The outcomes of e-HRM: case studies in companies in Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/76600 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Gestão de Recursos Humanos |
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The outcomes of e-HRM: case studies in companies in PortugalElectronic human resource management (e-HRM)e-HRM goalse-HRM outcomesfactors influencing the success of e-HRM adoptionGestão de recursos humanos eletrónica (e-GRH)Objetivos de e-GRHResultados de e-GRHFatores influenciadores do sucesso da adoção de e-GRHCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Gestão de Recursos HumanosPurpose: The aim of this study is to provide a brief review to (a) enhance the understanding about electronic-HRM (e-HRM) upon the existing literature on e-HRM, and (b) to explore the outcomes of e-HRM from organizational perspective. Design/ Methodology: Based upon the literature, three case studies were conducted in companies in Portugal. Organizations were selected from a number of different contexts. Data was gathered through semi-structured interviews. The analysis followed a cross-case comparison. Findings: The study indicates that E-HRM was introduced in organizations to improve efficiency, service delivery and internal communication, reduce cost, facilitate employee management, increase the strategic orientation and standardize policies and processes. The highest use of e-HRM in the companies is in the area of internal communication and administrative tasks. E-HRM outcomes are mainly related to communication improvement, efficiency gains and service delivery improvement. Standardization is achieved as intended; as unintended outcomes of e-HRM is enabling management empower. Strategic orientation is considered as a potential outcome of e-HRM. E-HRM alone is not sufficient to make the HRM department become more strategic. Factors influencing the success of e-HRM adoption are top management support, organizational structure, employee's perception and the size of the organization. Limitations/ Implications: E-HRM is a useful support to management. It can facilitate but it cannot substitute the human in human resource management. The main limitation of this study is the difficulty to form generalization from the research restricted to a few companies.Objetivos: O objetivo deste estudo é proporcionar uma breve revisão que permita (a) melhorar a compreensão sobre a GRH eletrónica (e-GRH) com base na literatura existente sobre e-GRH, (b) explorar os resultados da e-GRH pela perspetiva da organização. Design/ Metodologia: Com base na literatura, foram conduzidos três estudos de caso em empresas em Portugal. As organizações de diferentes contextos foram selecionadas. Os dados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas. A análise seguiu a comparação entre casos. Resultados: O estudo indica que a e-GRH foi introduzida nas organizações para melhorar a eficiência, a prestação de serviço e comunicação interna, reduzir custos, facilitar a gestão de pessoas, aumentar a orientação estratégica e padronizar políticas e processos. A utilização mais frequente de e-GRH nas empresas é na área da comunicação interna e tarefas administrativas. Os resultados da e-GRH são sobretudo relacionados com a melhoria na comunicação, ganhos de eficiência e melhoria do serviço prestado. A padronização é conseguida tal com pretendido; um resultado não planeado é o empowerment dos gestores. A orientação estratégica é considerada um resultado potencial da e-GRH. A e-GRH por si só não é suficiente para tornar o departamento de GRH mais estratégico. Os fatores que influenciam o sucesso da e-GRH são o apoio pela gestão de topo, a estrutura organizacional, as perceções dos empregados e a dimensão da empresa. Limitations/ Implications: A e-GRH é um apoio útil à gestão. Pode facilitar mas não substituir o humano na gestão de recursos humanos. A limitação principal deste estudo é a dificuldade em generalizar a partir da investigação restrita a tão poucos casos.Carvalho, AnaUniversidade do MinhoNgan, Cao Tran Truc20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/76600eng202800679info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:50:45Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76600Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:49:30.243399Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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