Dificuldades de aprendizagem na leitura: um estudo de caso em escolas de Vila Verde (Portugal)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/14130 |
Resumo: | O principal objetivo deste trabalho é identificar as principais características da leitura oral e da leitura silenciosa de alunos que terminam o Primeiro Ciclo do Ensino Básico, nas escolas oficiais do concelho de Vila Verde, distrito de Braga. A tipologia de dificuldades na leitura implica a sua categorização em dificuldades específicas na aprendizagem da leitura e em dificuldades gerais na aprendizagem da leitura. Neste estudo, participaram 32 alunos distribuídos, equitativamente, por género e por tipologia de turma (homogénea e heterogénea). A recolha dos dados assentou na aplicação do subtestes de análise da leitura oral e do subteste de análise da leitura silenciosa do teste psicométrico Teste de Análise de Lectoescritura (T.A.L.E). Os resultados sugerem que, de um modo geral, os alunos em estudo revelam resultados abaixo do esperado para o nível de escolaridade que frequentam |
id |
RCAP_e866b4ea032ee4b4bda35f2a37564a36 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14130 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Dificuldades de aprendizagem na leitura: um estudo de caso em escolas de Vila Verde (Portugal)Learning difficulties in reading: a case study in schools of Vila Verde (Portugal)Dificuldades na aprendizagem da leituraAvaliação da leitura oral e da leitura silenciosaO principal objetivo deste trabalho é identificar as principais características da leitura oral e da leitura silenciosa de alunos que terminam o Primeiro Ciclo do Ensino Básico, nas escolas oficiais do concelho de Vila Verde, distrito de Braga. A tipologia de dificuldades na leitura implica a sua categorização em dificuldades específicas na aprendizagem da leitura e em dificuldades gerais na aprendizagem da leitura. Neste estudo, participaram 32 alunos distribuídos, equitativamente, por género e por tipologia de turma (homogénea e heterogénea). A recolha dos dados assentou na aplicação do subtestes de análise da leitura oral e do subteste de análise da leitura silenciosa do teste psicométrico Teste de Análise de Lectoescritura (T.A.L.E). Os resultados sugerem que, de um modo geral, os alunos em estudo revelam resultados abaixo do esperado para o nível de escolaridade que frequentamThe main goal of this work is to identify the main characteristics of oral and silent reading of the students who have finished the primary education, in the official schools of the municipality of Vila Verde, district of Braga. The type of difficulties in reading involves their categorisation into specific learning difficulties in reading and in general learning difficulties in reading. 32 students participated in this study, equitably distributed by gender and type of class (homogeneous or heterogeneous). The collection of data was made through the application of subtest of oral reading analysis and the subtest of silent reading analysis of the psychometric test - Reading and Writing Analysis Test (T.A.L.E. - Teste de Análise de Lectoescritura). The results suggest that, in general, the students in the study reveal results below the expected for the level of education they attendInstituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBRebelo, Maria da ConceiçãoSola Martínez, TomásCáceres Reche, Maria Pilar2017-03-14T17:21:22Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/14130porRebelo , Maria da Conceição; Sola Martínez, Tomás; Cáceres Reche, Maria Pilar (2013). Dificuldades de aprendizagem na leitura: um estudo de caso em escolas de Vila Verde (Portugal) = Learning difficulties in reading: a case study in schools of Vila Verde (Portugal). Eduser: revista de educação. ISSN 1645-4774. 5:11645-4774info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:33:18Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14130Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:04:03.388537Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dificuldades de aprendizagem na leitura: um estudo de caso em escolas de Vila Verde (Portugal) Learning difficulties in reading: a case study in schools of Vila Verde (Portugal) |
title |
Dificuldades de aprendizagem na leitura: um estudo de caso em escolas de Vila Verde (Portugal) |
spellingShingle |
Dificuldades de aprendizagem na leitura: um estudo de caso em escolas de Vila Verde (Portugal) Rebelo, Maria da Conceição Dificuldades na aprendizagem da leitura Avaliação da leitura oral e da leitura silenciosa |
title_short |
Dificuldades de aprendizagem na leitura: um estudo de caso em escolas de Vila Verde (Portugal) |
title_full |
Dificuldades de aprendizagem na leitura: um estudo de caso em escolas de Vila Verde (Portugal) |
title_fullStr |
Dificuldades de aprendizagem na leitura: um estudo de caso em escolas de Vila Verde (Portugal) |
title_full_unstemmed |
Dificuldades de aprendizagem na leitura: um estudo de caso em escolas de Vila Verde (Portugal) |
title_sort |
Dificuldades de aprendizagem na leitura: um estudo de caso em escolas de Vila Verde (Portugal) |
author |
Rebelo, Maria da Conceição |
author_facet |
Rebelo, Maria da Conceição Sola Martínez, Tomás Cáceres Reche, Maria Pilar |
author_role |
author |
author2 |
Sola Martínez, Tomás Cáceres Reche, Maria Pilar |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rebelo, Maria da Conceição Sola Martínez, Tomás Cáceres Reche, Maria Pilar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dificuldades na aprendizagem da leitura Avaliação da leitura oral e da leitura silenciosa |
topic |
Dificuldades na aprendizagem da leitura Avaliação da leitura oral e da leitura silenciosa |
description |
O principal objetivo deste trabalho é identificar as principais características da leitura oral e da leitura silenciosa de alunos que terminam o Primeiro Ciclo do Ensino Básico, nas escolas oficiais do concelho de Vila Verde, distrito de Braga. A tipologia de dificuldades na leitura implica a sua categorização em dificuldades específicas na aprendizagem da leitura e em dificuldades gerais na aprendizagem da leitura. Neste estudo, participaram 32 alunos distribuídos, equitativamente, por género e por tipologia de turma (homogénea e heterogénea). A recolha dos dados assentou na aplicação do subtestes de análise da leitura oral e do subteste de análise da leitura silenciosa do teste psicométrico Teste de Análise de Lectoescritura (T.A.L.E). Os resultados sugerem que, de um modo geral, os alunos em estudo revelam resultados abaixo do esperado para o nível de escolaridade que frequentam |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z 2017-03-14T17:21:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/14130 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/14130 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Rebelo , Maria da Conceição; Sola Martínez, Tomás; Cáceres Reche, Maria Pilar (2013). Dificuldades de aprendizagem na leitura: um estudo de caso em escolas de Vila Verde (Portugal) = Learning difficulties in reading: a case study in schools of Vila Verde (Portugal). Eduser: revista de educação. ISSN 1645-4774. 5:1 1645-4774 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135287080648704 |