Dificuldades de aprendizagem na leitura: um estudo de caso em escolas de Vila Verde (Portugal)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebelo, Maria da Conceição
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Sola Martínez, Tomás, Cáceres Reche, Maria Pilar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/14130
Resumo: O principal objetivo deste trabalho é identificar as principais características da leitura oral e da leitura silenciosa de alunos que terminam o Primeiro Ciclo do Ensino Básico, nas escolas oficiais do concelho de Vila Verde, distrito de Braga. A tipologia de dificuldades na leitura implica a sua categorização em dificuldades específicas na aprendizagem da leitura e em dificuldades gerais na aprendizagem da leitura. Neste estudo, participaram 32 alunos distribuídos, equitativamente, por género e por tipologia de turma (homogénea e heterogénea). A recolha dos dados assentou na aplicação do subtestes de análise da leitura oral e do subteste de análise da leitura silenciosa do teste psicométrico Teste de Análise de Lectoescritura (T.A.L.E). Os resultados sugerem que, de um modo geral, os alunos em estudo revelam resultados abaixo do esperado para o nível de escolaridade que frequentam
id RCAP_e866b4ea032ee4b4bda35f2a37564a36
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14130
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dificuldades de aprendizagem na leitura: um estudo de caso em escolas de Vila Verde (Portugal)Learning difficulties in reading: a case study in schools of Vila Verde (Portugal)Dificuldades na aprendizagem da leituraAvaliação da leitura oral e da leitura silenciosaO principal objetivo deste trabalho é identificar as principais características da leitura oral e da leitura silenciosa de alunos que terminam o Primeiro Ciclo do Ensino Básico, nas escolas oficiais do concelho de Vila Verde, distrito de Braga. A tipologia de dificuldades na leitura implica a sua categorização em dificuldades específicas na aprendizagem da leitura e em dificuldades gerais na aprendizagem da leitura. Neste estudo, participaram 32 alunos distribuídos, equitativamente, por género e por tipologia de turma (homogénea e heterogénea). A recolha dos dados assentou na aplicação do subtestes de análise da leitura oral e do subteste de análise da leitura silenciosa do teste psicométrico Teste de Análise de Lectoescritura (T.A.L.E). Os resultados sugerem que, de um modo geral, os alunos em estudo revelam resultados abaixo do esperado para o nível de escolaridade que frequentamThe main goal of this work is to identify the main characteristics of oral and silent reading of the students who have finished the primary education, in the official schools of the municipality of Vila Verde, district of Braga. The type of difficulties in reading involves their categorisation into specific learning difficulties in reading and in general learning difficulties in reading. 32 students participated in this study, equitably distributed by gender and type of class (homogeneous or heterogeneous). The collection of data was made through the application of subtest of oral reading analysis and the subtest of silent reading analysis of the psychometric test - Reading and Writing Analysis Test (T.A.L.E. - Teste de Análise de Lectoescritura). The results suggest that, in general, the students in the study reveal results below the expected for the level of education they attendInstituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBRebelo, Maria da ConceiçãoSola Martínez, TomásCáceres Reche, Maria Pilar2017-03-14T17:21:22Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/14130porRebelo , Maria da Conceição; Sola Martínez, Tomás; Cáceres Reche, Maria Pilar (2013). Dificuldades de aprendizagem na leitura: um estudo de caso em escolas de Vila Verde (Portugal) = Learning difficulties in reading: a case study in schools of Vila Verde (Portugal). Eduser: revista de educação. ISSN 1645-4774. 5:11645-4774info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:33:18Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14130Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:04:03.388537Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades de aprendizagem na leitura: um estudo de caso em escolas de Vila Verde (Portugal)
Learning difficulties in reading: a case study in schools of Vila Verde (Portugal)
title Dificuldades de aprendizagem na leitura: um estudo de caso em escolas de Vila Verde (Portugal)
spellingShingle Dificuldades de aprendizagem na leitura: um estudo de caso em escolas de Vila Verde (Portugal)
Rebelo, Maria da Conceição
Dificuldades na aprendizagem da leitura
Avaliação da leitura oral e da leitura silenciosa
title_short Dificuldades de aprendizagem na leitura: um estudo de caso em escolas de Vila Verde (Portugal)
title_full Dificuldades de aprendizagem na leitura: um estudo de caso em escolas de Vila Verde (Portugal)
title_fullStr Dificuldades de aprendizagem na leitura: um estudo de caso em escolas de Vila Verde (Portugal)
title_full_unstemmed Dificuldades de aprendizagem na leitura: um estudo de caso em escolas de Vila Verde (Portugal)
title_sort Dificuldades de aprendizagem na leitura: um estudo de caso em escolas de Vila Verde (Portugal)
author Rebelo, Maria da Conceição
author_facet Rebelo, Maria da Conceição
Sola Martínez, Tomás
Cáceres Reche, Maria Pilar
author_role author
author2 Sola Martínez, Tomás
Cáceres Reche, Maria Pilar
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Rebelo, Maria da Conceição
Sola Martínez, Tomás
Cáceres Reche, Maria Pilar
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldades na aprendizagem da leitura
Avaliação da leitura oral e da leitura silenciosa
topic Dificuldades na aprendizagem da leitura
Avaliação da leitura oral e da leitura silenciosa
description O principal objetivo deste trabalho é identificar as principais características da leitura oral e da leitura silenciosa de alunos que terminam o Primeiro Ciclo do Ensino Básico, nas escolas oficiais do concelho de Vila Verde, distrito de Braga. A tipologia de dificuldades na leitura implica a sua categorização em dificuldades específicas na aprendizagem da leitura e em dificuldades gerais na aprendizagem da leitura. Neste estudo, participaram 32 alunos distribuídos, equitativamente, por género e por tipologia de turma (homogénea e heterogénea). A recolha dos dados assentou na aplicação do subtestes de análise da leitura oral e do subteste de análise da leitura silenciosa do teste psicométrico Teste de Análise de Lectoescritura (T.A.L.E). Os resultados sugerem que, de um modo geral, os alunos em estudo revelam resultados abaixo do esperado para o nível de escolaridade que frequentam
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2017-03-14T17:21:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/14130
url http://hdl.handle.net/10198/14130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rebelo , Maria da Conceição; Sola Martínez, Tomás; Cáceres Reche, Maria Pilar (2013). Dificuldades de aprendizagem na leitura: um estudo de caso em escolas de Vila Verde (Portugal) = Learning difficulties in reading: a case study in schools of Vila Verde (Portugal). Eduser: revista de educação. ISSN 1645-4774. 5:1
1645-4774
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135287080648704