreiras. O objectivo deste estudo passa pela transmissão e trabalho do método de Alexander, de forma a quemelhor se possa compreender e aceitar o fenómeno da ansiedade na performance, a fim de contribuir para uma vida musical mais feliz e proveitosa, por parte dos alunos que estudam o instrumento.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-05-15T11:58:01Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/6525
TID:202246183
url http://hdl.handle.net/10400.11/6525
identifier_str_mv TID:202246183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130833667227648