Modelação e concepção da carroçaria do veículo eléctrico ecológico (VEECO)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ingo Rohacek
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/2555
Resumo: Neste trabalho aborda-se o desenvolvimento da carroçaria do Veículo Eléctrico Ecológico – VEECO recorrendo a tecnologias assistidas por computador. Devido à impossibilidade de abranger toda a temática das tecnologias assistidas por computador, associadas ao desenvolvimento de uma carroçaria automóvel, o foco deste trabalho assenta no processo de obtenção de um modelo digital válido e no estudo do desempenho aerodinâmico da carroçaria. A existência de um modelo digital válido é a base de qualquer processo de desenvolvimento associado a tecnologias assistidas por computador. Neste sentido, numa primeira etapa, foram aplicadas e desenvolvidas técnicas e metodologias que permitem o desenvolvimento de uma carroçaria desde a sua fase de “design” até à obtenção de um modelo digital CAD. Estas abrangem a conversão e importação de dados, a realização de engenharia inversa, a construção/reconstrução CAD em CATIA V5 e a preparação/correcção de modelos CAD para a análise numérica. Numa segunda etapa realizou-se o estudo da aerodinâmica exterior da carroçaria, recorrendo à ferramenta de análise computacional de fluidos (CFD) Flow Simulation da CosmosFloworks integrado no programa SolidWorks 2010. Associado à temática do estudo aerodinâmico e devido à elevada importância da validação dos resultados numéricos por meio de dados experimentais, foi realizado o estudo de análise dimensional que permite a realização de ensaios experimentais à escala, bem como a análise dos resultados experimentais obtidos.
id RCAP_e866288c7b32ee1eaa5c2188e92e580c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/2555
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Modelação e concepção da carroçaria do veículo eléctrico ecológico (VEECO)CarroçariaModelação 3D automóvelEngenharia inversaAnálise aerodinâmicaCFDCFD automóvelCoeficiente de arrastoAerodinâmica automóvelCar body structuresAutomotive 3D modelingReverse engineeringAerodynamic analysisCar CFDDrag CoefficientRoad vehicle aerodynamicsNeste trabalho aborda-se o desenvolvimento da carroçaria do Veículo Eléctrico Ecológico – VEECO recorrendo a tecnologias assistidas por computador. Devido à impossibilidade de abranger toda a temática das tecnologias assistidas por computador, associadas ao desenvolvimento de uma carroçaria automóvel, o foco deste trabalho assenta no processo de obtenção de um modelo digital válido e no estudo do desempenho aerodinâmico da carroçaria. A existência de um modelo digital válido é a base de qualquer processo de desenvolvimento associado a tecnologias assistidas por computador. Neste sentido, numa primeira etapa, foram aplicadas e desenvolvidas técnicas e metodologias que permitem o desenvolvimento de uma carroçaria desde a sua fase de “design” até à obtenção de um modelo digital CAD. Estas abrangem a conversão e importação de dados, a realização de engenharia inversa, a construção/reconstrução CAD em CATIA V5 e a preparação/correcção de modelos CAD para a análise numérica. Numa segunda etapa realizou-se o estudo da aerodinâmica exterior da carroçaria, recorrendo à ferramenta de análise computacional de fluidos (CFD) Flow Simulation da CosmosFloworks integrado no programa SolidWorks 2010. Associado à temática do estudo aerodinâmico e devido à elevada importância da validação dos resultados numéricos por meio de dados experimentais, foi realizado o estudo de análise dimensional que permite a realização de ensaios experimentais à escala, bem como a análise dos resultados experimentais obtidos.In the present work the development of the body of the Ecological Electric Vehicle – VEECO using computer-assisted technologies is addressed. Due to the impossibility to address the entire subject of computer-assisted technologies, in the development of a road vehicle body, the focus of this work lies in obtaining a valid digital model and in the study of the aerodynamic performance of the body. The existence of a valid digital model is the starting point for any development process associated with computer-assisted technologies. In this sense, in a first step, techniques and methodologies were applied and developed that enable the development of a body from its design phase until the obtainment of a digital CAD model. These include the conversion and importing of data, reverse engineering, the CAD construction/reconstruction in CATIA V5 and the preparation/correction of CAD models for the numerical analysis. In a second step, the external aerodynamics study of the body was performed, using the computational fluid dynamics (CFD) tool Flow Simulation from CosmosFloworks integrated in the software SolidWorks 2010. Associated with the thematic of aerodynamic analysis and the importance of validating the numerical results with experimental data, a dimensional analysis which allows to conduct experimental tests with scale models was performed, as well as the analysis of the obtained experimental results.Simões, José Filipe Castanheira Pereira AntunesLeite, Afonso Manuel da Costa de SousaRCIPLCosta, Ingo Rohacek2013-06-18T15:41:00Z2013-032013-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/2555porCosta, Ingo Rohacek - Modelação e concepção da carroçaria do veículo eléctrico ecológico (VEECO). Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2013. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:41:57Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/2555Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:12:19.155301Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Modelação e concepção da carroçaria do veículo eléctrico ecológico (VEECO)
title Modelação e concepção da carroçaria do veículo eléctrico ecológico (VEECO)
spellingShingle Modelação e concepção da carroçaria do veículo eléctrico ecológico (VEECO)
Costa, Ingo Rohacek
Carroçaria
Modelação 3D automóvel
Engenharia inversa
Análise aerodinâmica
CFD
CFD automóvel
Coeficiente de arrasto
Aerodinâmica automóvel
Car body structures
Automotive 3D modeling
Reverse engineering
Aerodynamic analysis
Car CFD
Drag Coefficient
Road vehicle aerodynamics
title_short Modelação e concepção da carroçaria do veículo eléctrico ecológico (VEECO)
title_full Modelação e concepção da carroçaria do veículo eléctrico ecológico (VEECO)
title_fullStr Modelação e concepção da carroçaria do veículo eléctrico ecológico (VEECO)
title_full_unstemmed Modelação e concepção da carroçaria do veículo eléctrico ecológico (VEECO)
title_sort Modelação e concepção da carroçaria do veículo eléctrico ecológico (VEECO)
author Costa, Ingo Rohacek
author_facet Costa, Ingo Rohacek
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simões, José Filipe Castanheira Pereira Antunes
Leite, Afonso Manuel da Costa de Sousa
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Ingo Rohacek
dc.subject.por.fl_str_mv Carroçaria
Modelação 3D automóvel
Engenharia inversa
Análise aerodinâmica
CFD
CFD automóvel
Coeficiente de arrasto
Aerodinâmica automóvel
Car body structures
Automotive 3D modeling
Reverse engineering
Aerodynamic analysis
Car CFD
Drag Coefficient
Road vehicle aerodynamics
topic Carroçaria
Modelação 3D automóvel
Engenharia inversa
Análise aerodinâmica
CFD
CFD automóvel
Coeficiente de arrasto
Aerodinâmica automóvel
Car body structures
Automotive 3D modeling
Reverse engineering
Aerodynamic analysis
Car CFD
Drag Coefficient
Road vehicle aerodynamics
description Neste trabalho aborda-se o desenvolvimento da carroçaria do Veículo Eléctrico Ecológico – VEECO recorrendo a tecnologias assistidas por computador. Devido à impossibilidade de abranger toda a temática das tecnologias assistidas por computador, associadas ao desenvolvimento de uma carroçaria automóvel, o foco deste trabalho assenta no processo de obtenção de um modelo digital válido e no estudo do desempenho aerodinâmico da carroçaria. A existência de um modelo digital válido é a base de qualquer processo de desenvolvimento associado a tecnologias assistidas por computador. Neste sentido, numa primeira etapa, foram aplicadas e desenvolvidas técnicas e metodologias que permitem o desenvolvimento de uma carroçaria desde a sua fase de “design” até à obtenção de um modelo digital CAD. Estas abrangem a conversão e importação de dados, a realização de engenharia inversa, a construção/reconstrução CAD em CATIA V5 e a preparação/correcção de modelos CAD para a análise numérica. Numa segunda etapa realizou-se o estudo da aerodinâmica exterior da carroçaria, recorrendo à ferramenta de análise computacional de fluidos (CFD) Flow Simulation da CosmosFloworks integrado no programa SolidWorks 2010. Associado à temática do estudo aerodinâmico e devido à elevada importância da validação dos resultados numéricos por meio de dados experimentais, foi realizado o estudo de análise dimensional que permite a realização de ensaios experimentais à escala, bem como a análise dos resultados experimentais obtidos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-18T15:41:00Z
2013-03
2013-03-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/2555
url http://hdl.handle.net/10400.21/2555
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Costa, Ingo Rohacek - Modelação e concepção da carroçaria do veículo eléctrico ecológico (VEECO). Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2013. Dissertação de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133378411233280