Aplicação de estratégias da Técnica Alexander para prevenção da ansiedade para alunos do ensino vocacional de piano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/6525 |
Resumo: | A presente dissertação insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino da Música –variante de instrumento e classe de conjunto. Incide no estudo da temática da ansiedade na performance, para uma amostra de seis crianças e adolescentes com idades compreendidas entre os seis e os catorze anos, que frequentam a disciplina de Piano. A ansiedade na performance é um tema bastante complexo. Abordado por autores diversos, é uma problemática que está longe de ser consensual, em torno dos seus mais diversificados aspectos. Assim, também o seu “tratamento” pertence ao campo da incerteza. A Técnica Alexander incide num método que opera sobre o hábito errado, conferindo ao praticante uma nova abordagem na senda do autoconhecimento e autocontrolo. Tem auxiliado, um pouco por todo o mundo, diversos músicos a vencer o medo do palco, tendo inclusivamente salvo carreiras. O objectivo deste estudo passa pela transmissão e trabalho do método de Alexander, de forma a quemelhor se possa compreender e aceitar o fenómeno da ansiedade na performance, a fim de contribuir para uma vida musical mais feliz e proveitosa, por parte dos alunos que estudam o instrumento. |
id |
RCAP_e83685363c6b1f24d2a008fabc208031 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6525 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aplicação de estratégias da Técnica Alexander para prevenção da ansiedade para alunos do ensino vocacional de pianoAnsiedade na performanceTécnica AlexanderHábito erradoAuto-conhecimentoAuto-controloPerformance anxietyPerformance anxietyAlexander TechniqueWrong habitSelf-knowledgeSelf-controlDomínio/Área Científica : HumanidadesA presente dissertação insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino da Música –variante de instrumento e classe de conjunto. Incide no estudo da temática da ansiedade na performance, para uma amostra de seis crianças e adolescentes com idades compreendidas entre os seis e os catorze anos, que frequentam a disciplina de Piano. A ansiedade na performance é um tema bastante complexo. Abordado por autores diversos, é uma problemática que está longe de ser consensual, em torno dos seus mais diversificados aspectos. Assim, também o seu “tratamento” pertence ao campo da incerteza. A Técnica Alexander incide num método que opera sobre o hábito errado, conferindo ao praticante uma nova abordagem na senda do autoconhecimento e autocontrolo. Tem auxiliado, um pouco por todo o mundo, diversos músicos a vencer o medo do palco, tendo inclusivamente salvo carreiras. O objectivo deste estudo passa pela transmissão e trabalho do método de Alexander, de forma a quemelhor se possa compreender e aceitar o fenómeno da ansiedade na performance, a fim de contribuir para uma vida musical mais feliz e proveitosa, por parte dos alunos que estudam o instrumento.Abstract : This monograph stands for the Master Degree on Musical Teaching –instrument and group music. It incides on the performance anxiety thematic, considering a sample of six children and teenagers, from six to fourteen years old, that attend to Piano course. Performance anxiety is a truly complex theme. It’s approached by several authors and it’s a far from being concensual problematic, from the most diverse aspects of it’s nature. Alexander’s Technique is a method that works on the wrong habits and it allows it’s user to explore self-knowledge as well as self-control. It’s been effective in helping musicians worldwide to face stage fear and sometimes save their own careers. The objective of thisstudy is to transmit and work on Alexander’s Technique, to help understanding and accepting perfomance anxiety phenomenon, so to contribute to a happy and profitable musical life of the piano students.Corrêa, Maria Luísa Vila-Cova Tender BarahonaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMarques, Filipe Nuno Peças2019-05-15T11:58:01Z201820192018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6525TID:202246183porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-27T01:45:51Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6525Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:10.330052Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicação de estratégias da Técnica Alexander para prevenção da ansiedade para alunos do ensino vocacional de piano |
title |
Aplicação de estratégias da Técnica Alexander para prevenção da ansiedade para alunos do ensino vocacional de piano |
spellingShingle |
Aplicação de estratégias da Técnica Alexander para prevenção da ansiedade para alunos do ensino vocacional de piano Marques, Filipe Nuno Peças Ansiedade na performance Técnica Alexander Hábito errado Auto-conhecimento Auto-controlo Performance anxiety Performance anxiety Alexander Technique Wrong habit Self-knowledge Self-control Domínio/Área Científica : Humanidades |
title_short |
Aplicação de estratégias da Técnica Alexander para prevenção da ansiedade para alunos do ensino vocacional de piano |
title_full |
Aplicação de estratégias da Técnica Alexander para prevenção da ansiedade para alunos do ensino vocacional de piano |
title_fullStr |
Aplicação de estratégias da Técnica Alexander para prevenção da ansiedade para alunos do ensino vocacional de piano |
title_full_unstemmed |
Aplicação de estratégias da Técnica Alexander para prevenção da ansiedade para alunos do ensino vocacional de piano |
title_sort |
Aplicação de estratégias da Técnica Alexander para prevenção da ansiedade para alunos do ensino vocacional de piano |
author |
Marques, Filipe Nuno Peças |
author_facet |
Marques, Filipe Nuno Peças |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Corrêa, Maria Luísa Vila-Cova Tender Barahona Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Filipe Nuno Peças |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ansiedade na performance Técnica Alexander Hábito errado Auto-conhecimento Auto-controlo Performance anxiety Performance anxiety Alexander Technique Wrong habit Self-knowledge Self-control Domínio/Área Científica : Humanidades |
topic |
Ansiedade na performance Técnica Alexander Hábito errado Auto-conhecimento Auto-controlo Performance anxiety Performance anxiety Alexander Technique Wrong habit Self-knowledge Self-control Domínio/Área Científica : Humanidades |
description |
A presente dissertação insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino da Música –variante de instrumento e classe de conjunto. Incide no estudo da temática da ansiedade na performance, para uma amostra de seis crianças e adolescentes com idades compreendidas entre os seis e os catorze anos, que frequentam a disciplina de Piano. A ansiedade na performance é um tema bastante complexo. Abordado por autores diversos, é uma problemática que está longe de ser consensual, em torno dos seus mais diversificados aspectos. Assim, também o seu “tratamento” pertence ao campo da incerteza. A Técnica Alexander incide num método que opera sobre o hábito errado, conferindo ao praticante uma nova abordagem na senda do autoconhecimento e autocontrolo. Tem auxiliado, um pouco por todo o mundo, diversos músicos a vencer o medo do palco, tendo inclusivamente salvo carreiras. O objectivo deste estudo passa pela transmissão e trabalho do método de Alexander, de forma a quemelhor se possa compreender e aceitar o fenómeno da ansiedade na performance, a fim de contribuir para uma vida musical mais feliz e proveitosa, por parte dos alunos que estudam o instrumento. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z 2019-05-15T11:58:01Z 2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/6525 TID:202246183 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/6525 |
identifier_str_mv |
TID:202246183 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130833667227648 |