O conceito de fraternidade no contexto do problema ecológico contemporâneo : unidade letiva 4 : construir a fraternidade : 5.º ano, 2.º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/29432 |
Resumo: | O presente relatório resulta da Prática de Ensino Supervisionada onde trabalhamos a Unidade Letiva 4 – Construir a fraternidade, do 5.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico. O tema que abordamos nesta Unidade Letiva centra-se no conceito de fraternidade e nos desafios da construção de um mundo mais fraterno. Vivemos numa sociedade onde impera o paradigma tecnocrático. O egoísmo e o consumismo tomam conta do mundo e ameaçam os laços fraternos. Mas a essência do ser humano, criado à imagem de Deus, é amor e relação. Assim, é necessário uma mudança de paradigma. A ecologia integral, que visa todos os aspetos inerentes ao ser humano, é apresentada como um novo paradigma a seguir. Devemos começar a ver o outro como um fim em si mesmo e não como um meio para satisfazer os nossos desejos de poder e riqueza. Como ser de relação e ser de amor, o ser humano sente-se responsável pelo outro e por toda a Criação. A capacidade que o ser humano tem de perdoar e de cuidar do outro permite sarar as feridas que resultam das ameaças à fraternidade. Essas ameaças, como o ódio, a guerra e a injustiça, exigem um esforço conjunto de todas as nações para serem combatidas. Só com o empenho de todos é possível contruir um mundo mais fraterno. |
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O conceito de fraternidade no contexto do problema ecológico contemporâneo : unidade letiva 4 : construir a fraternidade : 5.º ano, 2.º ciclo do ensino básicoFraternidadeDignidadeResponsabilidadePerdãoEcologia integralFraternityDignityResponsibilityForgivenessIntegral ecologyDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoO presente relatório resulta da Prática de Ensino Supervisionada onde trabalhamos a Unidade Letiva 4 – Construir a fraternidade, do 5.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico. O tema que abordamos nesta Unidade Letiva centra-se no conceito de fraternidade e nos desafios da construção de um mundo mais fraterno. Vivemos numa sociedade onde impera o paradigma tecnocrático. O egoísmo e o consumismo tomam conta do mundo e ameaçam os laços fraternos. Mas a essência do ser humano, criado à imagem de Deus, é amor e relação. Assim, é necessário uma mudança de paradigma. A ecologia integral, que visa todos os aspetos inerentes ao ser humano, é apresentada como um novo paradigma a seguir. Devemos começar a ver o outro como um fim em si mesmo e não como um meio para satisfazer os nossos desejos de poder e riqueza. Como ser de relação e ser de amor, o ser humano sente-se responsável pelo outro e por toda a Criação. A capacidade que o ser humano tem de perdoar e de cuidar do outro permite sarar as feridas que resultam das ameaças à fraternidade. Essas ameaças, como o ódio, a guerra e a injustiça, exigem um esforço conjunto de todas as nações para serem combatidas. Só com o empenho de todos é possível contruir um mundo mais fraterno.This report is the result of the Supervised Teaching Practice where we work in Teaching Unit 4 - Building the fraternity, of the 5th grade of the 2nd Cycle of Basic Education. The theme we cover in this teaching unit focuses on the concept of fraternity and the challenges of building a more fraternal world. We live in a society where the technocratic paradigm rules. Selfishness and consumerism take over the world and threaten fraternal ties. But the essence of the human being, created in God's image, is love and relationship. Thus, a paradigm shift is required. Integral ecology, which addresses all aspects inherent to the human being, is presented as a new paradigm to follow. We should begin to see each other as an end in itself and not as a means to fulfill our desires for power and wealth. As a relationship being and a being of love, the human being feels responsible for the other and for all Creation. The ability of humans to forgive and care for others allows the wounds that result from threats to fraternity to heal. These threats, such as hatred, war and injustice, require a concerted effort by all nations to combat them. Only with everyone's commitment is it possible to build a more fraternal world.Varanda, Maria Isabel PereiraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRibeiro, Carla Marisa Magalhães2020-02-04T12:19:17Z2019-11-2920192019-11-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/29432TID:202400417porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:34:59Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/29432Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:23:38.063662Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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